Estante de jogos de tabuleiro

7 dicas para você economizar com jogos

Estante de jogos de tabuleiro

Jogar é uma ótima atividade!

Reúne os amigos e a família ao redor da mesa, traz diversão, conversas e até algumas discórdias, desafia nosso cérebro e permite que você esqueça um pouco a rotina.

Mas como muitos passatempos, jogar pode tornar-se um problema quando passa a existir uma certa obsessão com relação a necessidade de ter-se todos os jogos, jogar tudo e não perder nenhum lançamento, ou pior, comprar um jogo com receio de que ele não esteja mais disponível posteriormente (por estar esgotado).

Embora cada realidade seja diferente existem algumas dicas que você pode considerar para te ajudar a economizar e até mesmo enxergar o cenário dos jogos de maneira um pouco diferente.

Te apresento então 7 dicas que podem ajudar a gastar um pouco menos com os jogos, lembrando que talvez nem todas sejam aplicáveis para você mas muitas vezes vale a reflexão.

Cuidado com pré venda e financiamento coletivo

Um modelo muito comum adotado por editoras é o lançamento de jogos através de financiamento coletivo ou pré-vendas com um prazo de lançamento um pouco mais estendido.

Embora sejam estratégias legítimas justamente por viabilizarem o lançamento do jogo você precisa ficar muito atento e sempre considerar se vale à pena deixar seu dinheiro parado as vezes por um longo período.

Estantes e mais estantes de jogos de tabuleiro na Warpig

Será que realmente faz sentido pagar por um produto hoje para recebe-lo daqui alguns meses?

Embora a qualidade dos jogos esteja aumentando cada vez mais e os processos de produção também estão cada vez mais confiáveis você pode ser surpreendido por problemas na produção e nos prazos, o que fará com que seu precioso dinheiro fique de fato “preso” até que você receba o jogo.

Avalie bem cada situação, pondere se de fato faz sentido para você mas fique sempre atento, afinal quem está colocando o dinheiro antes de receber o produto final é você!

Você não precisa ter tudo

Com tantos lançamentos e novidades é relativamente normal um sentimento de que você não pode “ficar para trás” e isso não é necessariamente culpa das editoras ou dos produtores de conteúdo.

Lembre-se que a editora é uma empresa que precisa vender para continuar existindo e pagando os salários da galera que trabalha lá, então no fim das contas quem precisa filtrar o que está acontecendo é você pois a grana sai do seu bolso 🙂

E quem produz conteúdo muitas vezes quer falar do assunto “quente” do momento para mostrar que é antenado e está por dentro das novidades.

Reflita e encare o fato que você não precisa conhecer, jogar e ter os últimos lançamentos.

E está tudo bem! Você pode comprar um lançamento, joga-los e conhece-los sem problema algum, mas tire da sua cabeça essa pressão desnecessária.

Cada jogo tem um público específico e você não é o público alvo de todos os jogos, mas quem precisa se conscientizar disso é você!


Tenha paciência

8 estilos de família e os jogos ideais para cada uma!
Foto por Kampus Production em Pexels.com

Já ouviu o ditado: A pressa é a inimiga da perfeição?

Então, em relação aos jogos é mais ou menos isso! Para conseguir as vezes um preço “perfeito” para você é necessário um pouco (ou muita) paciência.

Certos jogos muitas vezes entram em promoção depois de um tempo e quem tem paciência acaba aproveitando essas promoções.

É evidente que isso não funciona para todos os jogos, mas é fato que geralmente quem espera para comprar consegue muitas vezes compras bem interessantes.


Monte uma lista de desejos

Foto por Suzy Hazelwood em Pexels.com

Uma maneira super válida de economizar com os jogos é montar uma lista de desejos.

Essa lista pode ajuda-lo de diversas maneiras, como permitir que você avalie de fato a quantidade de jogos que estão no seu radar e ter uma idéia do valor deles no momento.

Acompanhar a sua lista também vai ajuda-lo a perceber se aquele jogo super interessante ainda continua gerando tanto interesse assim após algumas semanas ou mesmo meses.

E de tempos em tempos você pode perceber que aquele ânimo inicial foi embora e que de fato é melhor esperar um pouco mais antes de sair comprando.


Anote suas partidas

Outra maneira de auxilia-lo na árdua tarefa de economizar é anotar suas partidas.

Isso lhe permite ter uma visão mais “racional” da sua coleção (se é que isso é possível) possibilitando saber quais jogos agradam mais e quais são os esquecidos.

Além disso você pode ter uma idéia da relação custo x benefício dos seus jogos, pela quantidade de partidas e o preço dele.

No meu caso, por exemplo meu jogo mais jogado com mais de 100 partidas é o AZUL que comprei assim que ele foi lançado em 2018.

Se eu dividir o valor que paguei nele pela quantidade de partidas percebo que o jogo já se “pagou”.

Fica evidente que esse critério não considera o fator diversão, pois você pode ter um jogo que embora com poucas partidas pode ter criado experiências fantásticas, mas a quantidade de partidas no geral pode ser um indicador válido.

BG Stats

Aplicativos como BG Stats são interessantes por auxiliarem nessa tarefa, permitindo que você veja seus jogos mais e menos jogados facilmente, mas você pode controlar isso como for mais fácil para você!


Entenda a realidade

A editora quer vender e os criadores de conteúdo gostam muitas vezes de falar dos últimos lançamentos, até ai nada de errado.

O ponto fundamental é que você precisa entender sua realidade, tanto de tempo para jogar, grupo e grana.

Quem paga a conta é você e mais do que nunca você deve questionar-se se o jogo faz sentido, se será jogado, se o grupo curte o estilo e se você terá tempo para ele.

Não existe jogo insubstituível na minha opinião, por isso não caia na conversa do “jogo vai esgotar”.

Mas quer dizer que o jogo não esgota? SIM, ele esgota! Mas isso não significa que você necessariamente precisa compra-lo agora.

Talvez ele esgote e volte daqui 6 meses, talvez nunca mais volte e está tudo bem!

Você pode comprar (obviamente) o que quiser, afinal a grana é sua, mas lembre-se, que o valor do jogo depende sempre de quanto você está disposto a pagar, pense bem e divirta-se!

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s