Get Bit! lançado no Brasil pela editora Conclave é um divertido jogo para toda a família, onde os participantes são piratas, que tentaram um motim em alto mar, que não deu muito certo (aliás, não deu nada certo) e que acabou com todo os revoltosos lançados ao mar.
Os problemas terminariam ai se a jornada até a praia não fosse longa o suficiente para aparecer um tubarão que vai aos poucos devorando os piratas.
Embora possa parecer um tanto quanto perturbador pensar nos piratas sendo devorados, o jogo é bastante simples e divertido, especialmente para a criançada.
Cada partida dura em média 10 a 15 minutos, para 2 a 6 jogadores à partir de 6 anos.
Como se joga Get Bit?
Cada jogador recebe um pirata articulado e algumas cartas, numeradas de 1 a 7. O verso do manual da Conclave é um playmat onde os piratas e o tubarão serão posicionados.
Cada jogador posiciona seu pirata aleatoriamente em uma fileira e o jogo está pronto para começar!
Cada jogador então escolhe secretamente uma carta e coloca-a na mesa, com a face virada para baixo. Todos escolhem simultaneamente e uma vez que todos escolheram as cartas são reveladas, o que vai agora decidir a ordem de movimentação.
A carta de menor valor determina qual pirata será movido para o começo da fileira.
Então, por exemplo, se a menor carta da mesa for um 2 vermelho, o pirata vermelho deve ser colocado no início da fila. Conforme a figura abaixo, ele sairia do último lugar indo para o primeiro.
E todos os piratas são movimentados, seguindo o valor das cartas, do menor para o maior. Caso haja algum empate, aqueles piratas não saem do lugar.
Após a resolução de todas as cartas vem a hora da mordida: O último pirata da linha perde um dos seus membros e pula automaticamente para o começo da linha. Todas as cartas são descartadas, e o pirata mordido recebe de volta todas as suas cartas descartadas, ficando com a mão “cheia” novamente.
O jogo termina assim que restarem apenas dois piratas, sendo o que estiver na frente considerado o vencedor.
O jogo ainda conta com algumas variantes para 2, 3 jogadores, partidas com cartas descartadas abertas ou fechadas e partidas mais longas.
Acessibilidade
O jogo não tem uma grande dependência de cores, embora quem tenha dificuldade de visualizar possa ter algum prejuízo para identificar as cartas já jogadas (caso joguem com a pilha de descarte aberta). Além disso não é necessário segurar cartas, portanto o jogo é bem acessível tanto para crianças quanto para pessoas com daltonismo.
Dá para jogar com crianças?
Sim, porém é um jogo que tem um pouco de blefe, dedução e leitura de mesa, de modo que a criança precisa ter noção desses aspectos para tentar jogar as cartas mais interessantes. Se for um grupo somente de crianças dá para jogar perfeitamente.
O que achamos do Get Bit?
Get Bit! é um jogo bem interessante, rápido, simples e que vai proporcionar muitas risadas na mesa.
A leitura da mesa, do que os outros já jogaram, o blefe e a dedução são componentes presentes no jogo. A quantidade de jogadores é ideal e as partidas serão rápidas, afinal é apenas escolher uma carta.
Alguns pontos para pensar, entretanto: O tamanho da caixa é desnecessário, seria mais interessante se a Conclave tivesse trazido a versão de latinha, bem mais compacta.
Além disso o jogo vem com adesivos para colar nos piratas, mas eles não são interessantes, especialmente por ficarem descolando. Não é essencial, mas existe esse detalhe.
Outro fator é a eliminação de jogadores, mas como as partidas são rápidas isso não é necessariamente um problema.
É o jogo ideal para começar a noite de jogos, ou para apresentar para quem não joga muito ou para jogar com a família, afinal, em Get Bit! você não precisa ser mais rápido que o tubarão, apenas mais rápido que seus amigos 🙂
Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram
[…] Se quiser ler nossa análise completa desse jogo clique aqui. […]
CurtirCurtir
[…] Get Bit é uma corrida para fugir do tubarão e evitar que ele arranque sua perna. Os jogadores contam com a sorte e com a decisão de qual carta jogar para não ficarem por último ao alcance do tubarão. Se quiser ler nossa análise completa desse jogo clique aqui. […]
CurtirCurtir