
Fat Food é um jogo de cartas muito legal lançado no Brasil pela Retropunk Publicações onde cada jogador vai comer bastante, mas tomando cuidado para não passar mal e ter um ataque cardíaco.
Como se joga Fat Food?
Seu objetivo é ser o jogador mais comilão entretanto sem passar mal e ser eliminado, e para isso você precisar comer os pratos mais pesados e ao mesmo tempo tentar evitar as comidas que fazem mal, pois quem atingir -5 nos marcadores de gordura (corações) está eliminado, a partida termina e os pontos dos jogadores restantes são contabilizados.
O peso da comida é descrito em gramas na carta, e quanto maior o valor mais valiosa será a carta ao final da partida. E a qualidade da comida é indicada pelo coração, onde você pode ter comidas ruins (-1), neutras (0) e boas (+1).

Cada jogador recebe 3 cartas e a partida está pronta para começar.
A primeira fase do jogo é chamada de “Pedidos” onde cada jogador compra uma carta do baralho central e escolhe uma dentre as cartas na sua mão para colocar no centro da mesa com a face virada para baixo, esse local será o “buffet” onde serão servidas as comidas em cada prato, como no exemplo abaixo em uma partida para 4 jogadores.

Depois que os pratos forem dispostos começa a segunda fase do jogo, onde cada jogador pode na sua vez optar por uma ação:
- Cozinhar – O jogador escolhe uma carta da sua mão e a coloca em um dos pratos dispostos no buffet. Essa carta é colocada com a face virada para cima.
- Comer – O jogador pode escolher comer um dos pratos, que significa pegar todas as cartas (inclusive o prato) para ele. Todas essas cartas serão contabilizadas pelo jogador na hora da pontuação, somando primeiramente o valor da gordura (que não poderá atingir 5 ou mais) e caso o jogador não seja eliminado o peso de cada prato é contabilizado.
No exemplo abaixo, o jogador decide comprar esse prato, que contém três cartas abertas mais o prato. Na hora de contabilizar a gordura (corações) você pode eliminar um coração negativo usando uma carta de coração positivo. Nesse caso o jogador poderia usar a carta de sopa (+1) para eliminar outra carta sua.

Quanto um jogador atingir o limite de gordura (-5 corações) a partida é encerrada e os demais jogadores contabilizam o peso dos seus pratos, vencendo quem tiver comido mais, ou seja, mais peso.
No exemplo abaixo, o jogador revelou seu prato e somou o peso das comidas, como ele não havia atingido o limite de -5 corações, ele manteve todas as cartas, somando 450g.

Caso ninguém tenha atingido o limite de gordura, os jogadores mantêm as cartas do prato que comeram separadas e uma nova rodada se inicia. Quando alguém atingir o limite de gordura todos os pratos são somados para verificar o vencedor.
Acessibilidade
É um jogo de cartas, que independe das cores, tendo portanto como única limitação a necessidade de segurar as cartas, que pode ser suprida com um card holder (aprenda a fazer um aqui).
Dá para jogar com crianças?
Apesar do tema diferente é um jogo simples e dá para jogar com as crianças mais velhas, pois é necessário entender a dinâmica do jogo de colocar cartas nos pratos, sabendo inclusive qual foi o prato que você colocou, podendo ser uma carta boa ou ruim.
O que achei do FAT FOOD?
Fat Food é um jogo de cartas leve, para descontrair com os amigos e familiares. Acomoda 6 jogadores o que é um bom número e acontece em partidas rápidas.
É um jogo bem simples, sem nada inovador mas que desempenha bem seu papel.
O lance de cada jogador escolher uma carta e coloca-la no centro da mesa com a face virada para baixo (o buffet) é bacana pois você pode colocar ali uma péssima carta para alguém eventualmente pegar ou colocar uma boa carta e comer esse prato o mais breve possível, deixando um pouquinho de escolha para os jogadores fazerem.
As cartas são de boa qualidade, mas o tamanho da caixa é excessivo, poderia ter sido diminuída pela metade que acomodaria todas as cartas sem nenhum problema.
O que gostei:
- Jogo rápido e de regras simples para descontrair com os amigos e família
- Acomoda até 6 jogadores
- O lance de escolher o prato no início da rodada é muito interessante e dá uma pequena (porém existente) margem de estratégia para cada jogador.
Pontos de atenção:
- O jogo trata de um tema que pode ser sensível para pessoas que já passaram, passam ou possuem conhecidos que possuem problemas cardíacos.
- Tamanho excessivo da caixa
Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!