Jogo de cartas Maldito Sejas Robin Hood

Fique atento em Maldito Sejas Robin Hood

Jogo de cartas Maldito Sejas Robin Hood

Maldito Sejas Robin Hood é um jogo para 1 a 6 jogadores com duração de 15 a 20 minutos a partir de 14 anos onde cada jogador é um negociante que deseja enriquecer, mas precisa tomar cuidado para que Robin Hood não perceba que você está enriquecendo e você vire o alvo dele.

Como se joga Maldito Sejas Robin Hood?

É um jogo muito simples que envolve troca de cartas, contagem das mesmas e um pouco de negociação, e vence a partida quem tiver mais ponto ao final do jogo.

Cada carta possui 3 informações: O conjunto (ou naipe) o valor numérico e a quantidade de alvos.

A pontuação é feita com base na quantidade de cartas que você tiver na mesa, sendo que cada carta vale 1 ponto e a maior carta de cada conjunto vale o ponto dela. Por exemplo, se eu possuir 3 cartas do conjunto “jóia” com os valores 2, 3 e 4 eu conto 1 ponto para cada uma (ou seja 3) mais o valor numérico da maior, que nesse caso é 4, totalizando 7 (3+4).

Cada jogador recebe uma quantidade de cartas, dependendo da quantidade de jogadores, e também entra em jogo uma (ou mais) lenda, que na verdade funciona como um jogador a mais que joga cartas de acordo com as regras descritas nela.

Em uma partida com 4 pessoas, cada jogador recebe 9 cartas, entra em jogo UMA lenda que recebe 7 cartas e teremos 6 cartas no mercado.

O manual explica exatamente essa quantidade.

Assim que todos receberem suas cartas, e as cartas do mercado forem colocadas na mesa o jogo está pronto para começar.

Joga-se Robin Hood em 3 fases, que são rápidas mas importantes para você entender a dinâmica do jogo.

Cuidado com os alvos no jogo de cartas Maldito Sejas Robin Hood

Na primeira fase a LENDA revela uma carta do seu baralho (que poderá ser modificada dependendo das condições que a LENDA tem para jogar).

Na segunda fase cada jogador escolhe secretamente uma carta e deixa-a virada para baixo

Na terceira fase algumas lendas podem mudar sua carta (de acordo com sua condição, descrita na carta da LENDA) e todos os jogadores revelam suas cartas, dessa maneira teremos a carta da LENDA(s) e as cartas dos jogadores, todas reveladas.

Concluída a terceira fase vem a resolução, onde as trocas devem acontecer na seguinte ordem:

IGUAIS – Todos os jogadores que possuem carta com o mesmo valor numérico trocam entre si. Se houverem mais de 2, cada um troca com o jogador mais próximo à sua esquerda.

MIN-MÁX – O jogador com a carta de maior valor troca com o de menor valor.

MERCADO – Os demais jogadores que não trocaram nas trocas anteriores trocam com o mercado, em ordem decrescente.

As LENDAS entram nos dois primeiros tipos de troca, caso a LENDA precise trocar com o mercado, ela não o faz, mas coloca sua carta diretamente em sua mesa de jogo.

As lendas no jogo de cartas Maldito Sejas Robin Hood

Cada carta trocada fica na sua mesa, como parte do seu estoque de cartas que contará para a pontuação no final da rodada.

Joga-se até que todos fiquem com 1 carta na mão que deve ser descartada.

Um grande detalhe no jogo é que todas as cartas do mesmo conjunto que tiverem a maior quantidade de alvos deve ser descartada.

Por exemplo, eu tenho 3 cartas do conjunto “tecido” e essas cartas possuem no total 4 alvos. Se essa quantidade de alvos for a maior na mesa para esse conjunto, eu perco essas 3 cartas, elas são descartadas.

Ou seja, acumular muitos alvos não é um bom negócio, exceto se você acumular a maior quantidade de alvos de todos os naipes, nesse caso você conseguiu ser o mais pobre da mesa e com isso ganha 50 pontos (pode ser uma estratégia interessante).

Depois que a rodada terminou, verifica-se quem tem a maior quantidade de alvos de cada conjunto, retiram-se essas cartas e a pontuação é feita conforme expliquei no começo.

Deve se jogar uma rodada por jogador na mesa, sendo que o maior pontuador de todas somadas é o vencedor.

Acessibilidade

É um jogo de cartas que se baseia essencialmente em números e naipes, de maneira que as cores são irrelevantes do ponto de vista da acessibilidade.

Portanto é um jogo adequado para todos os públicos, sendo necessário eventualmente um card holder (aprenda a fazer um aqui) para pessoas que possuem dificuldade em segurar cartas.

Dá para jogar com crianças?

Não é o jogo mais indicado para crianças pois o jogo exige perspicácia e uma avaliação da mesa e do que os demais jogadores estão tentando fazer, então os pequenos podem até entender a dinâmica do jogo, mas não conseguirão entender as nuances do mesmo.

O que achamos do Maldito Sejas Robin Hood?

Maldito Sejas Robin Hood é um jogo diferente, que tem uma certa dose de negociação envolvida, que só é percebida depois que os jogadores jogarem 2 ou 3 partidas.

É um jogo para quem gosta de contar cartas e ficar atento ao que está acontecendo. Como toda a informação de jogo de cada um é aberta é possível ver quem tem mais alvos de cada conjunto para tentar evita-los.

Cartas iguais são importantes no jogo de cartas Maldito Sejas Robin Hood

Você também pode tentar negociar, combinado cartas que devam ser jogadas para você troca-las, tendo cuidado que outras pessoas podem atravessar o esquema…

As LENDAS adicionam mais um fator de imprevisibilidade, onde você pode arriscar e tentar trocar com elas (jogando uma carta do mesmo valor, ou tentando trocar com elas no esquema MIN-MAX).

O jogo ainda vem com algumas variantes bem interessantes, como a opção de adicionar alvos de mira para o vencedor de cada rodada que entram como um recurso a mais daquela maior quantidade que você possuir.

Ou ainda a variante O Favorito do rei que distribui marcadores de recursos que vão dar pontos ao final do jogo.

Marcadores no jogo de cartas Maldito Sejas Robin Hood

Dá ainda para jogar sozinho, tanto para aprender quanto para tentar fazer mais pontos que as LENDAS.

Pontos Positivos:

  • Um jogo de cartas rápido e que agrega um bom número de jogadores
  • Regras simples
  • Um toque de blefe e negociação na hora de baixar as cartas e tentar negociar o que você precisa
  • Bom custo benefício

Pontos de atenção:

  • Um jogo com uma certa dependência da sorte para fazer as melhores combinações
  • Pode não agradar quem não gosta de jogos de cartas com uma pegada mais simples

É um jogo de cartas bem interessante, num ótimo preço que vai demandar algumas partidas para o pessoal pegar o jeito, mas que funciona muito bem!

E cuidado para não se tornar o alvo do fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres…

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s