
Como você sabe teremos eleições em 2022 e quer hora mais perfeita para tirar da estante um jogo de zueira para você bagunçar com toda a família e amigos e também refletir um pouco sobre?
Esse é o Vossa Excelência que está saindo pela Ludens Spirit e que promete muita zueira para até 6 deputados que precisarão trabalhar muito para conseguirem a tão sonhada reeleição.
Como se joga Vossa Excelência?
Cada jogador é um deputado que precisa trabalhar duro (!) para conseguir ser reeleito no próximo pleito, e para isso vai abusar das mais diversas estratégias para se manter no poder conquistando mais capital político (pontos de vitória) que os demais.

Escolha seu político, seu partido, monte a zona eleitoral, use bem suas cartas de manobra e apoio para ter mais pontos ao fim do jogo.
Vossa Excelência é um jogo de cartas bem simples mas com possibilidades estratégicas pois seu objetivo é conseguir cartas que rendem pontos que são conquistadas através de outras cartas e também usando seu dinheiro.
Algumas cartas são colocadas na mesa pagando-se o custo delas, que são as cartas de Apoio. Já as cartas de manobra são cartas que você paga o custo, realiza o efeito e descarta.
As cartas de apoio são colocadas junto ao seu gabinete e são viradas 90 graus para representar seu uso, sendo desviradas posteriormente.

Existem também cartas de infâmia que obviamente vão te prejudicar e você precisa se livrar delas o quanto antes pois rendem pontos negativos ao final do jogo.

Já as cartas de eleitorado rendem muitos pontos para quem consegue compra-las, sendo obrigatório ter algumas para ir bem na partida.
As cartas possuem símbolos que representam diversos grupos da nossa política e são através deles (e do dinheiro) que os jogadores pagam os custos para baixar e/ou ativar novas cartas.
No seu turno você vai desvirar as cartas que tenha usado, realizar quantas ações (tanto baixar quanto usar cartas) desejar, descartar cartas que não interessam e repor a mão.
A partida ocorre durante o número de rodadas (7 ou 9 dependendo do modo) vencendo que tiver mais pontos ao final da última rodada.
Acessibilidade
Vossa Excelência é um jogo de cartas que exige que os jogadores sejam capazes de lidar com elas, não sendo recomendável portanto para quem tiver algum tipo de limitação motora.
O uso de um card holder é aconselhável para facilitar a vida dos jogadores, pense nessa possibilidade.
Dá para jogar com crianças?
Particularmente falando não acho uma boa opção.
É certo que o jogo possui um caráter didático, entretanto não me sinto confortável em expor meus filhos a certos assuntos que são abordados nas cartas. Acho que tudo tem seu tempo na vida e que certas situações não são benéficas para a criançada.
Além do mais como o jogo é inteiramente baseado em situações do cotidiano da nossa política a criançada nem mesmo vai entender grande parte das cenas representadas nas cartas, então pessoalmente falando não achei um jogo interessante para a criançada.
O que achei do Vossa Excelência?
Em uma época onde os ânimos sempre ficam mais animados (no mínimo) quando o assunto é política Vossa Excelência da Ludens vem para trazer a bagunça e a reflexão para todo mundo.
O jogo claramente não puxa a brasa para nenhum lado sendo de fato um jogo que satiriza e aborda as mazelas e trejeitos da nossa política.

À parte do tema bem presente especialmente pelas ilustrações e textos temos um jogo de cartas simples mas interessante onde conseguir símbolos iguais é essencial para se dar bem.
O jogo ainda conta com um módulo mais avançado para quem curtiu o jogo e quer uma experiência com ainda mais treta entre os jogadores.
O que gostei:
- O jogo não puxa a brasa para o lado de ninguém, então a zueira é total para quem curte o estilo.
- O jogo é tranquilo mas interessante pelo casamento do tema com idéias legais, como conseguir símbolos iguais e ter cartas que são permanentes e outras não.
- Dá para jogar com todo mundo pois o jogo é bem fácil de entender e jogar, com aquela boa dose de sorte para zuar (ainda mais) o amigo.
Pontos de atenção:
- É meio redundante falar mas se o grupo não leva de boa o assunto é melhor evitar o jogo porque é impossível jogar sem lidar com os textos e situações.
Vossa Excelência coloca o dedo da ferida de uma maneira interessante não propondo uma solução (se é que existe alguma) mas trazendo ao mesmo tempo uma reflexão e porque não um caminho para pelo menos falar sobre o assunto de maneira mais leve.

Um jogo bacana, simples sem grandes pretensões porém que cumpre seu papel e sua idéia de falar de um assunto tão relevante para nossa vida e presente no nosso cotidiano.
Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

