
Já dizia a música “quem não sonhou em ser um jogador de futebol”…
CAMISA 12 da Dijon Jogos do designer Rodrigo Rego coloca 2 jogadores frente à frente em uma emocionante partida de futebol, mas ao invés de chutes, passes, escanteios e dribles, você precisa fazer olas, soltar fogos e estender gigantescos bandeirões para vencer.
Como se joga CAMISA 12?
Cada jogador controla uma apaixonada torcida empurrando seu time rumo à vitória, e seu objetivo é levar seu time à fazer mais gols durante a partida.
Cada time possui uma habilidade única que vai fazer toda diferença durante a partida, seja na hora de comprar peças, posiciona-las ou até mesmo marcar alguns pontos extras.

Uma partida de CAMISA 12 é bem simples mas muito estratégica, pois basta selecionar uma peça e posiciona-la no seu lado da arquibancada, e cada peça fornece pontos de maneira diferentes.
Os bandeirões por exemplo fornecem mais pontos se estiverem adjacentes, já as músicas em ordem correta e as olas valem mais pontos à medida que existem mais olas no estádio como um todo.

As peças de mosaico fornecem cartas que rendem alguns pontos extras ao final da partida.

As peças ficam dispostas em um RONDEL onde na sua vez você precisa mover a bola 1, 2 ou 3 espaços, recolhendo sua peça naquele espaço para posiciona-la na sua arquibancada e a peça do adversário vai para seu descarte.

O espaço onde a bola parou tem um símbolo, se você posicionar sua peça no mesmo símbolo na sua arquibancada nada acontece mas você pode optar por colocar em outro espaço, porém isso rende sempre 2 pontos para seu oponente.

Quando o marcador de ponto ultrapassar uma marca de GOL seu time fez um GOL.

Assim que todos os espaços nas arquibancadas estiverem preenchidos a partida encaminha-se para os acréscimos, onde as cartas de mosaico de cada jogador são reveladas e renderão pontos.
Conferimos os GOLS e a equipe com mais é a vencedora, e em caso de empate vamos para as penalidades!

No início da partida cada um recebe uma carta de pênaltis, que mantém em segredo.
E você pode (e deve) considerar ao longo da partida sua carta de pênaltis para se preparar em caso de empate.
No exemplo acima cada jogador vai marcar um GOL para cada peça de fogos na sua arquibancada.
Quem tiver mais GOLS é a equipe vencedora.
Acessibilidade
O jogo não tem dependência de cores, mas necessita da colocação das peças na arquibancada, porém como todas as informações são abertas o outro jogador pode auxiliar em caso de limitação motora.
Dá para jogar com crianças?
SIM, a criançada que gosta de futebol vai se amarrar, pois o jogo é super temático em relações aos times e suas referências.
Além disso o jogo é simples o suficiente para uma compreensão tranquila mas ao mesmo tempo propõe um desafio mega interessante, que vai desafiar a molecada.
O que achei do CAMISA 12?
A Dijon Jogos acertou em cheio ao lançar essa pérola do Rodrigo Rego!

Um excelente jogo para duas pessoas, obrigatório para quem curte um bom jogo e futebol pois as referências futebolísticas são riquíssimas e trazem um sabor muito especial ao jogo.
Claro que quem não gosta de futebol ou não tem tantas referências ainda assim vai gostar do jogo, que oferece decisões bem interessantes e caminhos para pontuar, mas o grande apelo dele está conectado ao futebol com todos os detalhes que cercam a aventura de acompanhar uma partida no estádio.
O jogo vem com muitos times e cada um possui poderes super “apelões”, e justamente isso que deixa cada disputa interessante, pois é preciso entender e usar sua habilidade com precisão para se dar bem, além de possibilitar confrontos épicos do futebol.

O que gostei:
- Um tema diferente, original e muito coerente com toda a proposta
- Fácil de explicar, rápido de jogar
- Decisões extremamente interessantes durante a partida, como a escolha das peças, o local do seu posicionamento, a movimentação da bola e o descarte do oponente a ser observado.
- Muitos times com poderes super diferentes, o que traz desafios e aumenta demais a rejogabilidade
- Um jogo perfeito para montar um torneio com os amigos e apresentar o mundo dos jogos de tabuleiro
Pontos de atenção:
- Os poderes dos times podem parecer desbalanceado se um dos jogadores não entender a proposta
- É um jogo de confronto entre dois jogadores, e embora não haja uma interferência direta muitas vezes você vai mover a bola para descartar uma peça chave para seu oponente, se você não curte um pouco de confronto talvez não seja para você.
CAMISA 12 é um jogo gostoso, rápido, muito estratégico que traz um tema interessante e diferente, dentro de uma proposta bem coerente e que vai agradar em cheio quem curte futebol e também quem procura um jogo para chamar a galera e montar um torneio bem legal.
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!


Bom dia. Vcs tem o contato do Moraes? Já enviei e-mail faz muito tempo pro SAC@dijonjogos.com.br e nada de responderem. 😔 Estou com dúvidas nos componentes DJ Camisa 12… Grato.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Manda uma dm para ele no Insta
CurtirCurtir
[…] Texto escrito pelo designer de jogos Rodrigo Rego, autor de jogos como Emboscados, Herdeiros do Khan e Camisa 12 […]
CurtirCurtir
[…] Texto escrito pelo designer de jogos Rodrigo Rego, autor de jogos como Emboscados, Herdeiros do Khan e Camisa 12 […]
CurtirCurtir
[…] que você precisa “ler” o seu adversário e já lançou títulos de sucesso como Camisa 12, Emboscados, Herdeiros do Khan e o mais recente Savernake, confira suas […]
CurtirCurtir
[…] para esse valor de jogo, um jogo de um autor brazuca o Rodrigo Rego autor de jogos de sucesso como Camisa 12 e que lança mais um jogo de muita qualidade e que é uma excelente alternativa para quem não quer […]
CurtirCurtir