Jogo de tabuleiro La Granja

Faça sua fazenda prosperar em La Granja

Jogo de tabuleiro La Granja

Sua pequena fazenda à beira do lago Alpich precisa da sua atenção…

Em La Granja trazido ao Brasil pela Across The Board cada jogador assume o papel de um fazendeiro que precisa planejar bem para cuidar da sua fazenda para ser a mais próspera ao longo de 6 turnos.

Como se joga La Granja?

Cada jogador recebe sua fazenda e os marcadores da sua cor, o tabuleiro central é posicionado no centro da mesa com os devidos marcadores posicionados em cada mercado.

Jogo de tabuleiro La Granja

Cada jogador também recebe suas fichas de burro de carga que serão usadas para transportar as mercadorias.

Cada um também recebe 4 cartas e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo é ter mais pontos ao final da partida e para isso você precisa contratar ajudantes, produzir mercadorias, vende-las e também atender as demandas dos seus clientes.

E tudo isso acontece ao longo de 6 turnos, que são divididos em 4 fases para todos os jogadores:

  • Fase da Fazenda – Nessa fase você pode colocar uma carta em jogo e repor sua mão até o limite. É muito interessante o uso das cartas, pois cada carta pode ser usada de 4 maneiras diferentes, de acordo com o posicionamento delas, ou seja, embora você tenha 4 cartas na mão você tem na verdade 16 possibilidades de uso delas.

Jogo de tabuleiro La Granja

Nessa fase você também recebe seus rendimentos (ou seja, dinheiro) e também produz nos campos existentes na sua fazenda (cartas que são colocadas do lado esquerdo, representando assim campos.

Jogo de tabuleiro La Granja

É nessa fase onde seus porcos procriam e você recebe um porquinho extra e também onde os jogadores compram as fichas de telhado para cobrir seu celeiro e receber pontos e benefícios por isso.

Na sua fazenda seu celeiro possui 5 espaços que devem ser cobertos pelas fichas de telhado de celeiro!

Jogo de tabuleiro La Granja

  • Fase de benefícios – Nessa fase os jogadores escolhem os dados que foram rolados e posicionados na lateral do tabuleiro, sendo que cada jogador escolherá 2 dados e receberá os respectivos benefícios

Jogo de tabuleiro La Granja

  • Fase do transporte – Depois da produção e dos benefícios chega a hora de movimentar as mercadorias! Cada jogador seleciona secretamente uma das suas 4 fichas de transporte para ser usada. Interessante que a escolha da ficha também vai determinar sua posição na trilha de “Siesta” ou seja, você pode movimentar muitas mercadorias e ficar em uma posição mais baixa.

Jogo de tabuleiro La Granja

A movimentação de mercadorias permite que você atenda as demandas da fazenda ou venda mercadorias para o mercado central na cidade (somente para os edifícios desbloqueados).

À medida que você atende todos os requisitos daquele edifício você recebe fichas que vão proporcionar um bônus imediato e benefícios no restante da partida.

Por exemplo, a ficha abaixo lhe garante dois pontos de vitória toda vez que você conquistar uma nova ficha!

Jogo de tabuleiro La Granja

Se você atender as demandas locais da fazenda (carroças) você pode mover uma mercadoria para o mercado central da cidade de acordo com o número na carroça.

Jogo de tabuleiro La Granja

E nesse mercado central você recebe pontos por remover outras barracas com valores inferiores adjacentes ao que você acabou de colocar ali.

E depois de 6 turnos compostos por essas fases vence o jogador que tiver mais pontos!

Acessibilidade

O jogo não tem dependência de cores ou da manipulação de muitos componentes, e como todas as informações estão abertas no tabuleiro os jogadores podem se ajudar no posicionamento de peças.

Como o jogo exige o manuseio de algumas cartas pode ser necessário o uso de um card holder caso algum jogador tenha dificuldade com as cartas.

Dá para jogar com crianças?

Não! É um jogo com muita informação, muito planejamento, um pouco de texto para ler e se planejar com base nessas informações, então não é um jogo recomendado para a criançada, sendo que a idade na caixa (12 anos) é até bem ousada pelo nível de planejamento que o jogo exige.

O que achamos do La Granja?

La Granja é um baita jogo! Interessante que ele não possui nada de inovador ou diferente em si, mas o seu charme é amarrar bem elementos que já foram usados em outros jogos famosos.

Jogo de tabuleiro La Granja

Os designers deixam bem claro essas influências (inclusive com agradecimentos no manual) e mostram que absorveram idéias e conceitos de outros jogos famosos, como LUNA do Stefan Feld e Glory For Rome.

Mas isso não é demérito algum em La Granja, pelo contrário, mostra o cuidado e capricho que os autores tiveram na construção de um grande jogo, que não inova mas apresenta um uso sólido e divertido de elementos presentes em outros jogos.

Pontos Positivos:

  • Um jogo muito sólido e divertido para quem gosta de planejar e fazer sua fazenda funcionar
  • Funciona bem com todos os números de jogadores
  • Muitos caminhos e alternativas para pontuar
  • Sorte não é preponderante
  • O uso das cartas deixa o jogo com muitas possibilidades para quem gosta de testar caminhos e opções diferentes à cada partida

Pontos de atenção:

  • Não é um jogo para quem está começando a jogar agora, especialmente pela quantidade de possibilidades
  • Pode levar algumas partidas até que os aspectos principais do jogo estejam assimilados, então você pode precisar de um tempinho para assimilar bem o jogo

Jogo de tabuleiro La Granja

La Granja é um baita jogo para quem gosta de jogos de fazenda e administração de recursos. Você precisa planejar bem, escolher as cartas com atenção e procurar sempre otimizar suas jogadas, e tudo isso acaba sendo um prato cheio para quem gosta do gênero.

Se você gosta de jogos um pouco mais complexos e de fazendas você precisa pelo menos experimentar La Granja!

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no

Facebook,   Pinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s