Jogo de tabuleiro Hokusai

Hokusai um jogo onde a beleza de planejar vai te encantar

Você já viu a ilustração acima?

Então, essa imagem bem popular foi feita pelo artista japonês Katsushika Hokusai onde uma das suas principais ilustrações é essa imagem de uma onda ameaçando algumas embarcações.

E para manter viva essas obras te convido a conhecer e jogar Hokusai, um jogo para 2 a 5 pessoas que está saindo pela Ludens Spirit onde você vai trabalhar como um artista para produzir essas belíssimas obras em partidas com muitas decisões e planejamento.

Como se joga Hokusai?

Seu objetivo em Hokusai é manter a tradição das “estampas do mundo flutuante” viva produzindo obras de artes como um artista.

Jogo de tabuleiro Hokusai

Para isso você precisa se organizar bem e realizar tarefas como contratar ajudantes, coletar e misturar tintas, mover seu aprendiz, trabalhar e pintar as obras além de expo-las para o grande público.

Cada jogador tem seu tabuleiro individual onde coloca as obras que está trabalhando, suas tintas, ajudantes e ferramentas.

Na sua vez você pode realizar apenas UMA ação PRINCIPAL e UMA ação EXTRA. Como ação principal você pode por exemplo movimentar seu aprendiz e então ativar uma ficha de ação que lhe dá algum benefício ou adquirir uma carta de kakemono (que seria uma nova obra para trabalhar).

Você pode também adquirir um artesão para ser seu ajudante ou mesmo coletar tintas para suas pinturas.

Já sua ação EXTRA permite que você use suas tintas para pintar e se tiver uma obra completa pode expo-la na tela principal e receber bônus por isso.

Jogo de tabuleiro Hokusai

A partida então prossegue com os jogadores fazendo seu planejamento e execução para completar suas obras e assim que houver um número determinado pela quantidade de jogadores de obras expostas a partida chega ao seu fim, vencendo quem somar mais pontos.

Acessibilidade

O jogo depende da identificação de cores embora essa informação seja aberta e os demais jogadores podem auxiliar nesse sentido.

Jogo de tabuleiro Hokusai

Desse modo embora Hokusai utilize cores todos podem auxiliar quem eventualmente tiver alguma restrição.

Dá para jogar com crianças?

Eu não vejo Hokusai como uma opção para a molecada embora possam existir exceções, e tudo isso porque o jogo embora simples de entender ele exige um planejamento mais intenso e visualização do todo o que nem sempre é fácil para a criançada.

Jogo de tabuleiro Hokusai
Todo mundo quer girar o rondel

Se houvesse uma versão simplificada do jogo ele provavelmente seria uma opção pela beleza dos componentes que sempre chamam a atenção.

O que achei do Hokusai?

Hokusai está sendo lançado através de um financiamento coletivo pela Ludens Spirit sendo um jogo criado pelo casal Bianca e Moisés (leia minha entrevista com eles aqui) do Moby Studios.

Jogo de tabuleiro Hokusai

A sensação que o jogo me passa é de um jogo que deseja atingir jogadores mais sérios e que acaba trazendo por conta disso uma complexidade que talvez não faça tanto sentido em certos momentos.

Jogo de tabuleiro Hokusai

E não estou dizendo que o jogo seja ruim, pelo contrário, tem bastante coisa bacana para você pensar e fazer entretanto algumas ações acabam deixando o jogo um pouco burocrático.

Por exemplo, uma das ações que você pode realizar é pintar e assim finalizar uma obra porém você só poderá expor essa obra na próxima rodada, pois “expor uma obra” é uma ação e você já gastou a sua fazendo a pintura.

E quando isso acontecia geralmente quem terminava a obra me perguntava “puxa, mas a obra tá pronta, porque não posso expor agora” e você precisa esperar uma rodada completa só para chegar em você e você usa sua única ação para expor a obra que já está pronta faz uma rodada.

Jogo de tabuleiro Hokusai

Não que isso necessariamente um problema mas acaba passando aquela sensação de demora e limitação de maneira que a partida parece demorar mais do que realmente deveria.

O que gostei:

  • Uma produção de primeira deixando o jogo lindíssimo com capricho em todos os detalhes
  • Um tema bem diferente para quem quer conhecer novas idéias
  • Um jogo que exige planejamento e organização em diversos momentos, um prato cheio para quem curte o estilo

Pontos de atenção:

  • Alguns detalhes (como comentei acima) podem passar uma sensação de demora e uma certa limitação nas suas ações o que não pode agradar.

Hokusai que está saindo pela Ludens Spirit é uma bela produção e um jogo bacana para você planejar suas pinturas e executa-las com maestria mas que traz certa complexidade que as vezes não casa com a dinâmica do jogo em alguns momentos o que pode desagradar alguns jogadores, mas que vale experimentar!

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s