Cartas de terreno do jogo de tabuleiro Shazam

Resgate a princesa e derrote Torak em “Shazam”

Jogo de tabuleiro Shazam

A princesa Elizabeth foi sequestrada…o rei desesperado convoca seus melhores cavaleiros e o mago Shazam para resgata-la das mãos do terrível feiticeiro Torak…

Shazam, da MS Jogos é um jogo de tabuleiro para toda a família, onde você assume o papel de um dos cavaleiros do rei que tem a missão de encontrar pistas das relíquias para enfrentar no final do jogo o feiticeiro Torak.

Como se joga Shazam?

Cada jogador escolhe um personagem (ou sorteiam entre si), os tabuleiros são posicionados no centro da mesa. Cada um coloca um marcador da sua cor nas quatro trilhas do tabuleiro e também na trilha do mago Shazam.

Personagens do jogo de tabuleiro Shazam

Seu objetivo em Shazam é viajar por diversos lugares e comprar pistas dos quatro artefatos que você precisará coletar para a jornada final. Você usa as cartas de terreno para viajar (virando a carta de terreno correspondente) e as cartas de artefatos para comprar pistas (e avançar na respectiva trilha).

Cartas para comprar relíquias no jogo de tabuleiro Shazam

Quando você compra pistas você avança na respectiva trilha e recebe o bônus de onde você parar, o que torna o planejamento do avanço e os bônus muito interessante, pois cada bônus tem um papel fundamental no decorrer do jogo, por exemplo, o bônus do Rei permite avançar mais um espaço em outra trilha e ainda manipular a ordem dos critérios de desempate.

Mapa do jogo de tabuleiro Shazam

O bônus do mago Shazam fornece um avanço na trilha dele, sendo fundamental para melhorar seus artefatos na jornada final.

Trilha de bônus do jogo de tabuleiro Shazam

Cada trilha vai fornecer 3 qualidades de artefatos: Perfeito (valor 3), imperfeito (valor 2) e fragmento (valor 1).

Após todos os jogadores recolherem um artefato de cada, todos vão para a jornada final, onde enfrentarão o feiticeiro Torak, e para isso usarão os artefatos que possuem, que serão comparados com a exigência de cada sala na caverna do Torak.

Tabuleiro do desafio final do jogo de tabuleiro Shazam

Vence ao final quem chegar até a princesa Elizabeth!

Resgatar a princesa Elizabeth é o desafio do jogo Shazam

Em caso de empate existem cinco critérios de desempates que serão considerados na ordem, vencendo a partida quem atingir o primeiro critério.

Critérios de desempate do jogo de tabuleiro Shazam

Acessibilidade

Shazam não depende de cores nem de textos, bastando apenas segurar cartas para jogar (e os jogadores se preferirem pode usar um card holder – aprenda a fazer um aqui), sendo de modo geral um jogo muito acessível.

Dá para jogar com crianças?

SIM! Crianças à partir de 7, 8 anos conseguem jogar Shazam muito bem. Uma adaptação que você pode fazer nas partidas iniciais é não usar os poderes dos personagens e também desvirar as cartas de terreno depois que eles usarem todas.

Cartas de terreno do jogo de tabuleiro Shazam

Essas adaptações permitem que eles entendam melhor o jogo inicialmente e depois você pode se preferir jogar com eles a versão “completa”.

O que achamos do Shazam?

Na nossa opinião Shazam é um dos melhores jogos para família no cenário nacional, pois trata-se de um jogo que oferece um bom conteúdo, com ótimas decisões e escolhas durante a partida e ao mesmo tempo trata-se de uma experiência relativamente simples para novos jogadores ou famílias que não estão acostumadas a jogar.

O jogo tem uma produção bonita, com bons componentes pelo custo apresentado. E ainda o jogo vem com trilhas adicionais que você pode usar para dar uma variada no jogo depois de algumas partidas se desejar.

O jogo acontece em duas fases, sendo que a fase final é a resolução de tudo aquilo que você conquistou na primeira, o que deixa uma tensão no ar à medida que as pessoas avançam (ou vão ficando para trás) até o vencedor ser declarado.

Trilhas adicionais do jogo de tabuleiro Shazam

Pontos Positivos:

  • Um tema leve, simples, agradável e muito acessível
  • Oferece um ótimo nível de desafio para famílias
  • Ótima opção para quem deseja um jogo de tabuleiro familiar, mas que não seja muito simples
  • Boa produção
  • Ótima relação custo x benefício

Pontos de atenção:

  • Por ser um jogo familiar pode não agradar quem deseja um jogo mais denso

Shazam é um grande jogo, num ótimo custo x benefício para você colocar na mesa com a criançada mais velhas, parentes e amigos que não estão tão habituados a jogar, e pode ter certeza que a experiência será muito bacana. É um jogo que merece sua atenção se você quer um título leve e barato mas muito bacana!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?

Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s