EXIT, o jogo que vai fazer você pensar e ter momentos épicos com sua família e amigos

Jogo de tabuleiro Exit

Você gosta de resolver quebra-cabeças? Gosta da pressão do enigma martelando na sua cabeça? Então você precisa conhecer a série de jogos EXIT lançados no BRASIL pela DEVIR.

A série EXIT criada pelo casal de designers Inka e Markus Brand (leia minha entrevista com eles aqui) começou lá em 2016 com três títulos, A Cabana Abandonada, O Laboratório Secreto e A Tumba do Faraó.

Mais recentemente foi anunciada para 2022 a versão EXIT do Senhor dos Anéis, uma versão ambientada na Terra Média onde somos enviados pelo Gandalf para resolver missões em um jogo que vai deixar os fãs das séries encantados.

Jogo EXIT - O Senhor dos Aneis

Eles tem lançado todos os anos alguns jogos com a mesma proposta mas temas e quebra-cabeças bem diferentes, que agradam bastante quem curte esse estilo.

A proposta de um jogo da série EXIT é proporcionar uma experiência única para você, sua família e amigos, apresentando um cenário inicial e uma série de enigmas que precisam ser decifrados para você avançar.

E para decifrar esses enigmas vocês precisarão dobrar, rabiscar e recortar os componentes do jogo para encontrarem a resposta.

E esse ponto sobre a possibilidade de joga-lo apenas UMA vez e não ser possível vende-lo depois de jogar que causa uma certa controvérsia.

O grande fato é que realmente não existe uma maneira de jogar EXIT sem danificar os componentes e isso está dentro da proposta do jogo, é inevitável.

Porém a experiência que cada jogo proporciona é bem interessante para quem realmente gosta de se envolver com quebra-cabeças e enigmas pois em geral eles são bem desafiadores e cada caixa inclusive apresenta seu grau de dificuldade.

Eu gosto de pensar em uma partida do EXIT como uma espécie de evento, onde vou reunir meus amigos ou a família para esse momento, afinal você precisa dedicar algumas horas para concluir todos os enigmas.

Você pode eventualmente parar no meio e retomar o jogo em outro momento, isso é possível sim só tomar cuidado para não perder o fio da meada (e esquecer o que vocês estavam fazendo).

Cada caixa traz um tema diferente e você pode buscar os que mais agradam a você e seu grupo, como uma experiência de estar preso num laboratório ou em uma montanha russa assombrada.

A série EXIT é aquele estilo de jogo “ame ou odeie” isso porque cada jogo exige realmente dedicação e interesse dos participantes, se vocês não são fãs assim de quebra-cabeças ou enigmas é melhor pensarem bem, pois alguns desafios são realmente mais difíceis e vão exigir participação de todos.

A história deve ser lida por um jogador e então com base nela os elementos do jogo são apresentados e o primeiro enigma é revelado.

Cada quebra-cabeça resolvido te apresenta um resultado que você vai colocar em um disco que vai lhe indicar uma carta que vai dizer se você resolveu corretamente o enigma ou não.

Outro caso que pode acontecer é alguém acabar ficando de fora durante a partida por não ter tanto interesse quanto os demais, por isso é bom conhecer bem seu grupo para ter certeza que realmente estão interessados nesse estilo de jogo.

EXIT é um jogo bem ao estilo “Escape Room” com partidas intensas que duram entre 1 e 3h dependendo bastante do grupo e traz uma experiência intensa e muito divertida para quem curte esse estilo.

O que gostei:

  • Ideal para quem curte enigmas, quebra-cabeças e desafios tipo Escape Room
  • Dá para jogar com um grupo razoável de pessoas
  • Traz aquela sensação gratificante ao resolver um enigma, especialmente aquele mais difíceis
  • Pode eventualmente ser pausado (após resolver um enigma) e retomado mais tarde
  • Muita intensidade e envolvimento da galera para solucionar os enigmas

Pontos de atenção:

  • Não é para quem desiste fácil ou perde logo o interesse, pois a essência do jogo é justamente essa dificuldade dos quebra-cabeças
  • Não dá para jogar novamente o que não é necessariamente um problema pois a experiência é bem legal, mas é bom ficar atento a esse ponto.

Minhas 3 experiências com a série EXIT foram muito positivas mas sempre reforço que o jogo é realmente para quem curte esse tipo de desafio, se você gosta e seu grupo também e estiverem dispostos a pagar para ter uma experiência bacana EXIT da DEVIR vale muito à pena.

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s