Jogo de tabuleiro Optimus

Escolha os melhores DADOS em Optimus

Jogo de tabuleiro Optimus

Optimus que a DEVIR lança no Brasil é um jogo para 1 a 4 jogadores onde seu objetivo é fazer mais pontos ao final da partida, rolando dados e usando-os da maneira mais inteligente possível.

Como se joga Optimus?

Cada jogador recebe uma folha onde fará suas anotações do uso dos dados e uma caneta (que já acompanha o jogo) e a partida está pronta para começar.

Seu objetivo é fazer mais pontos ao final da partida, e para isso você usará os dados que serão rolados na sua vez.

Cada dado (cor) corresponde a uma sessão da sua folha de pontos.

O jogador inicial então marca na sua folha o espaço da primeira rodada (existem 6 espaços na parte superior da folha indicando as rodadas) e na sequência vai rolar todos os dados e selecionar UM para usar.

Todos os dados que forem inferiores ao dado selecionado vão para a bandeja, ficando indisponíveis para o jogador da vez.

No exemplo abaixo o jogador selecionou para usar um DADO valor 5, e todos os inferiores (nesse caso um 3 e dois 4) são colocados na caixa.

Jogo de tabuleiro Optimus

O jogador da vez rola então os dados restantes e seleciona mais UM para usar, separando os inferiores na bandeja mais uma vez. E faz essa rolagem e seleção mais uma vez.

Sendo assim o jogador da vez terá usado TRÊS dados na sua vez.

Jogo de tabuleiro Optimus

Logo após o jogador da vez terminar sua terceira rolagem os dados que restarem vão para a bandeja e os demais jogadores podem usar todos os dados que foram colocados lá.

Cada jogador seleciona UM deles para marcar em sua folha, sendo que os jogadores podem escolher o mesmo dado, não existe restrição.

Feito isso o próximo jogador marca o espaço da rodada correspondente na sua folha e faz as 3 rolagens e seleção de dados conforme explicado acima.

A partida termina quando as rodadas terminarem de acordo com a quantidade de jogadores.

Agora vamos explicar como cada espaço na sua folha pontua!

Jogo de tabuleiro Optimus

  • Espaço amarelo – Ao completar uma COLUNA você recebe ao final do jogo a pontuação indicada na parte inferior dela. Se completar uma linha recebe um bônus, que pode ser; por exemplo; marcar um espaço qualquer na região AZUL, ao completar a primeira linha.

IMG-20200112-WA0003

  • Espaço azul – O jogador recebe pontos pela quantidade de espaços marcados, sendo que esse espaço sempre vai sempre usar o DADO AZUL mais o valor do DADO BRANCO, ou seja, selecionando o DADO AZUL você obrigatoriamente vai somar o valor do BRANCO sempre (mesmo que ele já foi escolhido).  Os bônus são recebidos ao completar linhas e colunas.

IMG-20200112-WA0004

  • Espaço verde – Nesse espaço você recebe pontos à medida que vai marcando os dados, que precisam ser sempre em ordem crescente. O primeiro precisa ser igual ou maior a UM, o segundo igual ou maior a DOIS e assim por diante. Ao passar por certos locais na trilha você recebe bônus.
  • Espaço laranja – Nesse espaço você simplesmente anota o valor do DADO LARANJA escolhido por você, sendo esse valor a pontuação que você recebe no final da partida por cada valor anotado nessa área.
  • Espaço roxo – O valor do DADO ROXO escolhido por você é anotado e vale como ponto no final da partida, entretanto o próximo valor a ser preenchido precisa ser maior que o valor anterior.

O dado branco é o DADO CORINGA, ou seja, pode ser usado em qualquer área da sua folha.

Além dos bônus que permitem você preencher espaços em outros lugares, alguns bônus permitem você rolar os dados novamente ou pegar mais um DADO naquela rodada.

IMG-20200112-WA0002

A raposa (que é um dos bônus possíveis) permite ao jogador no final da partida receber novamente a sua menor pontuação.

A partida termina depois de jogado o número de rodadas de acordo com a quantidade de jogadores, vencendo quem tiver mais pontos!

Acessibilidade

Como todas as cores estão abertas, ou seja, não existe informação oculta, o jogo não tem restrições para quem tem dificuldade com cores. Só é preciso condição para rolar os dados e fazer pequenas anotações na sua folha de papel, sendo portanto um jogo bem acessível, mesmo para quem possuí eventuais limitações motoras.

Dá para jogar com crianças?

Somente com crianças à partir de 8 ou 9 anos, pois embora a idéia do jogo seja bem simples é necessário fazer boas escolhas e planejar o uso dos bônus de maneira eficiente, pois você eventualmente pode receber diversos bônus na mesma rodada, o que pode deixar a criançada confusa com as possibilidades.

O que achamos do Optimus?

Se você gosta de jogos de rolar dados e escrever, Optimus é obrigatório para você!

O jogo é muito inteligente na idéia de mover os dados com valores inferiores para a bandeja, pois força o jogador a escolher muito bem qual dado ele realmente quer e quais serão retirados naquele momento.

A possibilidade de receber diversos bônus na mesma rodada também é muito legal, pois ao receber um bônus para preencher um espaço em outro local isso pode desencadear uma série de bônus na sequência, o que deixa o planejamento nesse jogo muito bacana e gostoso de ser feito.

À medida que as rodadas avançam os espaços e possibilidades vão diminuindo, deixando o jogo apertado e mais tenso, o que exige um bom planejamento e uso dos bônus de maneira mais eficiente ainda.

Pontos Positivos:

  • Um jogo muito simples na sua idéia principal (é rolar os dados e escolher um)
  • Muito estratégico para fazer aquelas jogadas onde você consegue ganhar diversos bônus com apenas um DADO.
  • Vem com as canetinhas, ou seja pronto para jogar
  • Funciona bem com todos os números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Não possui interação entre os jogadores, é cada um preenchendo sua folha, embora uma escolha ou outra sua pode limitar os demais jogadores.
  • Precisa de uma partida completa para o pessoal pegar o jeito e as possibilidades que o jogo oferece

Optimus é mais um ótimo jogo para quem gosta de jogos de rolar dados e escrever, onde você precisa se planejar, ter bem claro seus objetivos e procurar fazer o melhor uso possível dos dados enquanto tenta usar os bônus da melhor maneira possível, vale muito à pena conhecer se você curte o estilo.

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s