
Uma grande aventura onde trabalho em equipe e muita coordenação são fundamentais para sobreviver e vencer, você topa o desafio?
Em Paleo da DEVIR vocês assumem o papel de mulheres e homens em eras mais primitivas buscando vencer os desafios e sobreviver.
Paleo é um jogo cooperativo (ou seja, todos jogam contra o tabuleiro) para 1 a 4 onde trabalho em equipe é essencial e também claro um pouquinho de sorte para superar os muitos desafios, problemas e situações para sobreviver nessa época tão difícil.
Como se joga Paleo?
O jogo vem com alguns cenários que podem ser explorados futuramente mas na primeira partida as cartas iniciais são embaralhadas e distribuídas entre os jogadores.
Os artefatos que podem ser construídos são separados e posicionados na estante de construção além do tabuleiro de descarte das cartas usadas e também o cemitério para onde vão as cartas que saíram do jogo.
Cada jogador recebe dois personagens e os respectivos artefatos que cada um possui e a partida pode começar!
Paleo é um jogo bem simples nas suas idéias mas o desafio é super interessante.
Para vencer vocês precisam realizar a pintura na caverna que é composta por 5 partes e a derrota acontece ao acumularem 5 caveiras.

Cada rodada acontece da seguinte maneira, cada jogador pega seu conjunto de cartas (sem olhar o outro lado), escolhe das 3 cartas iniciais uma e deixa ela separa.
Uma vez que todos fizeram isso as cartas são reveladas e resolvidas, e cada carta traz algumas possibilidades.

Como a carta ao lado “Arbustos com frutas” que fornece 3 possibilidades para o jogador:
- Descarta 3 cartas, remover essa carta do jogo e receber 1 madeira e 2 comidas
- Descartar 1 carta e receber apenas 1 comida
- Auxiliar outro jogador
Essa idéia da ajuda aos outros jogadores é que torna Paleo um jogo diferente e bacana, pois se sua carta não for tão interessante para o momento do grupo você pode abrir mão dela e ajudar outro jogador em uma carta mais complicada ou que vai favorecer o grupo.
E esse sistema de escolher 1 das 3 iniciais e revelar acontece até que todos os jogadores tenham usado todas as suas cartas.
Outro lance legal é que pelo fundo da carta dá para ter idéia do que nos aguarda no outro lado. Por exemplo as cartas vermelhas geralmente são problemas e muitas vezes uma ajudinha é bem vinda (e necessária).

Já algumas cartas permitem a fabricação de objetos e utensílios que podem ser super úteis para o grupo ou serem requisitos ao final da rodada (como a construção de um abrigo).
Na “estante de construção” você identifica os objetos disponíveis para construirmos, sendo possível adicionar novos no decorrer da partida quando usamos a carta de sonhos que são cartas que adicionamos ao nosso conjunto de cartas.
Você paga o custo exigido e pega um marcador que representa o objeto construído, que vai com certeza ajudar demais o time a vencer.

Ao final da rodada chega a hora de cumprir os requisitos da rodada e também de alimentar toda a tribo. Caso não seja possível novas caveiras são adicionadas e ao chegarmos no limite de 5 sofremos a derrota.
Se um dos personagens sofrer mais danos do que pode absorver ele morre e vocês recebem uma caveira.
É possível durante a partida você adicionar mais membros no seu grupo, o que traz mais possibilidades porém exige mais comida no final da rodada.
Caso a pintura completa na parede seja realizada vocês superaram todos os desafios e venceram.
Acessibilidade
Paleo é essencialmente um jogo de cartas onde você escolhe 1 entre 3 e revela e os demais marcadores podem ser ajustados pelos demais marcadores.
E justamente por ser um jogo cooperativo ele acaba sendo muito acessível por não exigir a manipulação de muitos componentes e também não exige a identificação de cores.
Dá para jogar com crianças?
SIM! Paleo é perfeito para jogar com a criançada à partir de 7,8 anos justamente por ser muito visual e super acessível.
Só é preciso aquele cuidado (de sempre) de não forçar decisões na criançada deixando bastante espaço para conversa e autonomia dos pequenos participantes.

Como cada um tem seu conjunto de cartas, compra 3 e escolhe 1 para revelar o jogo é bem fácil de explicar e jogar com a coordenação de um adulto.
É um jogo bem emocionante que vai estimular a capacidade de planejamento, idéias e também provar a capacidade de argumentação da molecada, os meninos adoraram aqui e eu recomendo bastante você conhecer!
O que achei do Paleo?
Eu sou fã confesso de jogos cooperativos, acho muito gostosa e desafiadora a idéia de trabalhar em grupo contra um problema em comum.

E Paleo se destaca por ser um jogo de cartas, embora todos os adereços que acompanham o jogo façam todo o sentido para criar um baita experiência, ele não deixa de ser na sua essência um jogo de cartas.
A idéia de escolher 3 cartas que você talvez tenha idéia do conteúdo e resolver apenas 1 é sensacional, até porque você NÃO PODE descartar cartas vermelhas (que são cartas ruins) então não dá para evitar os problemas por muito tempo.

O jogo vem com muito conteúdo para você explorar, são diversos cenários que acrescentam outros elementos. Embora não seja uma história é muita coisa para se conhecer e explorar.
O que gostei:
- Produção mega caprichada, com tabuleiros para descarte, para acomodar cartas que saem do jogo e até uma estante onde colocamos os itens possíveis de construção naquela partida
- A idéia de poder usar sua carta para ajudar outro jogador, o que pode ser tanto uma escolha melhor do que fazer sua carta em si quanto uma necessidade para vencer
- Os problemas vão acontecer e o jogo nos dá a possibilidade de escolher quando vamos lidar com ele ao invés deles simplesmente acontecerem.
- Funciona bem em qualquer número de jogadores
Pontos de atenção:
- Como todo jogo cooperativo é preciso evitar a imposição de idéias sobre os demais jogadores e com Paleo não é diferente.
- É essencialmente um jogo de cartas e não tem tanta profundidade estratégica, afinal você escolhe 1 de 3 cartas e tentam como equipe fazer o melhor com elas, se você quer algo bem mais estratégico talvez Paleo não seja para você.
Gostei demais do Paleo da DEVIR pelas idéias super bem implementadas, pelo clima e desafio que o jogo traz, além de muitos cenários para explorar em um jogo relativamente simples de explicar e jogar inclusive com a criançada.
Então prepare sua corda, uma pederneira e vamos caçar alguns mamutes para conseguir pele e alimento para sobrevivermos…
Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!


[…] PALEO da DEVIR coloca você e seus amigos em épocas mais primitivas com o objetivo de trabalharem juntos para sobreviver. […]
CurtirCurtir