
Essa semana temos uma lenda por aqui, ninguém menos que Andreas Seyfarth, criador do clássico Puerto Rico e jogos como San Juan e Thurn and Taxis.
Ele é casado com a Karen desde 1988 e ela participa da criação e dos testes de seus jogos sendo inclusive a co-autora do Thurn and Taxis criado por eles.
Ele trabalha atualmente como Financial Controller na Deutsche Telekom.
Para quem não sabe, Puerto Rico foi durante 5 anos o primeiro jogo no ranking do Board Game Geek até ser superado pelo Agricola, venha então conhecer mais o trabalho dele!
Mr. Seyfarth, por que jogar?
Existem diversas respostas.
Em primeiro lugar: É porque é divertido sentar ao redor da mesa com bons amigos e conhecidos e embarcar em uma aventura que em última instância te leva no final para casa seguro e vivo.
É legal também quando o jogo sabe como contar uma boa história (ex: Terraforming Mars, Ark Nova, Agricola).
A coisa importante é que jogar o jogo é muito mais divertido que vencer. Claro você nunca quer perder, mas com um jogo que me fascina eu aceitaria isso.
Por que criar jogos?
Porque contar e experimentar uma história no contexto de um jogo pode prover bom entretenimento.
Por exemplo, eu estou interessado na historia das viagens com as diligências e com os dirigíveis. Já existe literatura o suficiente sobre esses temas. Então porque não desenvolver um jogo sobre esses tópicos?
Contar uma história é sempre o começo do desenvolvimento de um jogo. Então uma mecânica adequada deve ser desenvolvida para isso, o que infelizmente muitas vezes falha.
Eu ainda tenho temas de 30 anos atrás ao meu redor que ainda não funcionam em termos de regras.
Um jogo especial para você e porquê

Para mim é definitivamente o Acquire do Sid Sackson.
Esse foi o primeiro jogo que me levou para fora do círculo daqueles jogos mais família e me colocou em uma dimensão completamente nova.
Uma competição muito acirrada com uma alta e incrível curva de tensão (comparado a outros jogadores disponíveis na época, excluindo jogos para 2 pessoas).
E ele me inspirou a desenvolver diversas variantes, então ele foi um gatilho para eu começar a desenvolver jogos.
Eu fico feliz em ver que o Acquire ainda é um jogo atrativo mesmo hoje em dia.
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!


Muito interessante, esta rúbrica das 3 perguntas!
E Puerto Rico é um clássico!
CurtirCurtir
Concordo 🤩
CurtirCurtir
[…] jogos favoritos, Puerto Rico do designer Andreas Seyfarth (você pode ler minha entrevista com ele aqui) entrou na primeira posição do Board Game Geek em 25 de Junho de […]
CurtirCurtir