Flip City é um jogo baseado na mecânica de construção de baralho (deck Building) e seu objetivo é construir a melhor cidade que tenha oito pontos de vitória ou dezoito cartas na mesa (caso você tenha jogado na mesa a carta “loja de conveniência”).
Já de cara, podemos destacar que Flip City se sobressai por ser um jogo com relativamente poucas cartas (86) para um jogo de construção de baralho, e além disso, ele tem uma maneira muito peculiar de ser jogado.
Cada jogador começa com um baralho de nove cartas, e deve embaralhar as cartas e segura-las na mão formando uma única pilha, onde o jogador só pode ver a carta que está no topo, ou seja, a única informação que o jogador dispõe no momento da sua jogada é a carta do topo do baralho.
Isso gerou muita controvérsia, pois algumas pessoas se sentiram incomodadas com essa questão, já que se você acidentalmente ver as cartas na sequência isso influencia nas suas decisões.
Um exemplo disso é que você não pode jogar na sua mesa três cartas com a carinha de insatisfação, se isso ocorrer você perdeu a rodada e deve mover todas as cartas para o descarte, e isso pode ser influenciado caso você veja as próximas cartas indevidamente.
Outro ponto que chamou bastante atenção é que as cartas são dupla-face, ou seja, durante o jogo você vai virando as cartas do seu baralho para obter melhorias.
Se acidentalmente você virar alguma carta ou deixar cair alguma e não lembrar em qual lado estava isso também pode comprometer.
Deixando esses detalhes à parte, o jogo é bem simples. Cada jogador dispõe do seu baralho inicial e na sua vez começa a alocar as cartas na sua mesa. Cada carta possui:
- Nome da carta
- Custo de aquisição (quando custa para comprar aquela carta para seu baralho)
- Insatisfação
- Dinheiro que ela gera
- Custo para virar
- Efeito
- Pontos de vitória
Nem todas as cartas tem insatisfação e pontos de vitória, e nisso consiste o aspecto de sorte do jogo, pois você nunca sabe qual a próxima carta e caso atinja 3 insatisfações sua rodada terminou!
Portanto você começa colocando carta após carta na sua mesa e pode parar no momento que quiser. Caso você decida parar, as cartas na mesa vão lhe dar uma quantidade de dinheiro e com esse dinheiro você tem algumas possibilidades:
- Comprar uma carta do estoque e coloca-la na sua pilha de descarte
- Virar, ou seja, virar uma carta que está na sua pilha de descarte pagando o custo dela.
- Desenvolver, comprando uma carta do estoque e pagando também seu custo para ser virada.
A nova carta vai para sua pilha de descarte, bem como todas as cartas que você jogou na mesa. Quando terminarem as cartas da sua mão você embaralha seu baralho novamente e começa o processo de ir colocando as cartas na mesa.
Vence que atingir 8 pontos ou caso tenha na mesa a loja de conveniência consiga jogar 18 cartas.
Flip City é um jogo muito legal, se você não se incomodar com os aspectos de segurar as cartas na mão empilhadas e tomar cuidado com as cartas para não vira-las.
O jogo tem bastante sorte e alguns efeitos permitem que você atrapalhe a vida dos seus amigos (como o apartamento e a usina elétrica) entretanto muitas vezes o custo para isso não vai compensar.
Não é aquele tipo de jogo que vai ter um lugar de destaque na sua coleção, mas é divertido e relativamente rápido. O jogo também já vem com uma expansão, que se trata de um conjunto de cartas extra, chamada escritório.
Além disso ele possui um modo solo, que me pareceu fácil, mas interessante para ajudar você a compreender o funcionamento do jogo. O modo solo usa apenas 25 cartas, dá para levar a qualquer canto e jogar tranquilamente.
O jogo tem uma produção muito boa, as cartas e a caixa de excelente qualidade, e outro ponto de destaque é que as cartas cabem na caixa mesmo com sleeves.
O manual é bem tranquilo pois afinal o jogo não tem uma grande complexidade.
O tema do jogo é irrelevante no sentido de que você não se sente construindo realmente uma cidade, mas isso não compromete o jogo em si ao menos que a questão do tema seja realmente um ponto fundamental para você.
Vale a pena experimentar, talvez você não goste de alguns aspectos do jogo, mas pelo preço e facilidade de aquisição (afinal foi lançado recentemente no Brasil pela PaperGames) ele merece pelo menos algumas partidas!
Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa?
Visite nosso Facebook , Pinterest, Instagram, BLOG e Ludopedia
[…] Flip City – Construa sua cidade! 15 de junho de 2016 […]
CurtirCurtir
[…] nova versão do Flip City da TMG que veio ao Brasil pela Papergames (leia nossa análise sobre ele aqui). Flip City Wilderness contará com quatro cartas que poderão ser adicionadas ao Flip City […]
CurtirCurtir
[…] Flip City (Papergames) – Um deck building diferente de construção de uma cidade, de 1 a 4 jogadores, onde as cartas que estão na mão não podem sair da ordem que estão e são reveladas uma a uma, possibilitando ao jogador parar sua jogada ou continuar arriscando. (Leia nossa análise sobre ele aqui) […]
CurtirCurtir
[…] Mesmo na correria essa semana conseguimos jogar um jogo que já estava um tempinho parado aqui, o Flip City (se quiser ler nossa análise sobre ele clique aqui). […]
CurtirCurtir