
Você tem um jogo de Damas parado ai na estante? Então vem conhecer o Lines of Action!
Chegamos em 1969 na série “O Jogo do Ano” onde te apresento jogos interessantes que foram lançados em cada ano à partir de 1960 (se quiser ver os artigos anteriores clique aqui).
Em 1969 foi lançado um jogo extremamente fácil de jogar porém com uma profundidade estratégica imensa que o tornou parte inclusive das Olimpíadas de Jogos Mentais (clique aqui para saber mais sobre esse evento mundial para amantes de jogos).
Esse jogo é o Lines of Action, um jogo abstrato para 2 pessoas criado pelo designer Claude Soucie (Julho 14, 1923 – Novembro 18, 1996) que pode ser jogado inclusive com um tabuleiro e as peças do jogo Damas.

Com tamanha simplicidade (e profundidade) não é de se admirar que o jogo atingiu um grande público em seu lançamento sendo um sucesso que ainda atrai bastante atenção pelas possibilidades que o jogo oferece.
Seu objetivo no Lines of Action é conectar todas as suas peças formando assim um único conjunto.
As peças podem conectar-se tanto na horizontal e vertical quanto na diagonal e o primeiro jogador a estabelecer esse conjunto vence a partida.

Cada jogador começa com 12 peças, sendo 6 em cada uma das laterais do tabuleiro.
Na sua vez o jogador deve movimentar uma de suas peças em qualquer direção sendo que a quantidade de espaços permitidos para o movimento é determinado pela quantidade de peças (suas incluindo a que vai se movimentar e do seu oponente) na linha do movimento.
O movimento precisa ser em linha reta e nunca menos do que a quantidade de peças naquela linha.
Veja o exemplo abaixo:
A peça em 3F pode movimentar-se 4 espaços (não menos) parando em 3B porque existem 4 peças naquela linha ou mover-se 2 espaços para 5D ou 1H na diagonal pois existem 2 peças nessa diagonal (existem outras possibilidades de movimentos que não detalhei aqui).

Você pode saltar sobre suas peças durante o movimento mas não pode saltar sobre as peças do oponente.
Se você terminar seu movimento em um local ocupado pelo adversário você captura a peça dele.
Se restar apenas UMA peça do adversário ele vence a partida pois uma única peça é considerada o menor conjunto possível.
E a partida prossegue em turnos alternados até que um jogador conecte todas as suas peças restantes no tabuleiro formando um único grupo.

Lines of Action é um daqueles jogos abstratos obrigatório para quem curte o estilo e até mesmo para quem nunca jogou nada nesse estilo.
Ele é fácil de ser jogado pela simplicidade das peças necessárias e oferece um ótimo desafio para quem deseja se aprofundar nas estratégias e possibilidades que um jogo tão simples e desafiador como esse oferece.
Então pegue aquele jogo de Damas que você quase não usa mais, coloque na mesa e bem vindo ao Lines of Action, que pode ser jogado online em diversas plataformas e sites como o Board Game Arena.
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!