Jogo de tabuleiro Lacrimosa

Lacrimosa, venha terminar a última obra do mestre nesse jogo super estratégico

O grande compositor faleceu e não terminou sua última obra…

Em Lacrimosa da DEVIR você assume o papel de um patrono que deseja usar seus recursos para finalizar a última obra de Mozart.

Viaje, recolha memórias, contrate novos compositores entre outras coisas para ter mais pontos ao final da partida em um jogo muito estratégico e lindíssimo para 2 a 4 jogadores com opção para jogar sozinho.

Como se joga Lacrimosa?

Minha intenção não é apresentar as regras detalhadamente mas te apresentar uma visão geral do jogo!

Seu objetivo é usar bem suas cartas para conseguir o máximo de pontos ao final de 5 turnos.

Você começa com um deck de cartas e vai ao longo da partida usando essas cartas para ganhar realizar ações e conseguir recursos.

O legal é que você pode comprar novas cartas que substituirão alguma das que você já possui, assim seu deck de cartas não aumenta mas fica mais poderoso.

Todas as cartas do seu deck (cartas de ação) possuem duas informações: A ação da carta (na parte superior) e os recursos que ela gera ao final da rodada (parte inferior).

A cada rodada você compra 4 cartas do seu deck e escolhe 2: Uma será colocada na parte de cima do seu tabuleiro individual para realizar sua ação e outra na parte debaixo para receber esses recursos posteriormente.

Jogo de tabuleiro Lacrimosa
As cartas são a alma do jogo…

A cada rodada duas cartas são usadas, uma embaixo e outra em cima no seu tabuleiro e a carta de cima permite realizar as seguintes ações:

  • Documentar memórias – Com essa ação você compra uma carta de ação do tabuleiro principal e substitui sua carta da parte debaixo do tabuleiro dessa rodada por ela.

Essas cartas compradas são sempre mais poderosas que as cartas que você começa, fornecendo ações mais recursos, dinheiro ou até mesmo mais ações com uma única carta.

  • Encomendar uma Ópus – Compre uma carta de Ópus do tabuleiro. Essas cartas fornecem pontos e podem fazer parte de conjuntos que darão pontos ao final da partida.
  • Apresentar ou vender uma música – Sabe a carta de Ópus que você comprou na ação anterior? Com essa ação você pode apresentar essa música ou vende-la, recebendo os benefícios descritos na carta.
  • Viajar – Leve Mozart pelas cidades no tabuleiro visitando cortes ou cidades que são fichas que fornecem benefícios imediatos ou condições de pontuar ao final do jogo.
  • Réquiem – Nessa ação você posiciona suas notas musicais apoiando um dos dois compositores em jogo e recebe o benefício por isso.

Nessa parte do tabuleiro o compositor com maioria recebe mais pontos ao final da partida e o segundo recebe a próxima pontuação, uma área importante e que pode render bons pontos!

Essa é a essência do Lacrimosa, que se passa durante 5 turnos onde cada turno jogamos nossas cartas para realizar ações que nos fornecem pontos, seja através de músicas compradas, seja por conjunto de músicas ou pelo apoio aos compositores na parte do Réquiem.

Ao término de cada rodada as cartas da próxima rodada são posicionadas na parte superior do tabuleiro, suas cartas que foram inseridas no seu tabuleiro individual voltam para seu deck que agora provavelmente estará com cartas melhores e uma nova rodada inicia.

Ao final da quinta rodada as peças que pontuam ao final da rodada são avaliadas vencendo quem tiver mais pontos.

Acessibilidade

Lacrimosa não depende da identificação de cores, apenas do manejo de cartas que precisam ser inseridas no tabuleiro individual e os demais podem ajudar.

Caso um jogador não consiga fazer esse movimento por alguma limitação ele pode deixar as cartas posicionadas fora do tabuleiro que será perfeitamente possível jogar assim.

Dá para jogar com crianças?

Eu não ousaria jogar Lacrimosa com a garotada menor de 12 anos não e quero te explicar porquê.

Primeiro porque se trata de um jogo com um tema bem diferente e que não vai chamar a atenção da maioria deles.

Jogo de tabuleiro Lacrimosa

Segundo porque é um jogo com uma complexidade razoável, não que seja difícil, mas que não foi de fato pensada num público mais jovem.

Claro que existem alguns que toparão essa aventura e vão gostar mas não é de modo algum um jogo com apelo para a garotada.

O que achei do Lacrimosa?

Jogos como Lacrimosa podem ser uma armadilha, já que a produção do jogo é extremamente caprichada o que pode mascarar problemas.

Felizmente na minha opinião o que o jogo tem de bonito ele tem de bom, e começando a falar da beleza dele o jogo tem uma produção impecável.

Os tabuleiros individuais, por exemplo, possuem slots para você colocar cartas e posicionar seus cubos de recursos, um detalhe que chama demais a atenção.

Além disso as peças são de madeira, o tabuleiro é bonito e bem ilustrado e a caixa maravilhosamente bela e tudo acaba contribuindo para uma boa impressão sobre o jogo!

Mas como já dizia o ditado “beleza não põe mesa” de nada adianta um belíssimo jogo que não entrega uma experiência à altura da sua qualidade e nisso Lacrimosa atingiu seu objetivo.

O jogo não tem nada de inovador mas tudo o que propõe a fazer está bacana. Como já mencionei a idéia central do jogo é melhorar seu deck de cartas para ao longo da partida fazer mais ações que renderão mais frutos.

Comprar óperas que rendem bons pontos, viajar para conseguir peças que exigem conjuntos de óperas ao final da partida, ter maioria na área dos compositores nos espaços que valem mais pontos são opções que você encontra e precisa equilibrar ao final da partida.

O que gostei:

  • Uma produção fora de série tanto de qualidade quanto beleza
  • Idéias bem aplicadas que precisam de algum tempo para você digerir e organizar, como quais ações priorizar e quais cartas tentar melhorar no seu deck
  • Uma gestão de recursos que precisa ser pensada com antecedência
  • Uso das cartas que pode ser como ação ou recurso o que deixa seu planejamento interessante pois se a carta entra como recurso a ação dela não será realizada naquele turno

Pontos de atenção:

  • Não é um jogo difícil mas precisa de um tempo para organizar as informações, se procura um jogo mais família talvez não se encaixe na sua busca.
  • Ele tem bastante coisa para organizar na mesa mas depois da segunda ou terceira partida você já pega o esquema.

Lacrimosa da DEVIR vem com um tema diferentão e idéias bem implementadas entregando um jogo interessante de uso de cartas, melhoria do seu baralho e boa gestão de recursos!

Se você curte o estilo e quer se deliciar com uma produção lindona e queimar a mufa para descobrir os melhores caminhos para pontuar vem conhecer Lacrimosa e trabalhar para finalizar a última obra do grande mestre…

VISITE meu Instagram e descubra o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

Deixe um comentário