13 jogos interessantes com tema de doenças

Foto por Karolina Grabowska em Pexels.com

2020 foi um ano que marcou a história da humanidade, afinal a Pandemia causada pelo COVID foi sem precedentes e trouxe impactos que ainda estão sendo avaliados e certamente perdurarão por um bom tempo.

E por conta da Pandemia um dos assuntos que foi bastante pesquisado em 2020 foram os jogos de tabuleiro, afinal muita gente acabou ficando em casa e redescobrindo o prazer de sentar-se ao redor da mesa com sua família para um momento gostoso.

E para quem está procurando jogos de tabuleiro eu vou nessa lista te apresentar jogos que possuem um tema ligado à doenças, seja você no papel de quem está buscando a cura ou assumindo o papel de um vírus.

Não são jogos pesados que vão causar trauma por conta do tema, ao contrário podem ser utilizados para reflexão e inclusive aprendizado do assunto, então vou te apresentar agora 13 jogos de tabuleiro com tema de doenças.

Jogo de tabuleiro Pandemic

Pandemic

O clássico jogo de tabuleiro onde cada jogador faz parte de uma equipe que precisa tratar 4 doenças que estão se espalhando pelo mundo, trabalhando em conjunto para isso, Pandemic é um excelente jogo que trabalha a questão das doenças e especialmente o trabalho como um time para superar esse desafio.

Ideal para jogar com toda a família é um jogo com um bom desafio, sem entretanto complexidade nas regras, vale muito à pena conhecer!

Feudo

Embora Feudo não seja essencialmente um jogo onde o tema principal são as doenças você tem presente no jogo a peste negra.

Feudo é um jogo de combate para 2 a 4 jogadores onde cada jogado controla um exército que procura derrotar os demais, enquanto isso a peste vai se movimentando pelo tabuleiro e infectando suas unidades, que se forem infectadas mais de uma vez são eliminadas.

Seja o vírus mais infectante em VIRAL

Viral

Lançado pela PaperGames, em Viral você é um vírus que infectou um paciente e agora procura se espalhar por todos os órgãos para controlar zonas, mas tome cuidado com o sistema imunológico e também os vírus dos seus adversários.

Um jogo divertido, com tema diferente e que funciona bem para jogar com toda família, pois mistura uma boa dose de estratégia com sorte, possibilitando um jogo simples mas agradável para um público mais amplo.

Snit’s Revenge!

Um jogo bem antigo (da década de 70) onde um jogador assume o papel de um Bolotomus lutando contra uma infestação de snits, que decidem se vingar dos Bolotomus que viviam esmagando-os.

Um jogador controla as hordas de snits tentando infectar e destruir o Bolotomus, enquanto o outro jogador se defende dos ataques mobilizando suas defesas.

Um jogo publicado pela Steve Jackson Games que foi lançado pela primeira vez na revista Dragon Magazine.

Rattus

Em Rattus a peste negra está se espalhando e você precisa proteger seu povo ao mesmo tempo que pode prejudicar seu adversário.

Escolhas papéis que podem lhe ajudar durante o jogo mas em caso de uma infestação de ratos o seu povo pode ser prejudicado pelos papéis que você possui.

Um jogo com bastante interação entre os jogadores em partidas rápidas, removendo a população dos outros o movendo ratos para outras áreas para espalhar a praga.

Plague Inc

Um jogo que veio direto do mundo dos jogos digitais para os tabuleiros, Plague Inc é justamente o oposto do Pandemic, ao invés de livrar o mundo das doenças você precisa infecta-lo.

Com um tema assim controverso cada jogador joga com um vírus ou uma bactéria onde cada um possui poderes especiais e que vão criar sintomas horríveis nas pessoas, mas de uma maneira bem abstrata, mas fica o aviso para jogadores que talvez possam se preocupar com esse tipo de tema em um jogo.

Infection: Humanity’s Last Gasp

Esse jogo é para você jogar sozinho, onde uma pessoa infectada por um vírus mortal e desconhecido está internada e pode colocar toda a humanidade em risco.

Você como diretor do Departamento de Controle de Pragas (DCP) em Nova York e precisa decidir quais partes do vírus estudar, quem contactar e mesmo quais equipamentos para sua pesquisa comprar.

Um jogo muito interessante que vale experimentar especialmente para quem curte jogar sozinho!

Jogo de tabuleiro Herbalism

Herbalism

Em Herbalism você assume o papel de um farmacêutico novato que está trabalhando na cura para uma pandemia que assola seu país.

Herbalism tem um estilo de jogos de detetive onde você precisa fazer perguntas descobrindo os ingredientes, as vezes até mesmo adivinhando com base em algumas possibilidades já eliminadas.

É um jogo leve de dedução que pode agradar quem procura opções leves nessa linha.

Jogo de tabuleiro Dr Microbe

Dr. Microbe

Preparem suas placas de Petri, pinças e olhos bem atentos nesse jogo infantil muito bonito e divertido, em Dr. Microbe uma cada é revelada e os jogadores devem compor sua placa coletando micróbios e bactérias do recipiente central sem repetir forma e/ou cor dependendo do local.

Um jogo simples mas bonito e divertido que sempre agrada a criançada.

Microbz

Mais um jogo infantil bem simples mas bacana, em Microbz os dados são rolados e você precisa ser o mais rápido para identificar a carta na mesa com os micróbios.

Se a carta já for de outro jogador você pode tentar toma-la antes que ele a proteja.

Fácil, simples e rápido, Microbz ainda pode ser usado para falar sobre doenças e micro-organismos.

Strain

Strain é um jogo de bioengenharia, onde cada jogador vai criar micro-organismos. É um jogo muito temático que os biólogos e entusiastas da área vão adorar por tudo o que envolve o jogo.

Existe combate entre os organismos usando toxinas e a moeda do jogo é o ATP (trifosfato de adenosina) que é usado pelas células de verdade.

Um jogo estratégico onde o tema dos micro-organismos é super presente!

Virulence

Em Virulence você assume o papel de um vírus que precisa infectar uma célula, em um jogo de cartas simples mas muito interessante.

Uma implementação bem feita de um jogo de cartas, com algumas decisões bacanas em um jogo muito acessível para toda família, onde seu objetivo é conseguir mais pontos.

Algumas cartas são reveladas na mesa, cada jogador joga uma carta da sua mão com a face para baixo, todos revelam e quem tem a maior carta escolhe qual carta recolher.

Virus!

Salve seu corpo de uma infecção ao mesmo tempo que tenta infectar seus amigos em Vírus.

Fique sempre com três cartas na sua mão e vença se você tiver na sua frente 4 órgãos sem nenhuma infecção, em um jogo de cartas muito contagioso e divertido.

Faltou algum jogo na lista? Me indique mais algum que você curte!

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s