Ticket to Ride First Journey é uma versão para crianças do famoso e excelente Ticket to Ride. É um jogo para 2 a 4 jogadores com idade a partir de 6 anos com duração de 15 a 20 minutos de partida.
O objetivo é conseguir 6 bilhetes de rotas e para isso é necessário que você conecte as cidades indicadas nos bilhetes pelos caminhos que forem mais interessantes para você, o que importa é conectar as cidades!
Como se joga Ticket to Ride First Journey?
Cada jogador inicia a partida com 4 cartas e 2 bilhetes de rotas e na sua vez você tem as seguintes possibilidades de jogada:
- Comprar 2 cartas da pilha de compra (não existem cartas abertas como na versão adulta).
- Colocar trens no tabuleiro interligando duas cidades
- Descartar seus 2 bilhetes de rotas não completos ainda e comprar 2 novos
Quando você completa um bilhete de rota, você anuncia isso imediatamente, coloca-o visível em sua área de jogo e compra um novo, que permanece oculto.
Outra possibilidade de ganhar um bilhete de rota é interligado as cidades que estão em um lado do tabuleiro (em uma costa) até alguma cidade na outra extremidade do mapa (na outra costa) dessa maneira você recebe um bilhete “Coast to Coast” que equivale a um bilhete de rota completo.
Como já mencionei, quem obtiver 6 bilhetes vence a partida imediatamente e recebe o Golden Ticket para indicar isso.
Vence o jogador que conquistar 6 bilhetes primeiro!
Acessibilidade
Jogo possui peças grandes, adequadas para a manipulação da criançada, e embora possua cores o jogo também conta com símbolos diferentes, o que permite identificar os elementos facilmente.
Dá para jogar com crianças?
SIM! Ele é ótimo para a criançada, que fica muito animada com o jogo muito colorido e bonito na mesa. A tensão está sempre presente por conta da possibilidade de completar uma rota e conquistar mais um bilhete. Só não funciona com crianças pequenas de 4 ou 5 anos pois o jogo exige um pouquinho, mas para os maiores é diversão garantida.
O que achamos do Ticket to Ride First Journey?
É um jogo charmoso, lindo e muito bem desenvolvido. Ele tem todo o charme e apelo da versão adulta de maneira bem simplificada. Não existe contagem de pontos por completar rotas ou mesmo contagem final. Portanto acaba sendo uma corrida para quem obtém 6 bilhetes primeiro.
O fator sorte é muito presente pela necessidade das cartas para construir as rotas, embora exista a carta coringa para ajudar nesse sentido.
Cada cidade além do nome escrito possui um desenho, o que possibilita que aqueles que ainda não dominam a leitura possam jogar tranquilamente.
Embora seja simples exigirá um pouquinho de paciência com os pequenos nas primeiras partidas, pois existem muitas coisas para eles gerenciarem, pois precisam olhar constantemente seus bilhetes de rotas, pensar em qual (ou quais) caminho podem usar e gerenciar as cartas para construir o percurso, e inicialmente todo esse conteúdo pode deixar a partida um pouco mais arrastada, mas isso faz parte do aprendizado do jogo, ajudando-os a desenvolverem essas habilidades.
Pontos Positivos:
- Carrega e mesma experiência da versão adulta mas de maneira muito adequada para a criançada
- Uma bela produção, com mapa e cartas bem coloridos e com elementos de fácil identificação, além das peças de trem maiores
- Ajuda a desenvolver na criançada a resolução de problemas, pois as rotas podem ser bloqueadas e eles precisarão decidir por outro caminho ou mesmo por outro bilhete.
Pontos de atenção:
- Não é para crianças pequenas
- Exige um pouco de paciência e organização para jogar, o que pode depender de um adulto pelo menos nas primeiras partidas.
Uma bela produção, cartas coloridas, muitas rotas, uma camada extra de estratégia com os bilhetes de costa a costa, trens em tamanho grande (para facilitar o manuseio), enfim, é uma excelente opção para jogar com os pequenos.
Ainda não está disponível no Brasil, mas vale ficar de olho e se tiver crianças em casa é diversão garantida!
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no
[…] semana tive a oportunidade de levar o Ticket to Ride – First Journey (se não conhece clique aqui para ler nossa análise) na casa de um amigo que possui crianças. A idéia era meu filho jogar com […]
CurtirCurtir
[…] certa quantidade de cartas, como Ticket to Ride First Journey (leia nossa análise sobre esse jogo aqui) ou a Ilha Proibida (leia nossa análise sobre esse jogo […]
CurtirCurtir
[…] versão infantil do Ticket to Ride, o “Ticket to Ride First Journey” está chegando em formato digital para Android, IOS e Steam. Agora a criançada tem mais uma […]
CurtirCurtir
[…] Já foi lançada no mercado (infelizmente ainda não no Brasil) uma versão infantil do Ticket to Ride, o “Ticket to Ride First Journey” (se quiser conhecer mais esse jogo leia nossa análise completa dele aqui). […]
CurtirCurtir
[…] Uma ótima opção para a criançada, que vai adorar as cartas coloridas e as pecinhas de trens em um jogo desafiador e muito bonito (leia minha resenha completa sobre ele aqui). […]
CurtirCurtir
[…] – Ticket to Ride Primeira Viagem – Galápagos […]
CurtirCurtir
[…] Colete as cartas que você precisa, escolha os melhores trechos e deixe a criançada se divertir e aprender bastante a se planejar nesse excelente jogo (leia minha resenha completa sobre ele aqui). […]
CurtirCurtir