Sonhando com Alice, do designer brasileiro Daniel Alves e publicado pela Histeria Games é um jogo para 2 a 4 jogadores (o 5° jogador pode ser adicionado com a aquisição de um kit) com duração de 30 a 40 minutos.
É um jogo leve, porém longe de ser simplório, que agrada tanto pelo tema quanto pela sua dinâmica.
Como se joga Sonhando com Alice?
Em Sonhando com Alice cada jogador assume o papel de uma criança, que possui uma habilidade especial e deve ao final da partida acumular mais pontos para vencer.
Cada jogador vai pontuar e conseguir benefícios usando uma das seis áreas presentes no tabuleiro. Cada área tem relação com um personagem e terá nela no início de cada rodada uma quantidade de dados alocados ali. Esse é um dos pontos interessantes do jogo, que usa os dados de maneira diferente. Para utilizar essa localidade você precisa pegar os dados que ali estão e de acordo com a quantidade e/ou cor de cada dado a localidade vai lhe fornecer uma vantagem ou pontuação específica, vamos entender cada uma delas:
- O Coelho – Ao utilizar essa localização você andará na trilha do coelho com base
na cor dos dados de acordo a tabela que está no tabuleiro
Portanto se eu pegar no coelho um dado rosa e um dado laranja eu andarei 6 espaços na trilha do coelho.
- A Lagarta – Funciona de maneira semelhante ao coelho, eu pego os dados ali presentes e ando na trilha da lagarta a quantidade de espaços de acordo com a cor de cada dado. Porém na Lagarta existem locais em sua trilha que ao serem atingidos lhes dão bônus (como no exemplo abaixo, onde temos o bônus do gato, da rainha, da Alice e do Coelho)
- O gato – Ao utilizar os dados na área do gato você obtém alguns bônus que o gato oferece de acordo com a quantidade de dados e suas cores. Esses bônus mudam a cada partida.
Nesse caso, se eu coletar 3 dados eu posso escolher 2 bônus do gato, de acordo com a cor dos dados que coletei. Se eu coletar 3 dados, um azul, um preto e um laranja eu poderei escolher 2 bônus, entre o azul, preto e laranja.
- O chapeleiro – O chapeleiro fornece cartas de acordo com a quantidade de dados coletados. Essas cartas terão diversos usos, desde acrescentar um dado a mais durante minha jogada até mesmo cartas que afetam outros jogadores.
- A Rainha – Ao pegar dados na rainha você pode colocar seus soldados em uma das 6 áreas do jogo (as áreas dos personagens). Quem tiver mais influência sobre uma área ao final da partida recebe 4 pontos e quem for o segundo recebe 2. Além disso influenciar uma área pode estar vinculado ao seu objetivo secreto que você recebe no começo da partida.
- Alice – No começo de cada partida você recebe além do seu objetivo secreto um desafio da Alice, que é uma carta com 4 dados listados ali. Quando você vai na Alice e coleta os dados ali presentes você marca esses dados no seu desafio da Alice, e uma vez completo ele valerá a quantidade de pontos indicada na carta. Vejamos um exemplo:
No exemplo abaixo você precisa coletar esses dados para completar esse desafio. Ao coletar os dados na Alice, você pegou dois, portanto você deve marcar os dados coletados na carta usando seus cubos para isso. Se numa próxima rodada você coletar mais dados correspondentes você vai marcando o seu desafio com cubos até finaliza-lo.
Cada jogador coleta os dados de uma localidade na sua vez, todos que estiverem ali (no máximo 6) e caso não tenha coletado 6 dados na sua vez novamente ele coleta dados de outra localidade assim até completar os 6 espaços no seu tabuleiro. Se ele coletar 6 dados de uma vez ele pode usar a habilidade especial do seu personagem.
Existem ainda os cogumelos (cada jogador possui 2) que lhe permitem realocar dados ou re-rolar todos os dados em um determinado personagem.
O jogo termina quando alguém chegar ao final da trilha do coelho, da lagarta, colocar todos os seus soldados no mapa ou mesmo completar 5 desafios da Alice.
Acessibilidade
* Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).
O jogo tem certa dependência de cores, sendo que os componentes de cada jogador são coloridos além dos dados. Então pode ser que alguns jogadores com limitações nessa área podem ter um pouco mais de dificuldade, mas como todas as informações são abertas os demais podem ajuda-lo sem problemas.
Dá para jogar com crianças?
Somente com os mais velhos, a partir de 6, 7 anos, pois o jogo exige que a criançada faça escolhas equilibradas entre os diversos locais do jogo e tente diversificar o máximo suas ações. A manipulação dos dados também é um fator que talvez eles não aproveitem tanto nas primeiras partidas. O que facilita para eles é que todas as informações estão abertas no tabuleiro, ficando fácil a decisão de qual ação realizar na sua jogada.
O que achamos?
Sonhando com Alice tem um tema diferente e bem leve, fugindo da mesmice, é um jogo fácil de ensinar, porém que vai exigir dos jogadores um planejamento e diversificação, pois o jogo quase sempre vai lhe oferecer 6 áreas para você escolher o que mais lhe interessa.
Também vai exigir que os jogadores fiquem atentos às diversas maneiras de se pontuar, pois você pode pontuar na trilha do coelho, nos desafios da Alice, influenciando as áreas e completando seu(s) objetivo(s) secreto.
Sou obrigado aqui a reconhecer que não dei muita atenção ao jogo durante seu financiamento coletivo, com um certo preconceito em relação ao tema, afinal, jogo da Alice não deve ter nada de interessante…e como me enganei!
É um jogo divertido, com diversos caminhos para pontuar, leve, interessante e muito bacana. Não é um jogo pesado, mas vai possibilitar algumas escolhas e decisões interessantes. Já joguei com diversas pessoas e todos entenderam a proposta e se divertiram bastante. É uma boa opção para 2 jogadores e além disso também funciona bem inclusive com crianças, claro que vai demandar um pouco de atenção e paciência, mas é uma ótima opção!
Pontos Positivos:
- Belíssima arte e produção em geral (qualidade dos dados, saquinho, ilustração)
- Leve mas com boas decisões para se tomar ao longo da partida
- Personagens com poderes especiais, que dão uma dinâmica à mais ao jogo
Pontos de atenção:
- O tema pode não chamar a atenção
- Tem uma dose de sorte por conta da rolagem dos dados, que entretanto pode ser controlada com o uso dos cogumelos
Arte bonita, dinâmica um pouco diferente do comum (no uso dos dados), com um tema interessante, com a duração na medida certa, dinâmico, e que vai lhe proporcionar bastante diversão com decisões interessantes, Sonhando com Alice é um jogo brasileiro que se torna obrigatório em qualquer coleção sendo uma ótima escolha.
Parabéns ao Daniel e que venham mais jogos com essa pegada!
Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?
Visite nosso Facebook , Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia
[…] 18 Bohnanza 17 Sonhando com Alice 16 Sushi Go! 16 Dream Home […]
CurtirCurtir
[…] Ontem, no projeto “Um jogo por dia 2018” foi hora de passear pelo país das Maravilhas no “Sonhando com Alice” (se quiser ler nossa análise completa sobre o jogo clique aqui). […]
CurtirCurtir
[…] posição 7862, Sonhando com Alice (leia nossa análise completa sobre ele aqui) está nessa posição por ser um jogo nacional, mas que não faz jus à sua posição no ranking […]
CurtirCurtir
[…] Escrito em 1865 pelo inglês Charles Lutwidge Dodgson sob o pseudônimo de Lewis Carroll, Alice no Pais das Maravilhas conta a jornada de uma jovem que cai em um buraco de coelho por um mundo habitado por estranhas criaturas. O livro inspirou diversos jogos, como Parade e o Sonhando com Alice (se quiser ler nossa análise sobre esse jogo clique aqui). […]
CurtirCurtir