Jogo de tabuleiro Boggle

Role os dados no Boggle e mostre para seus amigos todo seu vocabulário

Jogo de tabuleiro Boggle
Pronto para rolar os dados?

Sabe que jogo muito interessante foi lançado em 1972?

Boggle é um jogo de formar palavras, uma idéia bem simples mas que fez muito sucesso, afinal é uma atividade bem acessível para a maioria das pessoas.

Criado pelo designer Allan Turoff é um jogo composto por uma espécie de bandeja com espaço para dados, alguns dados com letras e uma ampulheta.

Seu objetivo é formar o máximo de palavras antes que a rodada termine sendo que a duração dela é determinada pela ampulheta.

Você pode formar qualquer palavra desde que as letras estejam adjacentes (ortogonal ou diagonal) e não pode usar um dado que já usou na palavra atual.

O jogo tem uma idéia bem simples de entender mas o desafio e possibilidades são realmente interessantes, afinal o tempo é limitado e tudo o que você precisa é encontrar o máximo de palavras.

Quanto maior a palavra mais pontos ela vale recompensando os jogadores pelo seu trabalho.

Com o aumento da sua popularidade o jogo acabou recebendo versões como Boggle Júnior e Boggle Viagem.

Jogo Boggle Junior
Jogo Boggle Junior para a molecada

Muitas escolas e instituições acabaram adotando o Boggle e criando clubes para estimular seu uso o que faz todo sentido em especial tratando-se de um jogo que estimula e amplia o vocabulário dos estudantes.

Uma variante do Boggle que achei extremamente diferente é o Foggle, onde ao invés de letras temos números e seu objetivo é encontrar o máximo de equações possíveis.

Parece ser um negócio meio chato mas quando você começa a olhar os números algumas continhas começam a aparecer, como 9-1=8 ou 3+1=4 e confesso que até procurei na caixa do Foggle mais continhas e acabei achando divertido mas não sei se chamaria alguém para jogar isso.

Um ponto muito interessante é que o jogo incentiva o uso de palavras mais desconhecidas pois se mais de um jogador anotar em sua lista a mesma palavra ela é eliminada da lista de todos os jogadores que a usaram.

Quer fazer um pequeno teste do Boggle? Pegue um papel e caneta, marque 3 minutos e tente encontrar o máximo de palavras com 3 ou mais letras de acordo com as letras indicadas abaixo:

Conseguiu encontrar muitas palavras?

Eu achei:

  • Péssimo
  • Sopé
  • Sim
  • Ter
  • Posse

Parece fácil mas não é não.

Eu gosto bastante de jogos assim mas entendo que ele acaba apelando para pessoas que gostam de testar seus vocabulários e muita gente acaba sentindo-se um pouco constrangida com jogos assim que testam conhecimentos mais específicos.

Jogo Boggle Folio
Vai um Boggle para viagem?

Eu não conhecia o Boggle até fazer essa pesquisa para o “Jogo do Ano” e confesso que fiquei com vontade de ter uma cópia para jogar.

Infelizmente essa vontade terá que esperar bastante afinal o jogo não foi lançado nem trazido para o Brasil pela Hasbro o que é uma pena pois o jogo além de ser muito divertido seria um poderoso aliado educacional, afinal já imaginou as escolas com Boggle para a criançada se divertir?

Então esse foi mais um artigo do Jogo do Ano, então deixe a preguiça de lado, pegue o dicionário e vamos rolar uns dados e descobrir quem sabe as palavras mais diferentes…

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s