Estive no primeiro dia do Diversão Offline 2018, que aconteceu no centro de eventos São Luis, nas proximidades da avenida Paulista.
Primeiramente a escolha do lugar foi acertadíssima, pela facilidade de acesso via metrô e outros meios de transporte.
Chegando por lá encontrei uma fila e não sei se ficava feliz pela quantidade de pessoas que estavam ali para participar ou triste por esperar alguns minutos para entrar. Felizmente não demorei mais do que dez minutos para entrar.
E ao entrar foi aquele choque!
Embora o espaço não fosse gigantesco, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de coisas que os participantes do evento tinham para fazer ali dentro desses dois dias!
Bateu um pouquinho daquele sentimento de criança dentro de loja de brinquedo, que não sabe o que fazer exatamente dada as possibilidades…
Respire fundo e pensei “calma, afinal você tem o dia todo…”, e resolvi dar uma volta para ver realmente tudo o que o evento tinha a oferecer.
E realmente, estava tudo muito, mas muito bacana!
Todos os estandes bonitos, com atrações, jogos, acessórios e muito bate papo.
E foi nessa volta inicial que descobri que um dia apenas seria pouco, o que acabou sendo verdade no fim das contas.
Mas vamos dar uma olhada no mapa do evento e os lugares onde passamos…
Diversão Offline 2018 – Retropunk Publicações
Encostei ali no stand da Retropunk Publicações e conheci o Tiago e o Guilherme, que me apresentaram um dos próximos lançamentos da empresa, o Boratimê.
Boratimê é um jogo para 2 pessoas onde cada jogador assume o papel de uma torcida que está ali no estádio motivando e empurrando seu time á vitória.
Um jogo muito bacana e interessante, com um tema bem diferente e que apresentou uma partida tensa e emocionante. Fui derrotado pelo Tiago com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o que realmente mostra como o jogo representa bem toda a dinâmica do futebol. Com certeza será um ótimo título para apresentar os jogos de tabuleiro para aquele pessoal que curte futebol.
Diversão Offline 2018 – Mitra Criações
Foi um prazer conhecer a Marta e apreciar os belos jogos da Mitra, com destaque especial para a Jenga gigante, que sempre faz sucesso e chama a atenção, e o Belo Jardim, jogo infantil nacional que acabou ganhando o prêmio Ludopedia 2017.
Além disso eles estavam lançando o ZENER e contaram com a presença do autor, Carlos Seabra.
Diversão Offline 2018 – Meeple BR
Com um dos maiores espaços do evento, a Meeple BR Jogos montou um espaço com bastante mesas para o pessoal aproveitar e claro, com bastante novidade na área. Grande destaque foi a mesa de Colt Express, com sua versão “ampliada”.
Também tivemos mesas com Fireteam Zero, Invasores do Mar do Norte e além dos TRIORA do Michael Alves, que não consegui jogar mas está muito bonito, com um tema bem diferente.. Também foi possível dar uma olhada em um dos lançamentos mais esperados para 2018, o Altiplano.
E eles ainda criaram um espaço para entrevistas, deixando o ambiente com a cara de uma sala de imprensa, e todos que passaram por ali certamente sentiram-se em um lugar de destaque.
Grandes encontros na área de entrevistas da Meeple BR.
Deu também para dar uma olhadinha na expansão do Terraforming Mars, a Venus Next.
Diversão Offline 2018 – Conclave Editora
O espaço da Conclave estava à altura dos jogos que eles apresentaram no Diversão Offline. Muitas mesas, lançamentos e novidades.
Com o belíssimo Tikal e lançamentos como Amun-Re o espaço deles estava sempre cheio. Destaque especial também para o Gnomopolis do Igor Knop e Patrick Matheus, que estava também bem concorrido e não consegui jogar, mas pelo que pude assistir das partidas vale à pena ficar de olho.
Diversos jogos estavam sendo vendidos a ótimos preços, e foi uma grande oportunidade para dar uma incrementada na coleção, com jogos como o Lords of Scotland e o Fruit Salad.
Diversão Offline 2018 – Ludofy Editora
No espaço da Ludofy Creative era possível conhecer o lançamento Peloponnes, um card game muito estratégico e o lindíssimo Indian Summer, do Uwe Rosenberg.
Além disso era possível conhecer outros títulos da editora e bater um papo com o pessoal sempre simpático da Ludofy.
Diversão Offline 2018 – Papergames
Papergames estava com algumas mesas disponíveis para se conhecer algumas novidades, como o LUNA e o Manhattan Project Chain Reaction, mas era outro estande que estava sempre cheio. Bati um papo com o super simpático Edu Cella.
Também foi possível dar uma olhadinha nos próximos lançamentos da empresa, com jogos como Avenue, Viral e Medici entre outros.
Além disso eles estavam com diversos jogos com preços excelentes, e foi uma boa ocasião para quem estava querendo algum título deles (eu mesmo peguei uma cópia do LUNA…).
Destaque especial para os “mimos” que eles sorteavam para quem fizesse uma compra por lá, onde você ganhava alguma promo, como a do Saboteur ou do Bohnanza, entre outras. E para quem é fã do Kingdomino havia a torre para ajudar na retirada das peças e também o castelo da princesa, tudo muito bonito.
Diversão Offline 2018 – Mandala Jogos
Com um dos maiores espaços do evento, a Mandala trouxe muita novidade, com destaque para o Fotossíntese, que lotou o estande, gerando até filas para compra-lo a um preço muito convidativo. Eles apresentaram também alguns títulos infantis muito bonitos como o Jungle Treasure.
Outros dois jogos infantis que serão lançados (esperamos que seja em breve) chamaram bastante a atenção, o Dr. Beaker e o Dr. Microbe.
Também era possível ver a criançada se divertindo com o Dr. Eureka.
Diversão Offline 2018 – Bucaneiros
Com seus ótimos inserts, a Bucaneiros Jogos esteve presente no Diversão Offline apresentando itens para customização de jogos, além de uma belíssima mesa para jogos, onde estava montando um Puerto Rico com diversos itens para deixar o jogo ainda mais bonito.
Era possível encontrar diversos inserts a preços interessantes e uma mesa para jogos de deixar qualquer um de queixo caído.
Diversão Offline 2019 – Ludeka
A Ludeka além de vender diversos itens para quem cria jogos ou desejava dar uma incrementada nos atuais, também disponibilizou algumas mesas para demonstração de jogos, e não perdi a oportunidade de jogar (mais uma vez) o excelente Grasse da super simpática Bianca Melyna e do Moisés Pacheco do Moby Studio
Grasse é um jogo onde você assume o papel de um mestre perfumista que deve procurar os recursos necessários para produzir perfumes, vende-los e também ditar as próximas tendências.
É um jogo muito interessante, que está ficando cada vez melhor e vale à pena ficar de olho pois a previsão de lançamento é ainda em 2018.
Diversão Offline 2018 – Potato Cat
Potato Cat, com a super simpática Samanta e o Kevin Talarico, estavam apresentando a versão final, saindo do forno, do Café Express.
Tive o prazer de joga-lo ali no estande deles, com a ajuda da Samanta na explicação das regras e esclarecimento de dúvidas. O jogo ficou muito bonito e numa qualidade acima da média.
Também era possível conhecer os futuros lançamentos deles, e puder jogar o Sereias, um jogo de cartas familiar que está previsto para 2018 pela Potato.
E tive a felicidade de aprender e joga-lo justamente com os designers do jogo, a Sabrina do Valle e o Jorge Luis. E quando sentei para jogar o Sereias e descobri que a Sabrina era a designer do jogo, tomei um susto, pois havia jogado contra ela mais cedo no Café Express. E para completar a mesa a Bianca Melyna (do Grasse) apareceu por lá.
Sereias é um jogo muito interessante, onde a simplicidade que o jogo aparenta inicialmente esconde opções e decisões interessantes que cada jogador precisa adotar para vencer. A arte do jogo promete, pois parece que será feita em aquarela. Fique de olho!
Diversão Offline 2018 – Geek N Orcs
Conheci o Renato e o pessoal da Geek N’ Orcs e me diverti bastante assistindo uma partida ensinada e jogada por ninguém menos do que o Paulo, do Covil do Jogos.
Ali no estande da Geek tive o prazer de conversar rapidamente com o Paulo, que estava com a família e assistir uma partida do divertidíssimo Melvin VS. Kronk, que é um jogo extremamente divertido. Outro destaque foram os barris verdes que foram usados como mesas que apanharam bastante nas partidas de Melvin.
Diversão Offline 2018 – Área Catarse de Protótipos
Na área de protótipos da Catarse tinha muita novidade, com destaque especial para o Mundus Imperial do José Mendes. Infelizmente não foi possível joga-lo pois a mesa já estava cheia e a concorrência grande, mas o jogo está muito bonito e parece bem interessante.
O Magnanimous do Caetano Foschini estava por lá também, e o jogo está muito bacana.
Fim do dia!
Foi esse meu roteiro no Diversão Offline e como você pode perceber faltou visitar outros estandes, falar com muita gente e jogar e conhecer muita coisa, por isso um dia apenas acabou sendo pouco, mas não improdutivo.
O evento foi realmente ótimo. Super bem organizado, com uma ótima infraestrutura. Pessoal da organização estão de parabéns e que venha o DOFF 2019!
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no
Facebook, Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia