Jogo de tabuleiro UNDO

Undo, uma caixinha com muita dedução

Jogo de tabuleiro UNDO

UNDO da PaperGames é uma série de 3 jogos, que são 3 histórias diferentes onde os jogadores criarão teorias e tentarão com suas escolhas alterar os acontecimentos relatados na história em partidas cheias de discussões e idéias.

Essa resenha não contém nenhum spoiler sobre o jogo, mostrando o essencial para você entender a idéia mas sem revelar nenhum detalhe das histórias.

Como se joga UNDO?

UNDO é um jogo com uma proposta bem diferente, onde os jogadores vão discutir possibilidades e fazer escolhas.

Como o jogo é totalmente baseado em uma história o jogo vem com algumas cartas que explicam as regras que são bem simples.

As cartas maiores de história são posicionadas na mesa e abaixo de cada uma delas as cartas de pistas.

Jogo de tabuleiro UNDO
As cartas maiores são os eventos e as menores as pistas mais específicas

Os jogadores contam com 9 cartas para viajarem pelo tempo e 4 cartas de lupas para examinarem pistas mais específicas, sendo assim das 12 cartas disponíveis os jogadores não conseguirão ver todas.

O desenrolar da partida é bem simples, pois existe a carta inicial de história que revela um acontecimento e à partir dele os jogadores escolhem quais cartas de história vão examinar.

Cada carta de história revelada adiciona mais informações e oferecem três escolhas para os jogadores, e é justamente nessas escolhas que reside a parte central do jogo.

Cada escolha possui uma carta que vai adicionar, remover ou manter a pontuação, pois no final do jogo os jogadores somarão a pontuação obtida com todas as escolhas e verão se conseguiram alterar o destino.

Jogo de tabuleiro UNDO

Essa é essencialmente a idéia do jogo, revelar cartas, criar teorias, discutir possibilidades e escolher uma alternativa que vai dar pontos ou não para sua contagem final.

A partida termina quando 9 cartas de história tiverem sido reveladas, e os jogadores comparam sua pontuação com uma tabela e se desejarem podem jogar novamente (já conhecendo muito da história que foi revelado) ou podem ler a história final e entender o que estava acontecendo.

Acessibilidade

O jogo não possui nenhuma dependência de cores ou componentes, sendo acessível para todos os tipos de jogadores por ser essencialmente um jogo de discussão.

Dá para jogar com crianças?

Não é um jogo para jogar com crianças, embora em uma mesa os mais velhos podem ficar por perto e darem seus palpites à respeito das suas idéias e possibilidades.

Aqui jogamos com 6 adultos e o Nick que tem 9 anos ficou junto ouvindo a história e dando seus palpites.

A história fala de morte mas não tem detalhes ou nada que possa causar desconforto, mas é bom você ficar atento quando for envolver a criançada na partida.

O que achei do UNDO

UNDO da PaperGames é um jogo que causa sentimentos diferentes nos jogadores, pois é necessário entender bem a proposta do jogo.

Na história que jogamos com um grupo de 6 pessoas (Sangue na Sarjeta) a partida começou com 3 pessoas mas logo todos ao redor se envolveram e antes de realmente começar todos estavam atentos à história inicial.

O jogo rendeu muitas discussões e teorias, com todos os jogadores especulando, pensando nos detalhes e levantando possibilidades para escolherem alternativas que alterassem os fatos.

Jogo de tabuleiro UNDO

A cada escolha ao revelar a carta que mostra a pontuação havia mais discussões sobre o resultado ter sido positivo ou não e os possíveis porquês.

Entretanto ao final do jogo alguns ficaram um pouco decepcionados por não perceberem que realmente estavam de certa maneira alterando a história proposta no jogo.

Por isso é muito importante entender a proposta do UNDO, pois não é um jogo de viajar pelo tempo alterando fatos no passado que refletirão no presente (por exemplo), UNDO é um jogo de criar teorias, especular possibilidades e com base nisso fazer escolhas que naquele cenário apresentado na carta trazem mudanças ao ocorrido ou não.

E nisso se você jogar com pessoas que gostam de conversar, discutir e construir possibilidades a partida fica bem interessante, pois a idéia do jogo é reunir todos ao redor de uma histórias e ter boas discussões sobre isso.

O que gostei:

  • É um jogo que vai gerar bastante discussão e conversa entre os jogadores, ideal para integrar o grupo
  • São partidas relativamente rápidas
  • Muito simples de entender e jogar

Pontos de atenção:

  • Você provavelmente vai jogar apenas uma partida, só jogará outra se quiser realmente ver mais detalhes da história, por isso é bom ter essa informação.
  • O foco do jogo é na construção de teorias e idéias, se o grupo não estiver interessado nisso talvez não seja um jogo para vocês.
  • Não é um jogo onde as suas decisões alteram as outras cartas, cada carta é um momento isolado, e é bom saber disso para não criar uma expectativa errada sobre o jogo.

UNDO é aquele jogo mais direto ao ponto para conversar com a galera, discutir possibilidades e ao final da jornada verificar se vocês venceram ou não.

Uma caixinha pequena, super fácil de explicar e jogar, UNDO é aquele jogo para jogar com o pessoal no churrasco, em momentos mais descontraídos para deixar todo mundo ligado!

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s