
My First Stone Age do designer Marco Teubner, é um jogo infantil para 2 a 4 jogadores, com duração média de 15-20 minutos onde vamos adentrar na pré-história!
Em My First Stone Age assumimos os papéis do Jono e Jade, duas crianças da época das cavernas que tem uma rotina bem movimentada, afinal naquela época eles precisavam ajudar os pais realizando diversas tarefas para garantirem a sobrevivência de todos.
Como se joga My First Stone Age?
Esse jogo é a versão infantil do Stone Age e trabalha os seguintes elementos com a criançada:
- Movimentação ponto a ponto
- Coleta de recursos
- Priorização (decidir quais recursos são mais importantes, troca-los ou mantê-los)
- Memória
O objetivo é construir 3 cabanas na sua aldeia, quem fizer isso será o vencedor.
Para se construir as cabanas é necessário andar pelo tabuleiro e coletar os recursos conforme o local onde você parar.
Existem três pilhas de cabanas, e cada cabana possui um determinado número de recursos necessário para construí-la, como por exemplo dois peixes, ou duas frutas, ou três recursos diferentes.

Portanto você avança pelo tabuleiro coletando os recursos, que são os seguintes: Frutas, peixes, ponta de lanças, vasos de barro ou marfim.
O manual faz questão ainda de indicar que o marfim não foi arrancado dos mamutes e sim que ele está disponível nesse local porque os filhotes cresceram e estão trocando de dentes 🙂
Cada local é descrito no manual, que tenta contar a história e dar um pano de fundo bacana a respeito da vida do Jono e da Jada, e cada lugar conta com ilustrações bacanas, deixando o jogo muito bonito, onde todos os recursos e locais acabam fazendo sentido.

Além disso, se você parar no mercado poderá fazer a troca dos recursos que possui pelos recursos que estão disponíveis lá.
Você também pode parar no local do cachorro (pois afinal o cão é o melhor amigo do homem desde a época das cavernas) que servirá como um recurso coringa.
Para construir uma cabana você precisa parar no local central do tabuleiro e possuir os recursos necessários!
A movimentação no jogo acontece utilizando-se uma série de peças que ficam ao redor do tabuleiro.

Cada jogador vira uma e movimenta para o local indicado ou anda a quantidade de casas indicadas pela peça.
Toda vez que alguém parar no local central do tabuleiro, além de construir uma cabana se tiver os recursos, deverá virar todas as peças novamente com a face para baixo e trocar duas de lugar.

E quem construir 3 cabanas é o vencedor.
Acessibilidade
Componentes em tamanho grande e com cores e formas bem diferenciadas deixa o jogo muito acessível, tanto para crianças quanto adultos de qualquer idade.
O que achei do My First Stone Age
My First Stone Age é um jogo obrigatório para quem tem crianças em casa, pois além de ser belíssimo, tanto os componentes (todos de madeira) quanto o tabuleiro e demais elementos, também é muito dinâmico e divertido, trabalhando diversos conceitos interessantes, como coleta e gerenciamento de recursos, memória e movimentação pelo tabuleiro.

A DEVIR acerta em cheio ao trazer para o mercado brazuca mais um jogo infantil que simplesmente é fantástico.
Eu gosto demais dele porque sua produção é lindíssima, com peças grandes de madeira e uma proposta que ao mesmo que é inteligente e estimulante não traz muita informação.
Fazer um planejamento, trocas e memorizar algumas informações acontece de maneira bem divertida e gostosa, tornando My First Stone Age um jogo super recomendado inclusive para crianças à partir de 4, 5 anos.

Além disso o mercado trabalha a priorização dos recursos, onde os pequenos devem decidir o que trocar e o que não trocar naquele momento.
Se você tem condições vale demais conhecer, é jogo para jogar por anos e anos…
Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!
[…] 15 My First Carcassonne 11 Chicken Cha Cha CHa 9 My First Stone Age 7 Animal Upon Animal […]
CurtirCurtir
[…] My First Stone Age (Leia nossa análise aqui) […]
CurtirCurtir
[…] Um belíssimo jogo, onde cada jogador precisa coletar recursos para construir suas cabanas, tem um perfeito equilíbrio entre sorte, memória e coleta de recursos (se quiser conhecer mais, leia nossa análise completa sobre ele aqui). […]
CurtirCurtir
[…] A movimentação pelo tabuleiro utiliza um mecanismo que usa a memória dos jogadores, uma idéia bem implementada, além de lindíssimos componentes de madeira para representar os recursos, simplesmente imperdível (leia minha resenha completa sobre ele aqui). […]
CurtirCurtir
[…] diversos jogos para o público infantil. Ele tem no seu trabalho jogos como My First Carcassonne e My First Stone Age, ambos lançados pela […]
CurtirCurtir
[…] Planejar, fazer trocas e memorizar como se deslocar para conseguir os recursos necessário torna My First Stone Age um jogo sensacional, super recomendado (leia minha resenha aqui). […]
CurtirCurtir