
Gerard Ascensi e Ferran Renalias tiveram uma idéia brilhante mas muito desafiadora: Criar um jogo de tabuleiro sobre um dos maiores compositores de todos os tempos retratando o término de sua obra após seu falecimento e tornar esse jogo com um tema bem diferente interessante.
E conseguiram ao criar o Lacrimosa lançado pela DEVIR que te coloca no papel de um dos patrocinadores para terminar a última obra inacabada de Mozart.
O jogo ficou lindo e sensacional e essa semana eles passam aqui respondendo minhas 3 perguntas, vem conhecer um pouco mais sobre eles!
Gerard e Ferran por que jogar?
Gerard: Porque é divertido. E não tem tantas coisas divertidas que eu posso continuar fazendo quando sua filha já tem 16 anos e com seu pai em casa que te permita se concentrar por duas horas, gritar com seus amigos e com pessoas que acabou de conhecer e saber que depois de 30 minutos ou 6 horas você passou um tempo legal (especialmente se ganhou).
Ferran: É uma boa maneira de exercitar a mente, compartilhar momentos com pessoas que gostamos e aproveitar bem esse tempo.
Creio que devemos romper o mito de que jogo é uma coisa de crianças: Não deixar que o DNA lúdico que temos dentro de nós desapareça.
Por que criar jogos?
Gerard: Porque eu gosto de saber como funcionam as coisas por dentro.
Criar um jogo que funciona para mim é uma atividade muito interessante. Tem uma pegada artesanal que é muito gratificante quando começa com a idéia do jogo que você quer e pouco a pouco vai colocando os detalhes, tirando e polindo para que o jogo flua e seja interessante.
E tem uma parte de análises que é muito interessante para entender quando os jogadores gostam, buscar o que funciona e aquilo que está falhando.
Ferran: Depois de muitos anos jogando jogos de tabuleiro chegou um momento onde bateu a inquietude de criar algo:Começou com minha associação criando uma expansão do Carcassonne para um torneio que organizamos anualmente e que aqui foi um caminho pequeno mas com passos bem sólidos.
A criação de jogos para mim é um espaço para desenvolver minha criatividade podendo mesclar todas as mecânicas que se leva em uma mochila para criar uma poção com uma aroma temático e que ao toma-la vai transporta-lo para uma experiência de jogo tranquila e prazerosa.
Eu gosto de mesclar matemáticas com narrativas, dois aspectos que podem à princípio parecem antagônicos mas que podem conviver perfeitamente no caminho da criação.
Um jogo especial para você e porquê

Gerard: Taj Mahal porque foi o primeiro jogo onde notei como era importante gerenciar bem os tempo e decidir quando apostar e quando não.
Com pouquíssimas regras cria muita tensão na partida. E eu descobri depois jogos que também tem essas idéias e alguns são até melhores porém esse foi o primeiro onde vivenciei isso.

Ferran: Kingdom Builder foi o primeiro jogo onde vi o conceito de variabilidade em seu maior esplendor. Esse jogo muda radicalmente a forma de desenvolver sua partida simplesmente com uma combinação de 3 entre 10 cartas de objetivos.
Uma autêntica maravilha e paradigma de jogo elegante e bem desenhado.
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