Jogo de tabuleiro Bitoku

Bitoku uma jornada emocionante cheia de estratégias e escolhas para você

BITOKU e o caminho da sabedoria

Numa época ancestral, já esquecida pelo homem, um Grande Espírito vivia na floresta.
A sua mera presença imbuía tudo de vida, abundância e paz. Terminado o seu tempo na
Terra, o Grande Espírito irá embora, para nunca mais voltar. Então, um espírito Bitoku,
digno de tomar o seu lugar, surgiria para preservar a harmonia da floresta.

Já deu para perceber pelas primeiras palavras do manual que BITOKU lançado pela DEVIR tem um tema muito presente e que você certamente vai te colocar em contato com Mitamas, Yōkais, Kodamas e peregrinos em um jogo super estratégico para 2 a 4 jogadores em uma viagem para se tornar o grande espírito da floresta.

Como se joga Bitoku?

Cada jogador recebe seu tabuleiro individual, conjunto de peças e cartas iniciais.

Organize seu tabuleiro posicionando seus dados, construções e peregrinos.

O tabuleiro central (que é grandão) é posicionado com todas as peças e cartas correspondentes, você posiciona seus kodamas no tabuleiro e também seu marcador na trilha de pontuação e ordem de turno.

Eu vou não explicar as regras mas sim tentar dar uma visão geral de como o jogo acontece.

Bitoku se passa em 4 rodadas representadas pelas estações do ano e em cada rodada você realiza suas ações até não ter mais nenhuma disponível.

Bitoku ele é essencialmente um jogo simples porque suas ações são relativamente fáceis de entender e realizar. O que faz dele um jogo mais complexo são as possibilidades e escolhas que você tem à sua disposição.

Na sua vez você tem as seguintes ações disponíveis:

  • Colocar uma carta que você tem mãos em um dos 3 espaços disponíveis no seu tabuleiro, ao fazer isso você libera o dado daquele espaço e também recebe o bônus indicado na carta.
  • Se você já tiver algum dado desbloqueado você pode posiciona-lo nos espaços da floresta, que são 5 e cada espaço fornece um bônus de acordo com o valor do dado
  • E se você já tiver um dado em um dos 5 espaços da floresta você pode move-lo para um espaço à frente dele, cruzando o rio e nesses espaços você escolhe uma das ações disponíveis ali.
Jogo de tabuleiro Bitoku
Escolha com sabedoria um dos 5 espaços da floresta…

Então sua rodada termina quando você não tiver mais ações para fazer (colocar uma carta no tabuleiro, colocar um dado na floresta, mover um dado da floresta para o outro lado do rio).

Como você tem 3 espaços para baixar cartas e 3 dados para posicionar você realiza uma média de 6 a 9 ações pois para cruzar o rio o espaço do outro lado precisa estar disponível.

Olhando por esse aspecto o jogo é simples, é baixar uma carta ou posicionar / mover um dado na sua vez.

O que traz toda a complexidade para o jogo são as possibilidades de escolha. Começando pelas cartas que você possui e que você pode adicionar novas ao seu conjunto no decorrer da partida.

Além disso cada espaço na floresta tem possibilidades diferentes, como construir edifícios, recolher recursos, movimentar seus peregrinos, conseguir peças de libélulas e mitamas (que podem ser combinadas) entre outras coisas.

Ao cruzar o rio novas possibilidades se abrem como comprar novas cartas de Yokais (são essas cartas que ficam na sua mão e são baixadas no seu tabuleiro) comprar cartas de Bitoku que formam um caminho ao lado do seu tabuleiro individual e fornecem bônus além de mais ações como posicionar peregrinos ao lado das rochas que são peças que dão pontos ao final da partida.

Acho que você já percebeu que Bitoku oferece muitas escolhas para cada jogador e justamente nisso que mora a complexidade do jogo em decidir pelas melhores escolhas entre as disponíveis.

Os Mitamas e as libélulas se unem para ajuda-lo!

Assim que todos os jogadores passarem a rodada é encerrada, os componentes e cartas são reorganizados, o marcador de rodada é movimentado e uma nova rodada inicia.

Ao final da quarta rodada os pontos são contabilizados de acordo com os espaços liberados no seu tabuleiro, de acordo com a quantidade de cartas Bitoku diferentes e também as cartas de visão vencendo quem tiver mais pontos de virtudes!

Acessibilidade

Bitoku não exige a distinção de cores de maneira direta pois cada jogador possui seu conjunto de peças porém todas as informações são abertas e os demais podem auxiliar quem precisar.

Construir é fundamental…

Os jogadores precisam manusear algumas cartas e um card holder pode ser necessário, além disso muitas peças são colocadas no tabuleiro central e pode ser necessário auxílio em caso de alguma limitação motora.

Dá para jogar com crianças?

JAMAIS! Bitoku é mega colorido e bonitão mas não é de modo algum um jogo para a molecada.

Com a quantidade de possibilidades e escolhas até os mais experientes terão um desafio para escolher seu caminho durante o jogo quanto mais a molecada.

Se você precisa de um jogo mais adequado para a molecada pode dar uma olhada na minha lista de jogos infantis AQUI e deixe o Bitoku para a galera mais velha se divertir, a criançada agradece!

O que achei do Bitoku?

Bitoku da DEVIR é um jogo diferente porque ele tem um tema super presente!

Na leitura do manual você descobre que tudo está amarrado ao tema tanto que é super comum você se pegar pensando em coisas do tipo “mas onde ficam as forjas ou as terras de Yomi”?

São muitas escolhas!

E tudo isso embora muito legal pode causar uma impressão inicial errada pois ele pode parecer mais difícil do que é justamente porque o tema está em todo canto.

Outro ponto é que assusta no momento inicial é o tabuleiro super colorido e a quantidade de componentes.

Eu confesso que na montagem do jogo para aprender ficava bem em dúvida de como as coisas funcionariam visto que o tabuleiro parece cheio de opções que não ficam tão claras assim no início.

Vai um Yokai ai?

Mas ao decorrer das partidas você percebe que tudo se encaixa e que o jogo realmente foi pensado em termos de uma experiência completa entre o tema e as escolhas que cada jogador tem disponível.

O jogo ainda vem com um encarte de apoio para cada jogador mostrando todos os símbolos das cartas e do tabuleiro o que facilita demais a vida já que você pode adiantar sua vida fazendo escolhas e tirando as dúvidas.

O que gostei:

  • Produção mega caprichada da DEVIR no jogo onde tudo foi feito com esmero!
  • Simplicidade nas jogadas mas complexidade nas escolhas onde você pode seguir por caminhos bem diferentes
  • Interação entre os jogadores na medida certa pois a ocupação de espaços é fundamental e em certos momentos só um jogador vai ficar com aquele local
  • Funciona bem com vários números de jogadores

Pontos de atenção:

  • Ele tem muitas escolhas e quem demora para se decidir vai sofrer um pouco
  • O tabuleiro bem colorido pode dar uma impressão errada no início mas não imagino que isso seja um problema para a maioria das pessoas porém se você curte um design mais clean ou minimalista pode ficar complicado.

BITOKU da DEVIR é aquele jogo cheio de escolhas e decisões onde você precisa decidir seu rumo, tentar aproveitar as oportunidades e fazer um pouquinho de tudo.

Se você curte jogos bonitos (na minha opinião), bem estratégicos onde o tema está super presente te convido a conhecer o Bitoku e experimentar um jogo gostoso, cheio de decisões difíceis e que vai deixar um gostinho de testar novos caminhos.

No meu Instagram tem o melhor sobre os jogos de tabuleiro para VOCÊ!

Deixe um comentário