E ontem foi noite de colocarmos na mesa um clássico, fácil de ensinar para novos jogadores, muito divertido e simples de jogar, que sempre agrada! Ontem foi a vez do Ticket to Ride – Europe
Ticket to Ride – Europe (para quem não conhece) é um jogo onde devemos construir rotas ferroviárias entre cidades e ao final do jogo vence quem tiver a maior pontuação.
Cada jogador possui rotas que só ele tem e que são secretas e se ele as construir recebe uma pontuação extra no final.
Em dois jogadores é bem tranquilo, sem muita dificuldade para construir as rotas (exceto quando as cartas não ajudam). Perdi feio ao final, 103 x 76
E para encerrar a noite um card game de agilidade e atenção, o Dutch Blitz. O objetivo em Dutch Blitz é fazer 75 pontos.
Cada jogador possui um baralho com cartas de números de 1 a 10 que são coloridas em azul, verde, vermelho e amarelo.
No início da rodada colocam-se 3 cartas abertas na sua frente e ao lado delas uma pilha com 10 cartas. Quem zerar essa pilha de 10 grita Blitz! e a rodada termina. Em Blitz todos jogam ao mesmo tempo.
Depois de organizar as 3 cartas e a pilha com 10 os jogadores podem começar.
As cartas devem ser agrupadas no cento da mesa pela cor e na ordem numérica, ou seja, eu só posso jogar cartas se houver a cor correspondente e o número na sequência.
Você vira três cartas do baralho que está na sua mão, se houver alguma carta ali que possa ser colocada na mesa você a coloca, depois continua virando de três em três e colocando-as no centro da mesa.
O detalhe é que isso acontece simultaneamente, todos virando as cartas e colocando no centro. É um jogo meio frenético se jogado com 3 ou 4 pessoas.
Jogamos 2 partidas, perdi a primeira (5 a 80) e venci a segunda (85 a 60)
Para entender melhor, veja esse vídeo (em inglês):
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no