Kevin Cook

Conheça a maior coleção de dados do mundo!

Conheça Kevin Cook, o maior colecionador de dados do mundo!

Conheça o maior colecionador de dados do mundo, dono do portal Dice Collector, Kevin Cook e sua jornada de paixão e coleção por dados.

Um dia Kevin Cook percebeu que ele possuía mais dados do que qualquer outra pessoa que ele conhecia, e após intensas pesquisas por um período de aproximadamente 2 anos eles descobriu que rumores de apenas 2 coleções maiores do que a dele…

Ele começou sua coleção em meados de 1977 jogando Dungeons & Dragons, o famoso RPG onde você precisa ter um (ou alguns) conjuntos de dados.

Dados Kevin Cook
Os primeiros dados do Kevin

Entre 1977 e 1980 ele conseguiu seu primeiro conjunto de dados da empresa Armory Dice, especialista em fabricar dados.

Armory Dice Kevin Cook
Dados da Armory Dice

Visitando algumas lojas à procura de mais dados em 1981 Kevin encontra uma caixa de sapatos cheia de dados.

Muitos deles desmanchavam ao serem examinados além de alguns dados feitos de ossos estarem presentes ali. Foi nesse momento que ele começou de fato a pensar como um colecionador de dados.

E entre 1981 e 1998 sua principal forma de encontrar novos dados era nas lojas de jogos.

Kevin visita lojas como a Dutch Door Hobby Shop, Green Dragon, Sci-Fi City entre outras sempre à procura de novos dados até que em 1998 ele descobriu o Ebay.

Com uma coleção de aproximadamente 4000 dados à partir desse ponto 80% de sua coleção seria composta por novos dados comprados pela plataforma de compras.

Por volta de 1999 Kevin descobriu o grupo Dice Maniac’s Club e ficou muito satisfeito em encontrar outro grande colecionador, o fundador do clube, Dr. Alexander Simkin.

Naquele mesmo ano ele teve a oportunidade de viajar até Londres e encontrar o Dr. Simkin onde eles tiveram algumas oportunidades de revirar as ruas de Londres em busca de novos dados.

Em 2005 a Chessex, uma empresa especializada em produzir dados lança no mercado dados gravados à laser, o que abriu um novo gênero no mundo dos dados: customização rápida dos dados, e não demorou muito para todo o mercado aderir a essa idéia.

Em 2010 a Shapeways que faz serviço de impressão 3D começou a produzir dados onde os designers de dados ofereciam seus produtos e a Shapeways fazia a impressão deles para o consumidor interessado.

Já entre 2010 e 2011 apareceu no Kickstarter a primeira campanha oferecendo dados customizados abrindo assim um novo universo para tanto editoras quanto artistas oferecem seus dados ao mercado através do jogo Passing Shot.

Jogo Passing Shot
Uma das primeiras campanhas do Kickstarter com dados customizados

No começo da coleção Kevin usava essencialmente caixas de pescaria para armazenar os dados mas com o constante crescimento da coleção ele foi usando diversas maneiras para acomodar bem seus dados como esse baú que ele inclusive chegou a ter mais de um para seus preciosos dados.

Kevin Cook baú
Os baús de dados de Kevin Cook

Atualmente a coleção do Kevin já conta com mais de 100 mil dados que precisam ser armazenados de maneira diferente, veja algumas imagens de como eles estão hoje.

Armazenamento dados Kevin Cook

Sua coleção conta com alguns dados bem interessantes, como dados de seis faces (D6) do tamanho de 0,16 centímetros.

Dados pequenos Kevin Cook

Ou um mega dado como esse daqui:

Kevin é tão cuidadoso com sua coleção que ele inclusive registrou dados que marcaram pontos importantes dela, como o milésimo dado e o dado que ele conseguiu para a coleção chegar a fantástica marca de 100 mil dados!

Além disso existem dados extremamente interessantes na sua coleção, afinal com esse tamanho todo é impossível não encontrar dados curiosos e que chamam a atenção.

Possivelmente os dados mais antigos no formato D10 já feitos

Como esses dados no formato D10 da Mason & Co que são possivelmente os dados mais antigos já feitos nesse formato.

Ou como esses dados com uma temática mais adulta feita pelo artista Paul Klepa que são os dados mais antigos com esse tema, lançados por volta de 1948.

Ele também possui dados muito antigos, como esses que datam entre século 14 e 16 feitos de cobre.

Ou dados realmente antigos como esses dados persas que datam de aproximadamente segundo século depois de Cristo.

E esse dado feito de celuloide e com esse formato todo diferenciado.

Dados celuloide Kevin Cook

E também dados que foram e voltaram do espaço, incrível né?

Dados espaciais

Com tantos dados interessantes assim certamente Kevin tem muitas histórias para contar e sua coleção atingiu um status tão interessante que ela entrou oficialmente para o Guinness Book (O Livro dos Recordes) em 2004 saindo nos livros de 2006, 2008 e na edição das maiores coleções do mundo.

Confira abaixo então um pequeno bate papo que tive com o Kevin

Kevin, o que te motiva continuar procurando novos dados?

Minha motivação parece ser de alguma forma uma desordem obsessiva compulsiva, afinal eu tenho feito isso por 45 anos…e eu simplesmente não quero parar 🙂

Como essa paixão pelos dados afeta sua rotina e seus relacionamentos?

Com relação a minha rotina, agora que eu estou aposentado isso realmente me dá algo para fazer diariamente, então isso parece ser algo bom!

Mas com relação aos relacionamentos eu já tive alguns conflitos no passado.

Existe alguma história especial que você gostaria de compartilhar?

Eu geralmente sou questionamento sobre isso, e na maior parte do tempo não, mas existem muitas histórias relacionadas sobre essa busca por dados, como por exemplo aquela vez que eu estava na Gen Con (obviamente caçando dados), e encontrei Gary Gygax (criador do super popular RPG Dungeons & Dragons) na fila do metrô…

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s