Jogo de tabuleiro Misty

Misty, nunca foi tão legal desenhar na janela

Jogo de tabuleiro Misty

A chuva cai, limpando tudo, purificando o ar e deixando o dia melancólico, e ao contemplar a paisagem pela janela você começa a desenhar nos vidros embaçados…

Misty da PaperGames é um jogo para 2 a 4 jogadores à partir de 6 anos onde cada jogador tem como objetivo montar sua janela com as cartas, escolhendo bem cada uma delas e tentando ao máximo planejar os movimentos para receber mais pontos!

Como se joga Misty?

Cada jogador recebe 6 cartas e a partida já está pronta para começar!

Seu objetivo é montar uma janela com as 12 cartas que você receberá ao longo da partida (6 cartas de cada vez).

Sua janela pode ter 3 colunas com 4 cartas cada OU 4 colunas com 3 cartas cada, mas sempre totalizando 12 cartas nesses dois formatos (o verso das cartas mostra sua janela no formato 4 colunas com 3 cartas em cada).

Você recebe ao final da partida 1 ponto por cada carta na sua janela, com algumas exceções, pois as flores valem 2 pontos e cada carta de sorriso uma ao lado da outra rende um ponto extra.

Algumas cartas possuem setas, indicando assim como elas vão se movimentar após todas as cartas terem sido posicionadas, o que é um ponto muito importante pois as cartas que forem cobertas por outras saem da sua janela, deixando assim buracos que não valem pontos.

A rodada funciona assim: Cada jogador escolhe uma carta entre as que possui e coloca-a na mesa com a face para baixo. Todos fazem essa escolha e uma vez que todos escolheram as cartas são reveladas e você posiciona sua carta na sua janela onde quiser.

Após a escolha você passa suas cartas para o jogador à sua direita (ou esquerda conforme vocês combinarem) e recebe as cartas do jogador ao seu lado.

Jogo de tabuleiro Misty

Novamente uma carta é escolhida e isso ocorre até todas as cartas acabarem. Feito isso os jogadores recebem mais 6 cartas e a escolha das cartas ocorre novamente.

Uma vez que todas as 12 cartas foram posicionadas chegamos ao segundo momento do jogo, onde você agora vai movimentar todas as cartas da sua janela que possuem setas.

A ordem da movimentação fica a critério do jogador, porém cada carta coberta sai do jogo e você não recebe pontos por ela, e também as cartas que saírem dos limites da janela também não valem nada.

Após você movimentar todas as suas cartas o monstro (se você tiver algum) come a flor (se você tiver flores) e então você calcula seus pontos, sendo 1 ponto por carta, 2 pontos por flor e um ponto extra se tiver dois sorrisos (emojis) um ao lado do outro.

Vence a partida o jogador que obter mais pontos após 2 rodadas.

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores ou textos, sendo muito acessível para qualquer público.

Jogo de tabuleiro Misty

Se quiser deixar a experiência mais simples pode se usar um card holder, porém como são poucas cartas talvez não seja necessário.

Dá para jogar com crianças?

SIM! Misty é excelente com crianças pela sua simplicidade de regras porém que entrega uma experiência muito interessante.

Cada escolha é importante e o posicionamento das cartas é fundamental pela movimentação de cada uma delas. Isso certamente vai agradar à criançada e oferecer um desafio muito legal e vai estimular o planejamento e pensamento a longo prazo.

Esse aspecto de quebra-cabeça é muito gostoso além das cartas que vão passando entre os jogadores, além da escolha do posicionamento de cada uma delas na sua janela.

O que achei de Misty

Misty é mais um título da linha Pocket da PaperGames que traz aspectos e idéias diferentes dos outros títulos desse catálogo.

O jogo é bem simples em termos de regras mas ao mesmo tempo oferece um desafio razoável pela escolha de cada carta, seu posicionamento na janela e sua movimentação ao final da partida.

Todo esse planejamento se encaixa muito bem com a proposta de um jogo rápido e leve, ideal para apresentar para quem não está familiarizado com jogos ou para quem quer algo bem tranquilo para jogar.

Pontos Positivos:

  • Um tema diferente e bem agradável
  • Ideal para ser apresentado para quem está começando a jogar ou quer algo bem leve e tranquilo
  • Desafio na medida certa pela escolha de cada carta, seu posicionamento e movimentação ao final
  • Como as cartas vão passando entre os jogadores isso adiciona um elemento bacana de decisão, entre o que é melhor para você versus uma carta que talvez ajude muito seu adversário.

Pontos de atenção:

  • Possui um desafio simples, o que pode não agradar quem espera jogos com um pouco mais de estratégias e possibilidades.

Misty é um jogo leve e gostoso, que dentro da sua proposta traz um desafio bacana que vai agradar quem está começando a jogar ou quem simplesmente procura um jogo mais tranquilo para passar o tempo de maneira mais despretensiosa.

Toda semana tem resenhas, artigos e dicas sobre jogos de tabuleiro lá no meu Instagram

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s