Jogo de cartas For Sale

Leilões e muita interação para você no divertido For Sale

Jogo de cartas For Sale

Mostre seu lado negociante no For Sale da PaperGames, um jogo para 2 a 6 jogadores onde você precisa ser esperto para comprar e vender imóveis ganhando mais grana ao final da partida.

É um jogo que envolve um pouquinho de blefe, dedução e boa administração do seu dinheiro para fazer os melhores negócios.

Como se joga For Sale?

Seu objetivo é ter mais grana ao final da partida, e para isso acontecer você vai comprar imóveis na primeira fase do jogo e vende-los posteriormente para arrecadar muito dinheiro.

Cada jogador recebe uma quantidade de dinheiro, as cartas de imóveis são embaralhadas e a pilha é posicionada no centro da mesa e a partida já pode começar.

Jogo de cartas For Sale

A cada rodada serão reveladas uma quantidade de cartas de imóveis de acordo com o número de jogadores e essas cartas serão disputadas pelos jogadores.

O leilão é SEMPRE pela carta de maior valor na mesa, não se esqueça disso e cada jogador vai dar seus lances para tentar pegar essa carta.

O jogador inicial então tem duas opções:

Dar um lance

Se ele decide dar um lance ele vai sempre faze-lo pela carta na mesa de maior valor que está na mesa. O jogador decide o valor e coloca o dinheiro na sua frente.

Se o maior lance na mesa for seu depois de todos os jogadores terem passado você coloca seu lance no banco e pega a maior carta aberta na mesa para você.

Passar

Você pode optar por não dar lance nenhum ou caso já tenha dado um lance pode decidir por não continuar no leilão.

Se o seu lance não for o maior da mesa quando você saiu você pega o imóvel de menor valor na mesa e paga por ele apenas METADE do valor que deu no leilão por ele.

Jogo de cartas For Sale

Por exemplo: Eu ofereci no leilão DOIS MIL e os demais jogadores cobriram esse valor, então eu decido sair do leilão. Como eu fui o primeiro a sair eu pego a menor carta de imóvel que está na mesa e pago por ela metade do meu lance, ou seja, devolvo MIL para o banco e pego MIL de volta.

Assim que todas as cartas da rodada foram recolhidas pelos jogadores uma nova rodada inicia-se com novas cartas sendo abertas e disputadas pelos jogadores, até que todas as cartas de imóveis acabem e os jogadores tenham em mãos uma certa quantidade delas.

Importante lembrar que VOCÊ vai pegar UMA carta em todas as rodadas.

Terminada as cartas de imóveis vamos para segunda fase do jogo onde venderemos nossos imóveis.

Jogo de cartas For Sale

Nessa fase a cada rodada um conjunto de cartas de cheque será aberto na mesa, na quantidade dos jogadores e cada jogador escolhe em segredo uma carta sua e coloca-a virada para baixo na sua frente.

A maior carta leva o maior cheque e assim por diante.

Jogo de cartas For Sale

E a segunda rodada termina assim que todos os cheques forem leiloados, sendo que todas as cartas de imóveis da primeira fase serão usadas.

Vence a partida o jogador que tiver mais grana, na somatória dos cheques com algum eventual dinheiro que sobrou da primeira fase.

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores ou manipulação de muitos componentes, sendo de modo geral um jogo bem acessível para todos os públicos.

Dá para jogar com crianças?

Dá sim mas precisa ser com a criançada um pouco mais velha, à partir de 9, 10 anos, tudo porque bastante do jogo é a dinâmica do leilão com um pouquinho de blefe e dedução dos outros jogadores.

Não basta apenas dar os lances mas sim pensar nas melhores maneiras de otimizar seu lance, dar uma forçada para os outros gastarem mais e depois usar seus imóveis para conseguir os melhores valores.

Jogo de cartas For Sale

Então pode ser uma opção para a criançada um pouco mais velha que vai entender melhor a dinâmica dos leilões.

O que achei do For Sale?

For Sale é um clássico dos jogos de cartas e eu explico porquê.

A simplicidade, rapidez e ao mesmo tempo leitura dos jogadores e malandragem torna-o um jogo muito interessante.

A idéia de você receber metade do seu lance de volta por uma carta de valor menor é muito legal pois permite você pegar boas cartas por um custo mais baixo, entretanto é preciso saber usar bem seus lances pois você pode pagar caro por uma carta ruim.

E além de comprar bons imóveis é necessário usa-los bem na segunda parte do jogo onde você realmente vai ganhar dinheiro.

O que gostei:

  • Fácil de explicar e jogar, 2 minutos de explicação e sai todo mundo jogando
  • Acomoda um bom número de jogadores, de 2 a 6 pessoas
  • Perfeito para quem curte leilões e uma boa dose de leitura dos oponentes
  • Vem com uma expansão que adiciona mais elementos e também uma variante para 2 jogadores deixando o jogo mais completo

Pontos de atenção:

  • É um jogo leve para jogar com a família, então não espere profundidade ou decisões estratégicas pois o foco dele é justamente administrar seu dinheiro para comprar imóveis e depois vende-los.

For Sale da PaperGames é aquele jogo para colocar na mesa com toda família ou amigos reunidos, explicar as regras em 2 minutos e se divertir muito com leilões e ver a galera gastando mais do que devia…

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s