Magnanimous - Prototipo 4

Magnanimous, um jogo onde estratégia, imersão e história se encontram

Magnanimous - Prototipo 4
Foto do protótipo do jogo Magnanimous

“As dificuldades foram feitas para serem vencidas” – Barão de Mauá

Magnanimous, um jogo do designer Caetano Foschini que entra em financiamento coletivo dia 13 de Maio onde cada jogador assume o papel de um barão no Brasil da monarquia, buscando influenciar na economia, crescer na nobreza, trabalhar para a declaração da República e lutar em conjunto com os demais jogadores na guerra do Paraguai.

Escolha seu barão (ou baronesa) com sua habilidade especial e prepare-se para um jogo cheio de desafios, pois você pode vencer de duas maneiras, ou atingindo o lugar mais alto na trilha da nobreza ou avançando o marcador da República até o último espaço para contar os pontos e ver quem será o vencedor.

É preciso porém trabalhar em equipe com os demais jogadores, pois o Brasil está em guerra com o Paraguai e se as tropas inimigas chegarem à capital todos os jogadores perdem.

O tabuleiro com a trilha da República à esquerda e da nobreza à direita

Cada barão controla algumas províncias e precisa produzir recursos como café, algodão, couro e cana de açúcar, além de comprar melhorias que permitem produzir mais ou transportar suas mercadorias para região portuária para exportação.

O jogador da vez é o governador da capital, o Rio de Janeiro, o que proporciona algumas vantagens que valem à pena ficar de olho.

Além disso a parte política do jogo é extremamente importante, pois cada jogador pode colocar cartas de referendo na sala do imperador, e esses referendo serão votados durante a rodada pelos jogadores.

Cada referendo beneficia um grupo (liberal ou conservador) e como um nobre você pode ter ao seu lado algum ministro que já te garante alguns jogos, além de claro influenciar deputados para essa votação, o que dá ao jogo uma dinâmica bem legal de blefe, pois você ainda pode usar cartas nesse processo para adicionar votos.

As ações no jogo são realizadas através da retirada dos dados que são colocados nas suas províncias no seu tabuleiro individual e posteriormente eles voltam para o tabuleiro na fase dos nobres, sendo assim você recolhe dados, realiza as ações e mais para frente você devolve os dados e realiza outras ações, uma idéia que ficou bem interessante.

Escolher bem os dados é fundamental para seus planos

É preciso também reforçar o poder bélico das províncias, pois o país está em guerra contra o Paraguai e a cada rodada o inimigo tenta avançar sobre as províncias para tomar o controle.

O dado colorido representa o poder bélico do Paraguai que avança a cada rodada…

Como um nobre você pode também buscar maiores títulos de nobreza através da exportação de mercadorias ou do combate a tropas adversárias, tudo isso para avançar na trilha de nobreza buscando mais prestígio e influenciar ministros.

Cada ministro traz alguns votos para seu lado!

Ao final de cada rodada a trilha da República avança, indicando que essa conspiração está sempre em progresso, cabendo a você decidir se vai apoiar (e se beneficiar) desse movimento ou se jogará para retardar esse movimento buscando vencer através do maior título de nobreza.

O que achei do Magnanimous

Magnanimous é um jogo de complexidade média / alta voltado para quem realmente quer um jogo mais estratégico e denso e não dispensa um jogo que fala da nossa história de uma maneira tão especial.

A versão protótipo mas com uma cara bem bonitona já…

Não é um jogo difícil de se entender mas que conta com vários detalhes que exigem atenção e um bom planejamento para avançar bem, não sendo provavelmente um jogo que você vai jogar uma partida atrás da outra.

Magnanimous - Tabletopia
O seu tabuleiro individual com suas províncias e os espaços para alocar os dados

Em compensação oferece uma experiência bem interessante, com diversas ações para fazer e aspectos para considerar, o que realmente traz um desafio a altura para quem deseja realmente uma experiência mais pesada e quer fritar os miolos, pois você precisa considerar o quê produzir, como melhorar suas províncias, fortalecer seu poder militar, transportar a produção e exportar ou vender além de influenciar os deputados e votar os referendos.

É um jogo extremamente temático, onde todas as ações estão bem voltadas para o desenrolar da história como a busca pelos títulos de nobreza e a conspiração para a proclamação da República.

Magnanimous financiamento coletivo
Vem ai o financiamento coletivo

O jogo entra em financiamento coletivo dia 13 de Maio, em comemoração aos 133 anos da assinatura da Lei Áurea e do fim da escravatura no Brasil com a produção da Ludens Spirit, uma referência no mercado.

O jogo será lançado também fora do Brasil pela editora Black Mamba e o financiamento em Maio será a sua oportunidade de conseguir uma cópia produzida aqui pela Ludens.

Se você gosta de jogos com um tema bem presente, especialmente a história do Brasil e curte jogos mais pesados para realmente queimar a mufa fique de olho no Magnanimous, que na partida que joguei no Tabletopia agradou bastante e tem tudo para ser mais um excelente jogo nacional que chega ao nosso mercado.

Se você gosta do meu conteúdo descubra os  jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s