Em Macacos me Mordam, um jogo infantil lançado pela Curió Jogos, cada jogador assume o papel de um macaquinho que deseja pegar na árvore o máximo possível de bananas, vencendo ao final da partida quem tiver mais bananas.
Como se joga Macacos me Mordam?
Cada jogador escolhe um macaquinho da sua cor. Decide-se também se o jogo será jogado em modo competitivo (quem conseguir mais bananas vence) ou em modo cooperativo (todos jogando para conseguirem bananas em conjunto).
Monta-se o primeiro nível da árvore, colocam-se as bananas lá e a partida está pronta para começar!
Na sua vez cada jogador tem 2 opções: Coletar uma banana ou subir a árvore em mais um nível. Para coletar uma banana basta pendurar seu macaquinho na árvore e pegar uma banana daquele nível.
Caso deseje subir a árvore em mais um nível, posicione uma carta de tronco em cima da copa existente e em seguida pegue uma carta de copa e posicione em cima desse novo tronco.
Cada copa possui uma quantidade de bananas a serem posicionadas ali. Se você colocar todas as bananas sem derrubar a árvore você ganha uma banana!
Na versão competitiva vence quem conseguir 8 bananas. Se você derrubar a árvore não ganha nenhuma banana (mesmo que tenha coletado uma) e a partida é reinicia após a montagem da árvore.
Já no modo cooperativo usam-se apenas 2 macaquinhos e se a árvore cair (ou apenas uma parte dela) a partida é encerrada e as bananas coletadas são contabilizadas, em seguida os jogadores podem comparar suas bananas com uma pontuação quem vem no manual.
Acessibilidade
É um jogo que não depende das cores, mas depende muito da destreza e coordenação motora, não sendo indicado para quem tem algum tipo de dificuldade ou limitação nessa área.
Dá para jogar com crianças?
SIM! O jogo foi feito para eles, com peças grandes e muito coloridas. Os marcadores de banana são bem rígidos e bonitos. Com crianças à partir de 4, 5 anos já é possível jogar, mas eles precisarão de um adulto por tempo para coordenar a partida. Já com os mais velhos é tranquilo.
O que achamos do Macacos me Mordam?
Um jogo com idéias simples porém muito bem implementadas. As peças são grandes e bem coloridas, o que facilita a manipulação, além de serem de excelente qualidade. A arte é lindíssima e passa aquela idéia de infância, tranquilidade e aconchego.
Uma das grandes sacadas na minha opinião foi a possibilidade de jogar em equipe, o que deixa o jogo muito flexível para ser jogado tanto com os menores quanto com os maiores. Outra boa idéia foi o lance de premiar a construção da árvore, o que mais uma vez favorece a criançada um pouco menor e também possibilita que eles façam a escolha entre construir e coletar.
São pequenos detalhes que deixam o jogo muito gostoso e adequado para seu público.
Pontos positivos:
- Bela produção (qualidade do material e ilustração)
- Ótimo tanto para crianças menores (4, 5 anos) quanto maiores
- Modo competitivo e cooperativo
Pontos de atenção:
- Pode ser muito simples para crianças mais velhas
Macacos me Mordam é um excelente jogo, ideal para introduzir a criançada aos jogos de tabuleiro ou mesmo para colocar na coleção um belo jogo que exige destreza e habilidade. Uma ótima opção também para presentear e possibilitar que famílias e amigos reúnam-se ao redor da mesa para um tempo gostoso e divertido!
Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram