Última Sexta de 2018, hora de fazer um balanço do ano! O que mais jogamos por aqui e as impressões de cada um daqueles que mais viram mesa por aqui no decorrer do ano.
Jogamos em 2018 um total de 445 partidas distribuídas em 100 jogos sendo que o mês com mais partidas foi Setembro com 58 partidas e o menor Agosto com 22, o que coincide com o mês das férias como o mês com mais partidas e o que antecede as férias (e todos os preparativos) como o menos jogado no ano.
E vamos aos jogos!
AZUL
Disparado aqui o mais jogado em 2018, com 76 partidas. Foi um sucesso tremendo e mais interessante que a maioria das partidas foram jogadas pelo mesmo grupo, o pessoal cresceu junto com o jogo, entendeu as estratégicas e possibilidades, e o investimento valeu muito (se quiser ler nossa análise sobre ele clique aqui).
Codenames
Com 24 partidas fez bastante sucesso aqui, criando inclusive histórias muito engraçadas de dicas surreais.
Indian Summer
Mais um jogo ao estilo “Tetris” do criador do Agrícola que fez bastante sucesso aqui, com cerca de 18 partidas. É um jogo que exige do jogador atenção e bastante otimização dos seus movimentos, pois vence o primeiro a completar seu tabuleiro.
Avenue
Mais um título muito interessante lançado no Brasil em 2018, Avenue teve cerca de 17 partidas por aqui e sempre muito disputado, especialmente depois que o pessoal começa a entender quais os melhores “caminhos” para vencer (se quiser ler nossa análise sobre ele clique aqui).
NMBR9
Mais um jogo abstrato que fez bastante sucesso com cerca de 17 partidas, onde a galera queima os neurônios procurando as melhores posições para seus números.
Kingdomino
Esse “dominó” turbinado que a Papergames trouxe para o Brasil também viu bastante mesa com cerca de 13 partidas.
Blueprints
Um jogo muito bacana de construir prédios com dados, e fica ainda mais interessante usando a variante de pontuação proposta pelo designer para deixa-lo ainda mais competitivo.
Hive
Um ótimo jogo para duas pessoas que teve em torno de 8 partidas, que além de ser rápido é bem estratégico e divertido, possibilitando duas ou três partidas em sequência.
Rummikub
Mais um abstrato na lista, com 8 partidas, foi redescoberto esse ano, pois já faz parte da coleção faz tempo. Esse daí é para pensar e procurar sempre as melhores combinações para seus números, uma ótima opção para toda família (leia nossa análise completa sobre ele aqui).
Robinson Crusoe
Provavelmente o título mais pesado da lista, é um jogo cooperativo mas muito temático, sofrido e divertido, jogamos em torno de 7 partidas esse ano e sempre foi um sucesso (leia nossa análise completa sobre ele aqui).
E você? Jogou o quê em 2018? O que mais lhe agradou?
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no