
Essa semana quem passa aqui para responder minhas 3 perguntas é Alexander Francisco que é game designer formado em designer gráfico e professor universitário nessa área.
Criou jogos como Kardnarök, Deusastrados e Drakkar Tum Tum , além de jogos educativos em formato imprima e jogue tais como Kontaê! heroínas Negras Brasileiras e o Kerakatu, encontrados na Ludopedia.
Confira suas respostas!
Por que jogar?
Porque os genes querem e isso é mais forte que eu! Inconsciente ou consciente coletivo. Além disso, é incrível a proposição cultural; cheia de desenvolvimento de habilidades e capacidades cerebrais; inserida em uma deliciosa perspectiva social e relacional; dentro das dimensões lúdicas.
Só de falar sobre isso, a mão já coça pra pegar um dado, uns meeples e umas cartas. Vamos?
Por que criar jogos?
Bem, sempre fiz isso desde muito pequeno. Recortava cartolinas, desenhava personagens, cartas e tabuleiros para isso.
Convidava meus primos e jogávamos minhas criações e outros jogos ditos clássicos. Os caminhos da vida me tornaram designer gráfico e o impulso de criar jogos foi atendido com melhores técnicas, ferramentas e conceitos.
Criar jogos é servir aos outros com oportunidades de diversão, imersos em projeções fantásticas ou históricas que criam ou recriam narrativas que criamos empolgados e encantados.
Essa relação entre criar e ver as pessoas jogarem, que o lúdico proporciona, é algo incrível e que vai para além dos ganhos financeiros. São capital afetivo e relacional!
Um jogo especial para você e porquê

São muitos… mas citarei o Cangaço que alia criatividade no uso das cartas em uma mecânica engenhosa sem perder a simplicidade, além de reforçar aspectos da cultura nacional de forma brilhante. Tento sempre aprender com jogos assim!
Quem você quer ver aqui respondendo minhas 3 perguntas?
Se você gosta do meu conteúdo descubra os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM!