Jogo de tabuleiro PARIS

Ilumine prédios na cidade LUZ em PARIS

Jogo de tabuleiro Paris

“Existem apenas dois lugares no mundo onde se pode viver feliz: em casa e em Paris.”

Ernest Hemingway

PARIS lançado no Brasil pela DEVIR é um jogo para duas pessoas, onde cada jogador deve construir edifícios que precisam ser iluminados na cidade LUZ para garantir ao jogador mais pontos ao final da partida.

Venha conhecer o lindíssimo PARIS em nossa resenha!

Como se joga PARIS?

Cada jogador recebe um conjunto de 8 peças que serão posicionadas no tabuleiro no decorrer da partida. Além disso um conjunto de chaminés e quatro marcadores também fazem parte das peças iniciais de cada jogador.

Serão usados em cada partida 8 cartões-postais que são cartas de ação, então os jogadores precisam sortear 8 dos 12 disponíveis e posiciona-los ao redor do tabuleiro, e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo em PARIS é construir edifícios, sendo que cada edifício confere pontos ao seu dono multiplicando o tamanho dela pela quantidade de postes de iluminação que estão em contato com ele.

Portanto um edifício que ocupa 4 espaços e está iluminado por 2 postes rende 8 pontos ao seu dono no final da partida.

Jogo de tabuleiro PARIS

Além disso o maior conjunto de prédios conectados de cada jogador rende pontos também, sendo 1 ponto por cada espaço que esse conjunto ocupa. sendo que os prédios devem estar conectados apenas na horizontal ou vertical, diagonal não conta.

Cada partida do PARIS divide-se em duas fases:

  • Colocar calçadas e coletar edifícios

E

  • Colocar edifícios e efetuar ações

Na primeira fase os jogador pode:

  • Colocar uma peça sua de calçada no tabuleiro OU coletar um prédio

As peças de calçada possuem os postes, espaços da cor do jogador, espaços da cor adversária e espaços neutros.

Jogo de tabuleiro PARIS

O posicionamento das peças de calçadas é fundamental pois seus prédios só poderão ser colocados em espaços da sua cor e/ou neutros.

Se o jogador não deseja colocar uma peça de calçada naquele momento ele pode simplesmente coletar um prédio à sua escolha da reserva.

Jogo de tabuleiro PARIS

Cada prédio não usado no final da partida rende pontos negativos, portanto é super importante escolher bem seus prédios.

Depois que todas as peças de calçadas forem colocadas no tabuleiro os jogadores agora iniciam a segunda fase do jogo, onde é possível:

  • Colocar um prédio no tabuleiro OU ativar um cartão-postal de ação

Os prédios podem ser colocados apenas em espaços da cor do jogador e/ou neutros, e ao coloca-lo você deve colocar uma chaminé sobre ele para identifica-lo como seu ao final da partida.

Já os postais de ação são cartas que você pode utilizar e oferecem um benefício para o jogador, sendo cada carta usada apenas UMA VEZ por partida.

Por exemplo, o postal abaixo “Le Penseur” dá para o jogador a estátua “O Pensador” que deve ser colocada em um espaço de calçada do jogador e rende alguns pontos ao final da partida de acordo com os espaços livres ao seu redor.

Jogo de tabuleiro PARIS

img-20200219-wa0001-2-523196181.jpg

São 12 cartas de ação que acompanham o jogo, sendo 8 usadas em cada partida. A partida termina assim que todos os prédios possíveis tenham sido colocados no tabuleiro e todas as cartas de ação usadas.

São contados os pontos por cada edifício iluminado, maior conjunto de cada jogador e eventualmente pontos extras que as cartas de ação podem dar ao final do jogo, vencendo quem somar mais pontos!

Acessibilidade

O jogo tem uma leve dependência de cores na questão das cor da calçada, existindo a cor vermelha, azul e roxo, portanto se um dos jogadores tiver dificuldade em distinguir entre o azul e o roxo pode-se usar o vermelho, ou pedir auxílio do adversário para distinguir a cor da calçada.

cvs_2020-02-19_12:17:0869430938..jpg

* Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

Fora isso não existe a necessidade de segurar cartas ou manusear muitos componentes, sendo um jogo bem acessível nesse sentido.

Dá para jogar com crianças?

SIM! A caixa do jogo indica o jogo para crianças à partir de 8 anos, o que é bem coerente, pois o jogo em si não é difícil, oferecendo poucas possibilidades de ações.

Entretanto serão necessárias algumas partidas para eles entenderem o jogo por completo, pois as cartas de ações oferecem diversas possibilidades e em cada partida serão cartas em combinações diferentes.

No geral é um excelente jogo para a criançada, pois trabalha a capacidade analítica e a criatividade na busca pela inovação na colocação dos prédios e uso dos poderes das cartas de ação da maneira mais eficiente.

O que achamos do PARIS?

PARIS além de belíssimo é um jogo extremamente interessante e temático. O jogo é muito bonito por si só e oferece um desafio muito bacana para os jogadores.

A caixa é usada como tabuleiro, o que traz um grande diferencial deixando o jogo mais compacto e fácil de ser jogado. Além disso as cartas de ação são na verdade cartões postais lindíssimos, que poderiam ser facilmente usados para esse fim.

Jogo de tabuleiro PARIS

As duas fases do jogo são bem interessantes, pois o posicionamento das calçadas é fundamental para você ir bem na fase da colocação dos prédios. Então cada decisão é super relevante nessa fase, além da possibilidade da escolha de cada prédio.

Na segunda fase você precisa procurar a melhor colocação de cada prédio seu além de aproveitar ao máximo os poderes das cartas de ação.

Como você só pode executar uma ação por vez (colocar um prédio OU usar uma carta de ação) o jogo fica muito interessante pela tomada de decisão que você precisa fazer avaliando o que parece ser o melhor caminho.

Pontos positivos:

  • Um jogo muito bonito, com uma produção bem caprichada tanto em termos de componentes quanto em relação ao tema, que se encaixa perfeitamente
  • Um jogo fácil de explicar, mas com diversas possibilidades especialmente pela variação das cartas de ação em cada partida
  • Partidas rápidas, que dificilmente passarão de 20 minutos

Pontos de atenção:

  • Precisa ser jogado algumas vezes para um completo entendimento das possibilidades de uso das cartas de ação e como elas podem impactar as partidas.
  • Existe um grande nível de interação entre os jogadores, onde você pode interferir em diversos aspectos da partida, se você não gosta de uma interação um pouco mais forte pode não ser um jogo para você.

PARIS é mais um grande lançamento que chega pela DEVIR, um jogo muito bonito e acima de tudo muito interessante de jogar, onde cada jogada é relevante para sua vitória e você precisa ficar atento ao que seu adversário está fazendo e tentar ao máximo preparar seu espaço para iluminar e colocar seus prédios, além de aproveitar os benefícios das cartas de ação para clarear seu caminho rumo à vitória.

Quer ler mais resenhas de jogos de tabuleiro como essa?

Siga nosso Twitter  FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s