Conheça 6 Jogos muito antigos

Conheça 6 Jogos muito antigos que você precisa conhecer

Para quem gosta e acompanha o mundo dos jogos de tabuleiro modernos é perceptível o crescimento e a expansão desse mercado, e quem descobre esse mundo fica geralmente fascinado, mas o fato é que os jogos de tabuleiro são tão antigos quanto a própria humanidade.

Os jogos modernos de fato são relativamente recentes mas existem jogos muito antigos, e nesse artigo vamos citar alguns 🙂

Mercenários

Jogo de tabuleiro Mercenários

Elegante estratégia do jogo requer exércitos pretos e brancos duelando, também conhecido como Ludus Latrunculorium. É também chamado de a resposta romana ao xadrez.

Foi encontrado próximo à muralha de Adriano e os arqueólogos acreditam que os soldados jogavam nas suas horas vagas.

Um poema de um escritor desconhecido fornece algumas informações sobre o jogo além de outro peça conhecido de Ovídio que revela como as peças eram capturadas.

Feito em tabuleiros de madeira, pedra ou prata e foi um jogo muito popular no exército romano.

SENET

Jogo de tabuleiro Senet

Disponível no Brasil pela Mitra, esse antigo jogo egípcio foi encontrado na tumba do faraó Tut, que pelo visto tinha sua própria cópia.

O nome do jogo significa “jogo da passagem” e foi um jogo extremamente popular no Egito em toda a sociedade, e isso porquê nunca foram encontradas suas regras registradas, o que leva os historiadores a acreditar que o jogo era super conhecido e todo mundo saberia como joga-lo.

De acordo com alguns hieróglifos existiam jogadores a pelo menos 3000 anos atrás, e com base em alguns desenhos e jogo mais modernos foram criadas regras que supõem-se serem regras próximas às originais, mas nunca saberemos ao certo.

O Jogo Real de UR

Jogo de tabuleiro Real de Ur

Disponível no Brasil pela Mitra ,Ur (também conhecido como “Jogo dos vinte espaços”) está “no mercado” desde o ano 3000aC e foi jogado nas sociedades egípcias e indianas.

Foi descoberto em torno de 1920 e é outro jogo (como o SENET) que as regras originais são desconhecidas, e as que temos foram deduzidas de alguns escritos, figuras e outros jogos.

É um jogo de movimentação com o objetivo de levar suas peças antes que seu adversário usando para isso dados em forma de pirâmide, fazendo assim suas peças movimentarem se pelo tabuleiro primeiro.

Patolli

Jogo de tabuleiro Patolli

 No império Asteca, famílias nobres jogavam Patolli onde os participantes jogam pedaços de pedra ou grãos para determinar como suas peças moverão no tabuleiro.

Apostas eram geralmente feitas de diversos elementos que os jogadores possuíam, como itens preciosos, jóias, comida, casas e até mesmo a liberdade.

Go

Jogo de tabuleiro Go

Esse ainda está vivo e bem ativo!

Provavelmente originário da China (até mesmo Confúcio escreveu sobre), possui associações com mais de 13,000 inscritos, é um jogo bastante popular ainda hoje.

Mancala

Jogo de tabuleiro Mancala

 A história da mancala (leia nossa análise sobre esse jogo aqui) não é clara, e existem evidências sobre o jogo em lugares como Etiópia. Os egípcios talvez tenham aproveitado uma primitiva versão da Mancala de meados do ano 1000 aC.

Com mais de 200 variações é um jogo extremamente popular e seu objetivo é recolher o máximo de sementes, movimentando-as pelas cavidades até sua mancala (espaço maior na lateral).

Muito interessante para jogar especialmente com crianças, que vão apreciar as pecinhas e a movimentação delas.

Desde então Mancala é jogado em tabuleiros de madeira ou mármore, e os entusiastas modernos preferem sempre madeira…

Dá para perceber que existe bastante coisa antiga e bem interessante, e você conhece algum outro jogo antigo?

Um Instagram cheio de novidades e conteúdo sobre jogos, vai lá me conhecer!

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s