Emboscados, onde fofura e astúcia caminham lado a lado

Emboscados é uma emocionante disputa na floresta entre presas e predadores para 2 a 5 jogadores da TGM Editora onde cada jogador precisa cuidar da sua presa e do seu predador para ser o primeiro a conseguir 9 pontos!

Como se joga Emboscados?

Seu objetivo é obter 9 pontos, e assim que algum jogador comprovar que já possui 9 pontos ele é considerado o vencedor.

Para isso acontecer cada um recebe UMA carta de presa e OUTRA de predador. Essas cartas permanecem ocultas e é através desses animais que você vai trabalhar para obter os pontos que precisa.

5 cartas de predadores são colocadas na mesa estabelecendo assim 5 colunas. Três cartas de presas são abertas e as restantes ficam na pilha de compras e a partida pode começar.

Você consegue pontos no jogo de duas maneiras:

  • Comendo presas com seu predador
  • Protegendo sua presa de ser devorada pelos predadores

Cada predador tem uma fome estabelecida de 4 comidas, que são representadas nas cartas de presa pelos ícones de comida na lateral. Assim você tem presas que saciam mais ou menos o predador.

No exemplo abaixo o predador jacaré (que tem fome de 4) está devorando apenas a primeira presa que está abaixo dele (o esquilo) pois a soma da comida fornecida pelo esquilo e gambá é de 5, e como a fome do predador é 4 ele consome apenas a primeira presa.

Sendo assim o posicionamento de cada presa vai influenciar no que cada predador consome.

Os pontos que são obtidos na partida são a quantidade de presas consumidas pelo seu predador e suas presas que estão protegidas. As cartas não são retiradas da partida, então o conjunto na mesa vai aumentando e cada jogador vai contabilizando mentalmente seus pontos.

Na sua vez cada jogador pode realizar UMA ação de DUAS:

  • Comprar uma carta de presa (aberta ou fechada) e posiciona-la em uma das 5 colunas

Sempre que uma presa for colocada adjacente a outra da mesma espécie podem ocorrer duas situações: Acasalamento se forem de gêneros diferentes onde nasce um filhote que vale um ponto ou uma briga se forem do mesmo gênero onde o recém colocado expulsa o anterior e todas as cartas que estavam abaixo sobem (se for o caso).

  • Usar uma carta especial

No início da partida cada jogador recebe TRÊS cartas especiais que podem ser usadas no seu turno e possibilitam movimentações de presas e outras interações diferentes.

Jogo de cartas Emboscados

E a partida termina assim que um jogador conseguir 9 pontos, entre pontos da sua presa a ser defendida e seu predador a ser alimentado.

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores ou manipulação de muitos componentes, sendo possível jogar com qualquer público, pois basta observar a mesa e posicionar uma carta ou usar uma das suas três cartas especiais.

Dá para jogar com crianças?

Com os mais velhos sim, à partir de 10 anos, pois embora o jogo seja simples a contabilização dos pontos não é direta, ou seja, você precisa olhar na mesa e calcular o tempo todo quantos pontos está fazendo e cada alteração na mesa pode alterar sua pontuação, o que pode confundir a criançada.

Além disso como tanto a presa quanto o predador são secretos pode dar uma complicada para a criançada ter ainda que tentar dissimular ao máximo seus objetivos, então não é um jogo que vai fazer tanto sucesso com a criançada.

O que achei do Emboscados

Emboscados da TGM Editora mistura uma série de idéias muito legais, como seus objetivos secretos, a interação entre as cartas e ainda as cartas especiais para aquele momento crucial.

É um jogo que exige planejamento e atenção, pois existem apenas 5 cartas de cada presa no jogo, então a interação entre elas é essencial para conseguir pontuar.

Além disso usar suas cartas especiais vai fazer toda a diferença, seja para movimentar presas e acasalar gerando assim filhotes ou ainda para alimentar mais seu predador.

O que gostei:

  • Uma interação indireta muito legal, pois você acaba percebendo com o decorrer da partida quem são os donos das presas e dos predadores
  • Uma dose de blefe pois você pode alimentar um predador ou proteger uma presa que não são suas com outros objetivos
  • Precisa ficar atento o tempo todo e observando as possibilidades, o que não deixa ninguém de fora da partida

Pontos de atenção:

  • Pode rolar uma marcação para atrapalhar uma presa ou um predador específico o que pode desagradar alguns, mas como são partidas rápidas isso nem seria um problema.
  • Quanto mais pessoas na partida melhor a experiência, então não é um jogo muito indicado para duas pessoas, embora seja possível jogar.

Emboscados é mais uma prova de que não são necessários muitos componentes ou uma super produção para entregar um jogo bacana dentro da proposta, e que o mercado nacional tem oferecido a cada dia opções interessantes para quem procura bons jogos para jogar com a família e amigos.

E prepare-se para alimentar seu predador e cuidar bem da sua presa, pois a disputa será cruel…

Os jogos mais legais e as melhores dicas, lá no meu INSTAGRAM para você!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s