
Chegou a hora de pegar o busão, passear pela cidade passando pelos pontos turísticos e pegando todos os passageiros para receber mais pontos ao final da partida!
Esse é o divertido Get on Board da DEVIR um jogo onde você cria seu caminho e vai anotando os resultados no papel, um jogo bem gostoso e com uma produção caprichada que chama a atenção.
Como se joga Get on Board?
Cada jogador recebe um conjunto de marcadores para posicionar no tabuleiro, recebe um semáforo que será seu ponto de partida além de uma folha para anotar seus passageiros.

Recebe também uma carta de objetivo de final de partida que rende pontos caso seja cumprida. O tabuleiro é posicionado de acordo com o número de jogadores e já podemos começar.
Seu objetivo é recolher diversos passageiros durante 12 rodadas e fazer a maior pontuação possível. A cada rodada um bilhete é revelado que indica para os jogadores como posicionar seus marcadores de trajeto no tabuleiro.

Por exemplo o bilhete ao lado (5) de acordo com a folha do jogador indica que ele pode colocar 3 marcadores em linha reta.
Depois de colocar os marcadores você anota no seu papel quais passageiros recolheu durante o trajeto e os passageiros se comportam de diversas maneiras.
Tem passageiros por exemplo que dão pontos pela quantidade deles já outros são uma multiplicação entre a quantidade deles e de certos estabelecimentos.
Os homens de negócio e os turistas funcionam com a idéia de encher um ônibus e esvazia-lo quando chegar a um local determinado, então seu planejamento para ver quem você vai pegar, qual caminho e onde vai terminar é essencial.

Além disso existem objetivos em comum que fornecem pontos para os jogadores que os completarem, como coletar uma determinada quantidade de um tipo de passageiro.
Fora isso existe seu objetivo de final de partida que pode fazer toda a diferença para vencer.

Se você encontrar os marcadores de algum adversário no caminho você é penalizado por isso e também pode pagar com pontos para durante a partida alterar a maneira de colocar os marcadores, permitindo novas estratégias e muitas vezes evitando penalidades.
Durante uma partida se você for obrigado a conectar novos caminhos seus com já existentes você está eliminado e isso não é difícil de acontecer dependendo das suas escolhas e planejamento, portanto fique esperto.

A cada nova rodada um bilhete é revelado e partindo do jogador inicial todos vão colocando no tabuleiro seus marcadores e anotando seus passageiros e ao final da partida quem tiver mais pontos é o vencedor.
Acessibilidade
Get On Board depende dos jogadores fazerem anotações em suas folhas e posicionar pequenas peças do tabuleiro o que pode não ser indicado se o jogador tiver alguma limitação motora.
Os demais jogadores podem ajudar se for o caso então é bom avaliar caso a caso pois embora existam esses detalhes todos podem auxiliar quem tiver dificuldades.
Dá para jogar com crianças?
A criançada mais velha (à partir de 10 anos) vai curtir o jogo pela idéia de criar caminhos criativos para aproveitar o máximo de passageiros além de cumprir objetivos tanto de final de partida quanto de recolher certos passageiros.
Mas como o tema não é muito chamativo para a garotada é preciso conhecer a molecada para ver se de fato eles vão se interessar ou não.
O que achei do Get on Board?
Get on Board da DEVIR é bem interessante se você curte jogos mais tranquilos e que tem aquela pegada de anotar coisas no papel.
O que faz ele ser de fato diferente é a idéia de criar as rotas no mapa principal usando os marcadores da sua cor mas anotar os resultados no papel.
Isso deixa o jogo bem divertido pois primeiro você planeja como usar os marcadores de acordo com o bilhete da rodada e só depois de criar o caminho então anota na folha quais passageiros recolheu.
Cada passageiro traz possibilidades diferentes, além dos 2 bônus em cada partida e seu objetivo de final de jogo o que garante bastante coisa para pensar.
O que gostei:
- Um jogo de escrever no papel mas com uma pegada diferente, de usar um tabuleiro principal para todo mundo e só usar o papel para anotar os resultados.
- Uma produção bonita que valoriza cada partida pela beleza do jogo na mesa
- Partidas rápidas, dá para jogar 2 ou 3 em sequência
- Simples de explicar mas com bastante coisa legal para pensar
Pontos de atenção:
- O jogo vem com dois mapas porém eles são para diferentes quantidades de jogadores, ou seja, você tem mas não tem dois mapas.
- O jogo tem pouca interação (quase nenhuma) entre os jogadores então se isso te incomoda é bom ficar de olho.
Get on Board da DEVIR é aquele jogo mais tranquilo para quem curte planejar e fazer boas escolhas em partidas rápidas onde dá para jogar até 5 jogadores e que tem uma pegada diferente onde você faz suas jogadas no tabuleiro mas anota os resultados no papel.
E fique esperto no seu planejamento para não dormir no ponto…
Faça parte do meu grupo no TELEGRAM e receba o melhor conteúdo sobre jogos!

