Jogo de tabuleiro PanzerBlitz

PanzerBlitz, o jogo que mudou os jogos de guerra

Chegamos em 1970 na série “O Jogo do Ano” onde te apresento jogos interessantes que foram lançados à partir de 1960 (você pode ver todos os posts da série aqui).

Em 1970 foi lançado um dos jogos mais interessantes (e mais vendidos) que apresentava um jogo tático de combate entre veículos militares como blindados e que simulava situações de combate de uma maneira diferente e inovadora para a época, esse era o PanzerBlitz.

Até o ano 2000 o jogo já havia vendido mais de 320 mil cópias provando que ele de fato foi um dos maiores sucessos de venda tratando-se de jogos de guerra (wargames).

Ele pode ser considerado o primeiro jogo de guerra tático da história dos jogos de tabuleiro, e muito da estratégia que o jogo oferece está baseada na idéia da unidade militar atirar ou se mover mas não ambas as opções, no mesmo turno.

Jogo de tabuleiro PanzerBlitz

Além disso como as unidades eram diferentes entre si o jogador poderia combinar o poder de fogo de diversas unidades diferentes para destruir um adversário.

Outro detalhe muito interessante do jogo era o nível de informação sobre as unidades militares como velocidade, tamanho do armamento e tripulação, o que muitas vezes chegou a ser parcialmente classificada anteriormente como informação da inteligência.

Finnish counters on winter boards from Imaginative Strategist

Uma das inovações que PanzerBlitz trouxe para o mundo dos jogos foi a idéia de um mapa geomórfico, onde as partes do mapa poderiam ser organizadas de maneiras diferentes trazendo assim a possibilidade de criar diversos cenários de batalhas.

Outro detalhe foi que as unidades militares passaram a ser representadas pela silhueta dos veículos ao invés de um simples símbolo militar sendo assim uma espécie de antepassado dos jogos de miniaturas que existem hoje.

Jogo de tabuleiro PanzerBlitz

O jogo vinha com instruções para criar seus próprios cenários além dos 12 existentes na caixa o que permitia inúmeras possibilidades aos jogadores.

Além disso o jogo ainda vinha com instruções para os jogadores que desejavam criar seus próprios cenários algo que trazia ao jogo a oportunidade inclusive de simular de certa maneiras certos cenários e combates que já ocorreram.

E o mais importante de tudo é que mesmo com toda essa carga de informação que o jogo trazia ainda era um jogo fácil e simples de ser jogado o que chamou muita a atenção na época.

Jogo de tabuleiro PanzerBlitz

Já existem hoje em dia muitas opções mais interessantes no mesmo estilo que o PanzerBlitz afinal ele já em um jogo com mais de 50 anos entretanto vale o reconhecimento de um jogo que inovou muito na sua época e trouxe muita gente para o universo dos jogos, em especial dos jogos de guerra.

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s