“Avante pequenos piratas, pois muitos tesouros o aguardam…”
Capitão Silver da Calamity Games é um jogo muito divertido para 2 a 4 piratinhas à partir de 5 anos, onde cada jogador precisa ser rápido em retirar do seu saco o objeto correto para chegar até a ilha do tesouro!
Como se joga Capitão Silver?
Monta-se o tabuleiro na mesa (ele é modular e pode ser ajustado para partidas mais rápidas e simples). Cada jogador posiciona seu barco na ilha do tesouro e recebe seu saquinho com as peças.
Seu objetivo é retirar os objetos correspondentes no tabuleiro do saquinho de peças e coloca-los ali. Assim que um jogador coloca um objeto o próximo objeto na sequência pode ser colocado por qualquer outro jogador.
Todos jogam ao mesmo tempo, retirando sem olhar objetos do seu saquinho e posicionando-os no tabuleiro sem pular nenhum objeto.
A ordem dos objetos colocados precisa ser seguida, então eu preciso ficar atento a quais objetos podem ser colocados.
Se eu retirar do saquinho um objeto que ainda não possa ser colocado eu posso descarta-lo (colocando-o à parte) e retirar outro objeto.
Assim que uma das trilhas estiver completa (ou seja, chegar até a ilha do tesouro) o pirata que completo essa trilha grita “Parem piratas” e agora é hora de conferir o que cada um ganhou.
Cada espaço no tabuleiro fornece benefícios, como moedas de ouro e movimentos na ilha do tesouro. Assim para cada objeto meu que estiver no tabuleiro eu vou recolhe-lo e receber o benefício do espaço.
Se meu barco na ilha do tesouro passar pelo local do tesouro eu posso escolher uma das pilhas de tesouro e pegar um para mim.
Depois que todos os jogadores retiraram suas peças do tabuleiro e receberam os benefícios correspondentes chega a parte de pagarmos a penalidade da ilha do Vulcão.
Uma das peças é revelada e para cada item apresentado na carta que tivermos descartado precisamos devolver uma moeda. No exemplo abaixo se eu tiver descartado um desses elementos eu preciso devolver para o jogo uma moeda de ouro para cada.
Cada jogador então recolhe suas peças do descarte, coloca-as no saquinho e jogam-se mais 2 rodadas, vencendo ao final o pirata com mais pontos, sendo que as moedas de ouro e os tesouros são contados para descobrir o mais rico!
Acessibilidade
O jogo é bem acessível por não ter dependência de cores, os jogadores porém precisam de certa agilidade para retirar suas peças do saco e posiciona-las no tabuleiro, então é preciso levar isso em conta se houver jogadores com limitações motoras.
Dá para jogar com crianças?
SIM! O jogo é para eles, e não se engane, Capitão Silver é um deleite para a criançada. Todos jogam ao mesmo tempo, retirando as peças e colocando-as no tabuleiro. Eles precisam ficar de olho no tabuleiro e tateando dentro do saquinho à procura da peça ideal para ser posicionada.
Crianças maiores terão certa vantagem sobre as menores pela questão da agilidade e percepção mais aguçada, mas não deixa de ser um ótimo jogo para trabalhar a percepção e habilidades sensoriais, como tato.
O que achamos do Capitão Silver?
Um lindo e surpreendente jogo! Muito bonito, pelas cores e componentes, Capitão Silver entrega uma experiência diferente para a criançada.
Todos jogam ao mesmo tempo, tateando dentro de seu saquinho pelos objetos que estão mudando constantemente pelo avançar das fileiras.
Todas as casas no tabuleiro oferecem algum benefício, o que vai sempre estimular a criança, pois mesmo que ela colocou poucas peças ainda sim vai receber alguma coisa em troca.
Pontos Positivos:
- Um jogo com excelentes idéias e conceitos
- Ajuda a criançada a desenvolver a percepção e velocidade de raciocínio
- Partidas rápidas pois todos jogam ao mesmo tempo
- Uma bela produção, com componentes simples mas eficientes
Pontos de atenção:
- Os mais velhos podem ter uma certa vantagem sobre os menores, então é preciso levar isso em conta
Capitão Silver é mais um excelente jogo infantil que a Calamity Games traz para o Brasil. Um jogo bonito, inteligente e super divertido, que certamente vai chamar a atenção da criançada que sempre vai pedir mais uma partida!
Leia mais resenhas como essas!
[…] Receba moedas e tesouros nesse jogo muito estimulante e bacana, ideal para jogadores à partir de 5 anos (leia minha resenha completa sobre ele aqui). […]
CurtirCurtir
[…] O primeiro que completar uma das trilhas grita “parem piratas” e então cada uma é conferida e as recompensas distribuídas conforme os locais que cada jogador colocou suas peças. Um jogo em tempo real imperdível, que a criançada ama (leia minha resenha aqui) […]
CurtirCurtir