Jogo de tabuleiro Get Bit

Seja rápido e escape do tubarão no divertido Get Bit

Jogo Get Bit

Get Bit! lançado no Brasil pela editora Conclave é um divertido jogo para toda a família, onde os participantes são piratas, que tentaram um motim em alto mar, que não deu muito certo (aliás, não deu nada certo) e que acabou com todo os revoltosos lançados ao mar.

Os problemas terminariam ai se a jornada até a praia não fosse longa o suficiente para aparecer um tubarão que vai aos poucos devorando os piratas.

Embora possa parecer um tanto quanto perturbador pensar nos piratas sendo devorados, o jogo é bastante simples e divertido, especialmente para a criançada.

Cada partida dura em média 10 a 15 minutos, para 2 a 6 jogadores à partir de 6 anos.

Como se joga Get Bit?

Cada jogador recebe um pirata articulado e algumas cartas, numeradas de 1 a 7. O verso do manual da Conclave é um playmate onde os piratas e o tubarão serão posicionados.

Os pirata no jogo de tabuleiro Get Bit

Cada jogador posiciona seu pirata aleatoriamente em uma fileira e o jogo está pronto para começar!

Os piratas em fuga no jogo de tabuleiro Get Bit

Cada jogador então escolhe secretamente uma carta e coloca-a na mesa, com a face virada para baixo. Todos escolhem simultaneamente e uma vez que todos escolheram as cartas são reveladas, o que vai agora decidir a ordem de movimentação.

A carta de menor valor determina qual pirata será movido para o começo da fileira.

Então, por exemplo, se a menor carta da mesa for um 2 vermelho, o pirata vermelho deve ser colocado no início da fila. Conforme a figura abaixo, ele sairia do último lugar indo para o primeiro.

Jogo Get Bit

E todos os piratas são movimentados, seguindo o valor das cartas, do menor para o maior. Caso haja algum empate, aqueles piratas não saem do lugar.

Após a resolução de todas as cartas vem a hora da mordida: O último pirata da linha perde um dos seus membros e pula automaticamente para o começo da linha. Todas as cartas são descartadas, e o pirata mordido recebe de volta todas as suas cartas descartadas, ficando com a mão “cheia” novamente.

O jogo termina assim que restarem apenas dois piratas, sendo o que estiver na frente considerado o vencedor.

O jogo ainda conta com algumas variantes para 2, 3 jogadores, partidas com cartas descartadas abertas ou fechadas e partidas mais longas.

Acessibilidade

O jogo não tem uma grande dependência de cores, embora quem tenha dificuldade de visualizar possa ter algum prejuízo para identificar as cartas já jogadas (caso joguem com a pilha de descarte aberta).

Além disso não é necessário segurar cartas, portanto o jogo é bem acessível tanto para crianças quanto para pessoas com daltonismo.

Dá para jogar com crianças?

Sim, porém é um jogo que tem um pouco de blefe, dedução e leitura de mesa, de modo que a criança precisa ter noção desses aspectos para tentar jogar as cartas mais interessantes.

Se for um grupo somente de crianças dá para jogar perfeitamente, se houver adultos ai vai realmente depender da criançada para entender a dinâmica.

O que achei do Get Bit?

Get Bit! é um jogo bem interessante, rápido, simples e que vai proporcionar muitas risadas na mesa.

A leitura da mesa, do que os outros já jogaram, o blefe e a dedução são componentes presentes no jogo. A quantidade de jogadores é ideal e as partidas serão rápidas, afinal é apenas escolher uma carta.

Alguns pontos para pensar, entretanto: O tamanho da caixa é desnecessário, seria mais interessante se a Conclave tivesse trazido a versão de latinha, bem mais compacta.

Além disso o jogo vem com adesivos para colar nos piratas, mas eles não são interessantes, especialmente por ficarem descolando. Não é essencial, mas existe esse detalhe.

Outro fator é a eliminação de jogadores, mas como as partidas são rápidas isso não é necessariamente um problema.

É o jogo ideal para começar a noite de jogos, ou para apresentar para quem não joga muito ou para jogar com a família, afinal, em Get Bit! você não precisa ser mais rápido que o tubarão, apenas mais rápido que seus amigos 🙂

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

 

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s