O designer do Pandemic, Matt Leacock, realizou no início de 2016 uma pesquisa a respeito do crescimento dos jogos cooperativos, pois ele desejava saber se esse crescimento era real ou apenas uma percepção dele.
Ele então verificou no Board Game Geek todos os jogos que possuíam a mecânica de cooperação listada. Percebeu-se pois que os números eram constantes até meados do ano 2000.
Ele apresenta o resultado dessa pesquisa listando o número de jogos com o elemento de cooperação:
Depois ele listou o total de jogos por ano:
E por último, dividindo ambos os números obtidos anteriormente ele chegou ao percentual de jogos cooperativos e correlacionando com o ano respectivo foi constatado que o crescimento dos jogos cooperativos a partir de 2009 era real.
Antes do lançamento do Pandemic os jogos com elementos cooperativos ficavam entre 2% e 4% e por volta de 2015 esse percentual já estava na casa dos 12%.
Embora essa comparação seja somente por títulos e não por venda ela mesmo assim indica um crescimento desse tipo de jogo. Além disso seria interessante como o próprio Matt disse levantar esse tipo de informação para outros tipos de mecânicas, como alocação de trabalhadores, construção de baralhos, etc, para perceber essas tendências.
E você, concorda com as conclusões do Matt? Acha realmente que os jogos cooperativos estão ganhando uma fatia cada vez maior no mercado?
Se quiser ler o artigo original (em inglês) clique aqui
Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro no