26 jogos para o dia das crianças que auxiliam no desenvolvimento do seu filho

26 jogos para o dia das crianças que auxiliam no desenvolvimento do seu filho

26 jogos para o dia das crianças que auxiliam no desenvolvimento do seu filho
Foto por Archie Binamira em Pexels.com

Nas últimas semanas, algumas mães e pais pediram dicas de jogos para o presente do Dia das Crianças, de forma muito convincente tentei lembrar que mais importante do que o jogo e a relação que ele promove, principalmente as memórias que são oportunizadas a partir das experiências.

Contudo, em suas falas, percebi o desafio na escolha do jogo, seja por conta das questões midiáticas em que as crianças estão expostas, pelos custos e a crise atual ou ainda pela perceptível dificuldade em saber os desejos do “padawan”.

Como a Psicopedagogia proporciona conhecer o jogo como um instrumento, é preciso também se sentar na cadeira dos cuidadores da criança e olhar como estão possibilitando momentos com aquele pequeno aprendente.

Quando um cuidador, seja o pai, mãe, avós ou tios, senta-se no chão e se permite sentir a sensação de que a criança se encontra ao jogar, ele emerge uma vivência que será guardada para a vida. Por isso, é importante lembrar que “o que importa é o processo em si de brincar que a criança se impõe” (KISHIMOTO, 2011, p.28).

Por isso, mas importante do que o jogo em si é a experiência que ele oportunizará, a escolha do jogo deve refletir as possibilidades e oportunidades que se quer oferecer para as crianças.

Na escolha do jogo deve-se levar em consideração a idade da criança, a prioridade e relevância do processo de brincar, a contextualização no tempo e no espaço e o significado que a criança dá para o jogo.

Garon (1998) criadora do sistema ESAR, menciona que eu adulto escolhe um jogo a partir das etapas de desenvolvimento da criança, buscando auxílio de dimensões no âmbito funcional, social, verbal e afetivo.

O acrônimo ESAR resume a classificação da autora no uso dos termos:

  • Exercício
  • Simbólicos
  • Acoplamento
  • Regras simples ou complexas

Esse sistema pode contribuir na escolha dos jogos ao direcionar o que se quer oferecer às crianças.

Os descritores do Sistema ESAR envolvem a classificação e análise de materiais lúdicos e estão organizados em: atividades lúdicas, condutas cognitivas, habilidades funcionais, atividades sociais e habilidades de linguagem.

Segundo o sistema, se você deseja oferecer as crianças atividades lúdicas, oferte jogos de exercício com ênfase no desenvolvimento sensorial; opte também por jogos simbólicos que exploram o faz de conta, os papeis e suas representações; uma boa opção são os jogos de acoplagem, com montagem, construção e ordenação; os jogos de regras simples, como os clássicos loto e dominó e até jogos de destreza; e jogos de regras complexas com vocabulário e representação complexa.

Jogos com atividades lúdicas

Jogos de exercício – Xilofone Divertido EducativoTooky Toy

Jogo simbólico – Porta das Fadas – Tuntee / Newart Toys

Jogo de acoplagem – Corrida de bolinha Master Lume Brinquedos

Jogo de regras simples – Cobras e Escadas GiganteZastras

Concept Kids

Jogo de regras complexas – Concept KidsGalápagos Jogos

Se os jogos que você procura precisam possibilitar condutas cognitivas, escolha jogos que se direcionem para a conduta sensório motora, como repetição, reconhecimento e generalização sensório-motora; pode-se também optar pela ênfase na conduta simbólica, em que os jogos envolvem evocação simbólica e ligação imagem-palavra.

Já na conduta intuitiva, a opção fica nos jogos de triagem, emparelhamento, diferenciação de cores, dimensões, formas, texturas, temporal, espacial, associação de ideias e raciocínio intuitivo. Na conduta operatória concreta, os jogos apresentam sistemas de classificação, seriação, correspondência, relação imagem-palavra, numeração, operação numérica, conservação de quantidades físicas etc.

Já a conduta operatório formal proporciona jogos que se direcionam ao estímulo ao raciocínio hipotético, dedutivo, indutivo, combinado, sistema/representações complexas.

Jogos para desenvolver condutas cognitivas

Jardim da Engrenagem

Conduta sensório motora – Jardim da Engrenagem – Babebi

Jogo-Quem-Conta-Um-Conto

Conduta simbólica – Jogo Quem Conta Um ContoEstrela

Conduta intuitiva – CórtexGrok

Conduta operatória concreta – Combo ColorGalápagos Jogos

Peças posicionadas do jogo NMBR9

Conduta operatório formal – NMBR9DEVIR

Para proporcionar o alcance das habilidades funcionais dos pequenos, busque jogos que envolvam: a exploração da percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa, referenciação visual e auditiva, preensão, deslocamento e movimento dinâmico no espaço; para jogos que evoquem a imitação, reprodução de ações, objetos, acontecimentos, papéis, modelos, palavras-sons, aplicação de regras, atenção visual e auditiva, discriminação visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa, coordenação olho-mão e olho-pé, orientação e organização espaço-temporal.

Nos jogos de desempenho, busque opções que estimulem acuidade visual e auditiva, destreza, leveza, agilidade, resistência, força, rapidez, precisam, paciência, concentração, e memória lógica; já os jogos de criação,enfatizam a criatividade de expressão, produtiva e inventiva.  

Jogos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades funcionais

Exploração – Kit Construa Seu VulcãoKidz Labs 4M

Jogo de tabuleiro Dança dos Ovos

Imitação – Dança dos OvosGrok Games

Desempenho – Toca do TapitiMitra

Criação – Abstratus Ludens

Se você quer jogos que explorem o âmbito das atividades sociais, opte por atividades individuais, em que a criança possa brincar de forma solitária e paralela; jogos que possibilitem a participação coletiva em atividades associativas, competitivas e cooperativas; e você também pode buscar fortalecer a  participação variável quando se tem várias crianças em casa, combinando tipos de atividades individuais e coletivas.

Jogo que auxiliam no desenvolvimento das atividades sociais

Katamino - Gigamic

Atividade individual – Katamino – Gigamic

Jogo de tabuleiro Taco Gato Cabra Queijo Pizza

Participação coletiva – Taco Gato Cabra Queijo PizzaPaperGames

Jogo de tabuleiro Bandido

Participação variável – BandidoPaperGames

Algumas crianças têm apresentado algumas dificuldades nas habilidades de linguagem, se esse for o caso da sua criança, direcione a escolha para habilidades de linguagem, optando por jogos que realcem a linguagem receptiva oral, linguagem produtiva oral, linguagem receptiva escrita e linguagem produtiva escrita.

Jogos para estímulo das habilidades de linguagem

Linguagem receptiva oral – Stuffed FablesGalápagos Jogos

Linguagem produtiva oral – Jogo da LinguagemEstrela

Linguagem receptiva escrita – O jogo das FábulasIdea Jogos

Linguagem produtiva escrita – Jogo Scrabble Original, Palavras CruzadasMattel

Sobre as condutas afetivas, os jogos devem gerar confiança, autonomia, iniciativa, trabalho (explorando a curiosidade intelectual, reconhecimento social e identificação extra-familiar) e identidade.

Jogos para alcance das condutas afetivas

Confiança – Jogo EmboladaToyster

Autonomia – KualaGrok

IniciativaDraftosaurus – Meeple Br

Ticket To Ride Primeira Viagem

Trabalho – Ticket to Ride Primeira ViagemGalápagos Jogos

A menina e o monstro no jogo infantil de tabuleiro O Monstro das Cores

Identidade – O Monstro das CoresDEVIR

Qual desses você achou mais interessante? Me conta!

Toda semana tem resenhas, artigos e dicas sobre jogos de tabuleiro lá no meu Instagram

Priscila de Sousa Barbosa Castelo Branco (Instagram Constructo Aprendizagem)

Pedagoga.
Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação.
Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Neuroeducação, Gestão Educacional e Atendimento Educacional Especializado.

Vice coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia Núcleo Maranhão. Psicopedagoga Clínica. Professora Universitária.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s