Luis Brueh é um designer de jogos e ilustrador brasileiro, publicitário por formação, hoje morando no Canadá.
Nos últimos 10 anos publicou mundialmente: 6 jogos de tabuleiro, em 13 idiomas, além de diversas expansões, enquanto ilustrador, publicou mais de 300 revistas de passatempo, além de tirinhas e materiais didáticos.
Confira suas respostas!
Por que jogar?
Jogar estimula o raciocínio lógico e a interação social. Como seres humanos, somos apaixonados por reconhecimentos de padrões e viver as situações “simuladas” nos ajuda a nos preparar (enquanto grupo) para enfrentá-las no dia a dia.
Obviamente que de maneira simbólica. Um jogo de matar zumbi, pode acabar de ajudando a trabalhar de maneira mais eficiente e cooperativa, dividir tarefas, por exemplo.
Por que criar jogos?
Pra mim a criação de jogos tem muito a ver com algum aprendizado ou situação que eu esteja vivendo e pensar nisso de maneira mecânica é minha terapia.
Dwar7s Outono é um jogo sobre começar um reino de anões do zero e estocar comida para um inverno por vir, mas também é sobre o que eu estava sentindo ao imigrar para aqui (e recomeçar!) o medo de um inverno que ainda não conhecia.
Um jogo especial e porquê
Dentre os meus jogos, eu diria que Valknut foi especial. Provavelmente o que demorou mais até agora (e também o mais simples e rápido de jogar).
Valknut fala sobre aproveitar da melhor forma as oportunidades que você têm e superar desafios que as vezes parecem impossíveis de maneira criativa.
Isso num tema viking, haha. São 9 tribos assimétricas com quantidades diferentes de unidades, poderes… etc. pode ser que você esteja enfrentando uma tribo que possui 9 peças, com apenas 1 peça a disposição! dai, assim como na vida, o importante é focar nas suas qualidades para vencer.
E ai, gostou? Quem você quer ver aqui respondendo essas perguntas?
SIGA nosso Instagram e fique por dentro do melhor dos jogos de tabuleiro!