
O clima não ajuda, afinal o vento e a neve certamente impactam no deslocamento das tropas e você não sabe bem ao certo o que seu adversário está tramando mas a guerra continua e você precisa se preparar…
Front Total lançado pela Brinquedos Estrela é um jogo de cartas para 2 pessoas (ou 4 em dois times) onde cada jogador assume um dos quatro países participantes da Segunda Grande Guerra e precisa usar toda a sua habilidade e astúcia para vencer seu adversário!
Vem conhecer comigo um pouco mais sobre a vida no Front!
Como se joga Front?
O jogo vem com 4 países (Brasil, Estados Unidos, Japão e Alemanha) e cada país tem características distintas que farão toda diferença na hora de escolher sua estratégia.
Cada partida de Front é decidida pela quantidade de combates vencidos e cada rodada acontece com cartas que são colocadas na mesa ao lado do terreno. O terreno muda a cada combate e também modifica algumas possibilidades.
Você começa comprando uma quantidade de cartas do seu baralho e posicionando algumas de forma aberta ao lado do terreno e algumas de maneira fechada.
Cada terreno indica quantas cartas cada jogador posiciona abertas e fechadas.

As cartas que sobrarem na sua mão são usadas como HONRA que você gasta para movimentar tropas ou fazer disparos à distância e até mesmo para ativar cartas especiais.
Você ainda pode usar cartas de ordem que fornecem vantagens táticas reforçando suas unidades ou reduzindo valores adversários.
Depois de tudo isso realizado (que é bem rápido) começam os combates até que um jogador perca todas as suas unidades ou até que um deles anuncie sua rendição.

O combate é feito comparando a carta do atacante que está no front (ou seja aberta) com a carta do seu adversário que está sendo atacada por ela as vezes considerando aspectos como a distância ou tipo de unidade.
As cartas possuem toda uma simbologia que à primeira vista pode parecer complicada mas depois de um tempo fica fácil de assimilar as idéias (o jogo vem com uma carta de ajuda para os ícones).

Por exemplo, duas cartas que estão lado a lado podem formar uma junção (como na figura ao lado) e isso favorece a carta o que faz com quem o posicionamento de cada carta seja importante.
Além disso cada unidade possui características distintas como ataque corpo a corpo, à distância ou com bonificação quanto ataca certas tipos de unidades entre diversas possibilidades.
Cada cenário ou terreno que o jogo apresenta aconteceu de fato durante a Segunda Guerra o que cria um apelo histórico muito interessante no jogo.
As partidas terminam assim que um dos jogadores conquistar 3 vitórias!
Acessibilidade
O jogo só depende da manipulação das cartas e caso necessário os jogadores podem usar um card holder para facilitar a vida mas o jogo não tem restrição de cores por exemplo sendo um jogo bem acessível.
Dá para jogar com crianças?
O tema não é nada interessante para os pequenos, mas para os mais velhos (à partir de 10, 11 anos) o apelo de combate um contra um talvez seja interessante.
Além disso o jogo pode ser usado para falar um pouco a respeito do assunto e ajudar na compreensão do tema mas de uma maneira leve e tranquila.

Então de modo geral é um jogo para quem curte um combate direto mas no fim o tema não tem tanto apelo assim para o público infantil.
O que eu achei do Front Total?
Front Total da Brinquedos Estrela é aquele jogo de cartas para 2 pessoas com um tema mais específico (guerra) que vai agradar quem tem um parceiro(a) de jogatinas e gosta de um jogo que não seja tão simples mas que oferece algumas possibilidades estratégicas.
Ele não é aquele jogo casual que você escolhe para uma partida mais eventual pois ele tem detalhes e idéias que você precisa de um tempinho para assimilar.

Cada país tem características diferentes criando caminhos distintos, além disso os terrenos que também afetam aspectos dos combates não serão os mesmos, garantindo assim variedade a cada partida.
Ele tem alguns ícones e idéias que precisam de um tempo para compreender as idéias embora não seja um jogo complexo.
O que gostei:
- Um jogo que casa bem as idéias com o tema e dinâmica de jogo
- É um jogo relativamente rápido e bem direto ao ponto proporcionando assim partidas disputadas e com um tempo de jogo legal
- São diversos países para você experimentar e conhecer as possibilidades e maneiras de jogar de cada um
- O designer Alexander Francisco teve o cuidado de usar personagens históricos que não foram condenados por crimes de guerra o que deixa o jogo bem interessante.
- Dá para jogar em 2 ou 4 pessoas, dois times o que pode ser uma opção interessante
Pontos de atenção:
- Não é aquele jogo denso e cheio de estratégias pelo contrário é um jogo mais leve e rápido, então não espere um jogo de guerra e sim um jogo de cartas.
- O tema pode não agradar todo mundo que não curte jogos de guerra ou aquele jogo de confronto então é bom ficar atento com isso.
- Como a grande maioria dos jogos de cartas você tem uma pitada de sorte na compra das cartas, se você espera um jogo sem nenhuma influência da sorte é bom ficar ciente desse ponto.
Front é um jogo bem interessante e que vai crescer à medida que você joga tanto por entender melhor as idéias do jogo quanto para testar e experimentar caminhos diferentes.
A produção das cartas é tranquila, a arte é bacana ao estilo noir e a caixa segue o padrão de jogos da Brinquedos Estrela que não compromete em nada o jogo.
Se você gosta de jogos com tema de guerra e interação entre 2 jogadores e quer um jogo mais rápido com possibilidades estratégicas vale à pena conhecer o Front Total.
No meu Instagram tem o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

