
SILK da DEVIR coloca você no papel de um criador de bichos da seda, que precisa cuidar bem dos seus bichinhos, construindo cercas e viveiros, além de providenciar bons pastos, tomando sempre cuidando com o Ookami que anda à espreita para devorar seus bichos!
Como se joga SILK?
Seu objetivo é fazer mais pontos na partida, que termina após uma certa quantidade de pontos ser atingida, que depende da quantidade de jogadores.
Para iniciar o jogo cada jogador recebe as peças da sua cor e separa: 7 bichinhos da seda, o pastor, o mastim e um viveiro.
As peças de terreno são posicionadas na mesa de aleatoriamente e de acordo com a quantidade de jogadores, e o Ookami é colocado na peça inicial dele.
Além disso as fichas de bônus são posicionadas próximas à todos os jogadores junto com o tabuleiro de ações.

Mas antes de posicionar suas peças iniciais é necessário entender a dinâmica de cada peça, pois o jogo consiste essencialmente em movimenta-las no tabuleiro e causar alguns efeitos.
- Os bichinhos da seda se movimentam para peças adjacentes quando pastarem em um terreno, que será virado. Cada terreno pode conter no máximo 3 bichos não importando quem sejam os donos.
- O criador ao ser movimentando empurra peças de bichos da seda e do mastim mas nunca pode entrar numa peça ocupada por outro criador ou pelo Ookami.
- Já o mastim ao ser movimentado empurra bichos da seda e o Ookami mas nunca pode entrar em uma ficha ocupada por outro mastim ou criador.
Com exceção dos bichos da seda, todas as outras peças que se movimentam podem “dar a volta” de um lado para o outro no tabuleiro, ou seja, saem de uma extremidade para o outro lado.

Então os jogadores começam a colocar seus 7 bichinhos da seda separados, 2 de cada vez nos terrenos de pasto amarelo, e cada pasto só pode ter sempre no máximo 3 bichinhos.
Depois que todos os bichinhos forem posicionados chega a hora de posicionar seu criador, o mastim e seu viveiro.
Cada um deles será posicionado um de cada vez e na ordem que cada jogador decidir.
Os viveiros são importantes pois a cada rodada você colocará novos bichos da seda em jogo, e eles só podem ser colocados onde você tem bichos e ainda tem espaço ou ao lado dos seus viveiros.

Depois que todas as peças iniciais são posicionadas no tabuleiro os jogadores podem iniciar a partida.
A cada rodada do SILK o jogador da vez vai:
- Colocar UM bicho da seda da sua reserva em jogo em qualquer espaço onde existam bichos da seda da sua cor e ainda tenha espaço (o limite é 3) ou adjacente a um dos seus viveiros.
E depois:
- Rolar os DOIS DADOS e realizar as duas ações indicadas
Existem 6 ações que podem ser realizadas de acordo com o valor de cada dado. O jogador ainda pode gastar seus pontos para aumentar ou diminuir o valor do dado e assim fazer uma ação mais interessante.

As ações possíveis são: Colocar bichos da seda, movimentar seu criador ou mastim, construir cercas, construir viveiros, pastar e movimentar o Ookami.
Quando os bichos da seda pastam você recebe pontos multiplicando a quantidade dos seus bichinhos pela qualidade do terreno e o terreno é virado tornando-se um pasto árido.

Quando você constrói cercas você impede a movimentação das peças para aquele terreno com exceção do seu criador.
Já seus viveiros só podem se construídos ao adjacente ao seu criador e permitem você colocar seus bichinhos nos terrenos próximos à ele.
E toda vez que o Ookami se move para um terreno onde tem bichinhos da seda, eles são capturados e vão para a toca dele, rendendo pontos negativos para seus donos ao final da partida.

O jogo ainda vem com 5 objetivos, que ao serem completados por alguém fornecem alguns pontos. São objetivos como colocar todos os seus bichos da seda em jogo ou construir todos os seus viveiros.
A partida termina assim que alguém atingir a quantidade de pontos de acordo com a quantidade de jogadores, terminando aquele turno e vencendo quem tiver mais pontos.
Acessibilidade
O jogo não tem dependência direta de cores visto que todas as peças ficam no tabuleiro e os jogadores podem se auxiliar em caso de alguma dificuldade.
Não é necessário segurar cartas ou manusear muitos componentes deixando assim o jogo acessível para todos os públicos.
Dá para jogar com crianças?
Com a criançada mais velha à partir de 9, 10 anos dá para jogar sim, porém é um jogo com bastante interação entre os jogadores e isso pode ser complicado dependendo da criança.
O jogo possibilita você remover os bichos da seda adversários devolvendo-o ao seu dono ou mesmo mandando para a toca do Ookami, portanto é bom ter tudo isso em mente ao jogar com a criançada.
O que achei do SILK?
Você gosta de atrapalhar a vida dos seus amigos? Isso vai acontecer muito em SILK da DEVIR, justamente por que você precisa ficar atento ao que seus oponentes estão fazendo.

É preciso pegar os pastos mais valiosos, tentar colocar seus bichinhos ali, mas talvez para ter bons terrenos é necessário colocar seu criador ali perto para então construir viveiros.
Movimentar seu criador e o mastim podem desencadear movimentações interessantes e o Ookami é sempre um perigo e precisa ser movimentado a seu favor.
Além disso cumprir os objetivos dão pontos valiosos e fazem muita diferença.
O que gostei:
- Uma interação bacana entre os jogadores, onde cada movimentação pode fazer muita diferença
- Um jogo muito bonito
- Você precisa ficar de olhos nos seus adversários e como eles estão se posicionando para não ficar para trás pois o jogo termina assim que alguém atingir uma certa quantidade de pontos
- É um empurra pra lá e pra cá que você precisa ficar atento e se preparar
Pontos de atenção:
- Você vai atrapalhar e ser atrapalhado pelos seus adversários, se você não curte essa interação esse jogo não é para você
SILK é mais um jogo que a DEVIR traz que exige atenção, planejamento e muita interação com os outros criadores de bicho da seda.
Movimente seu mastim, use os melhores pastos e não tenha receio de mandar uns bichinhos dos seus amigos para a toca do Ookami.
A suavidade da seda não será o caminho para vencer no espinhoso SILK!
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!