Jogo de tabuleiro Lines of Action

Agrupe para vencer no super estratégico Lines of Action

Você tem um jogo de Damas parado ai na estante? Então vem conhecer o Lines of Action!

Chegamos em 1969 na série “O Jogo do Ano” onde te apresento jogos interessantes que foram lançados em cada ano à partir de 1960 (se quiser ver os artigos anteriores clique aqui).

Em 1969 foi lançado um jogo extremamente fácil de jogar porém com uma profundidade estratégica imensa que o tornou parte inclusive das Olimpíadas de Jogos Mentais (clique aqui para saber mais sobre esse evento mundial para amantes de jogos).

Esse jogo é o Lines of Action, um jogo abstrato para 2 pessoas criado pelo designer Claude Soucie (Julho 14, 1923 – Novembro 18, 1996) que pode ser jogado inclusive com um tabuleiro e as peças do jogo Damas.

Um tabuleiro e peças de Damas já permitem uma partida do Line of Action

Com tamanha simplicidade (e profundidade) não é de se admirar que o jogo atingiu um grande público em seu lançamento sendo um sucesso que ainda atrai bastante atenção pelas possibilidades que o jogo oferece.

Seu objetivo no Lines of Action é conectar todas as suas peças formando assim um único conjunto.

As peças podem conectar-se tanto na horizontal e vertical quanto na diagonal e o primeiro jogador a estabelecer esse conjunto vence a partida.

Cada jogador começa com 12 peças, sendo 6 em cada uma das laterais do tabuleiro.

Na sua vez o jogador deve movimentar uma de suas peças em qualquer direção sendo que a quantidade de espaços permitidos para o movimento é determinado pela quantidade de peças (suas incluindo a que vai se movimentar e do seu oponente) na linha do movimento.

O movimento precisa ser em linha reta e nunca menos do que a quantidade de peças naquela linha.

Veja o exemplo abaixo:

A peça em 3F pode movimentar-se 4 espaços (não menos) parando em 3B porque existem 4 peças naquela linha ou mover-se 2 espaços para 5D ou 1H na diagonal pois existem 2 peças nessa diagonal (existem outras possibilidades de movimentos que não detalhei aqui).

Você pode saltar sobre suas peças durante o movimento mas não pode saltar sobre as peças do oponente.

Se você terminar seu movimento em um local ocupado pelo adversário você captura a peça dele.

Se restar apenas UMA peça do adversário ele vence a partida pois uma única peça é considerada o menor conjunto possível.

E a partida prossegue em turnos alternados até que um jogador conecte todas as suas peças restantes no tabuleiro formando um único grupo.

Dá para jogar online em muitos sites

Lines of Action é um daqueles jogos abstratos obrigatório para quem curte o estilo e até mesmo para quem nunca jogou nada nesse estilo.

Ele é fácil de ser jogado pela simplicidade das peças necessárias e oferece um ótimo desafio para quem deseja se aprofundar nas estratégias e possibilidades que um jogo tão simples e desafiador como esse oferece.

Então pegue aquele jogo de Damas que você quase não usa mais, coloque na mesa e bem vindo ao Lines of Action, que pode ser jogado online em diversas plataformas e sites como o Board Game Arena.

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s