Jogo de cartas Dutch Blitz

Quem será o primeiro a gritar BLITZ?

Jogo de cartas Dutch Blitz

 

Dutch Blitz é um jogo de cartas para 2 a 4 jogadores onde todos jogam ao mesmo tempo com o objetivo de colocar todas as suas cartas na mesa em ordem crescente e de acordo com as cores de cada.

Como se joga Dutch Blitz?

Cada jogador recebe suas cartas (com verso igual), embaralha-as, cria uma pilha com 10 cartas fechadas e coloca 3 cartas abertas na sua frente.

img-20200224-wa0005-1773812370.jpg

As demais cartas ficam na sua mão e a partida está pronta para começar!

Seu objetivo é colocar o máximo de cartas no centro da mesa, sempre em ordem crescente (ou seja: Da menor para a maior) começando em 1 até 10 e respeitando a cor de cada pilha no centro da mesa.

Para isso todos os jogadores podem usar as cartas abertas na sua frente ou caso não possuam nenhuma carta que possa ser usada o jogador pega seu baralho e vai virando de 3 em 3 cartas, caso o número do topo sirva, ele pega essa carta e coloca no centro da mesa e continua depois virando de 3 em 3 cartas.

No exemplo abaixo, já existia uma carta vermelha de valor 1 e alguém colocou uma carta vermelha de valor 2 já. O jogador tem um 4 vermelho e precisa esperar alguém jogar um 3 vermelho para colocar sua carta lá.

Além disso ele tem um 2 verde que pode ser jogado já no centro da mesa, pois já existe um 1 verde.

img-20200224-wa0002-400799149.jpg

Os jogadores vão virando então suas cartas de seus baralhos de 3 em 3 e verificando se alguma pode ser colocada no centro da mesa.

Quando um jogador usa uma das suas 3 cartas abertas, ele repõe essa carta colocando uma no lugar da sua pilha de 10 cartas fechadas.

Assim que um jogador zerar essa pilha de 10 cartas ele grita BLITZ e a rodada termina.

Todas as cartas no centro da mesa então são reunidas e devolvidas para os donos (de acordo com o verso) sendo que cada carta que volta para o dono vale 1 ponto, portanto quanto mais cartas você jogar no centro da mesa mais vai pontuar.

img-20200224-wa0007583654107.jpg

As cartas que ficaram na sua pilha de 10 cartas são consideradas pontos negativos.

Você pode definir um número de rodadas, vencendo quem tiver mais pontos ao final delas.

Acessibilidade

É um jogo que exige habilidade, percepção rápida e reflexo, não sendo assim recomendado para jogadores com limitações motoras ou dificuldade para distinguir cores rapidamente.

Dá para jogar com crianças?

SIM, porém somente com crianças de 7 ou 8 anos para cima, e o grupo precisa ter a mesma idade, pois o jogo tem uma forte dependência de agilidade e necessidade de rápida percepção.

O jogo ainda pode ser usado para treinar a agilidade mental para perceber o número necessário e ainda associado com a respectiva cor.

O que achamos do Dutch Blitz?

Blitz foi um jogo que conhecemos bem antes do crescimento do mercado de jogos de tabuleiro no Brasil e conseguimos nossa cópia com um amigo que nos apresentou o jogo e trouxe para nós de fora do Brasil, e podemos dizer com toda certeza: Dutch Blitz é um jogo muito, mas muito bacana!

Jogo de cartas Dutch Blitz

Ele é baseado completamente na sua velocidade de virar cartas, analisar o que tem na mesa, e usar (ou não) suas cartas.

Tem ainda o caso de que você tem uma carta que ainda falta um ou dois números para você usa-la e outra pessoa também e fica aquela tensão no ar, enquanto você aguardam alguém colocar a carta que precisam e ao mesmo tempo ainda precisam virar suas cartas para tentar colocar o máximo de cartas na mesa.

E você precisa se livrar das cartas da sua pilha fechada pois elas contam pontos negativos no final, então tem bastante coisa para prestar atenção.

Pontos Positivos:

  • Super simples de explicar e jogar
  • Garantia de risadas e eventuais encrencas sobre quem colocou a carta primeiro
  • É jogo para bagunçar com a família e amigos

Pontos de atenção:

  • Tem uma forte dependência da habilidade e agilidade para identificar números, cores e colocar a carta na mesa, e isso pode não interessar para alguns.

img-20200224-wa00011328349325.jpg

Dutch Blitz é aquele jogo que você joga 2, 3 partidas e se diverte bastante, seja com a família ou amigos. É aquele jogo de farra, com uma boa dose de bagunça, todo mundo jogando ao mesmo tempo e com aquele seu amigo fanfarrão batendo na mesa e gritando BLITZ ao zerar sua pilha de cartas!

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s