Chaparral, enfrente os desafios do velho oeste com sua família

Jogo de tabuleiro Chaparral

O Velho Oeste não é para qualquer um!

Mas você que é destemido e ousado deseja fortuna e fama negociando com mineradores, comerciantes, banqueiros, o prefeito e até mesmo com forasteiros e colonos em Chaparral o próximo jogo da MS Jogos em financiamento coletivo.

Chaparral é um jogo para 2 a 4 jogadores onde você busca mais fama e prestígio em um jogo onde seu planejamento e esperteza são fundamentais para vencer.

Como se joga Chaparral?

Cada jogador recebe seu conjuntos de meeples e marcadores da sua cor, o tabuleiro é posicionado, bem como as fazendas, fichas de índios, colonos e também as cartas de objetivos de acordo com a quantidade de jogadores e a partida pode começar.

Jogo de tabuleiro Chaparral

Seu objetivo em Chaparral é completar o número de objetivos de acordo com a quantidade de jogadores e esses objetivos exigem diversos recursos e condições, como por exemplo ter colocado todos os seus marcadores de influência no tabuleiro.

O jogo vem com 16 objetivos sendo que alguns deles acabam tendo elementos em comum o que te dá algumas idéias de caminhos para seguir.

Jogo de tabuleiro Chaparral

E durante a rodada os jogadores se revezam posicionamento seus trabalhadores em DOZE espaços no tabuleiro principal que proporcionam muitas possibilidades!

Cada espaço fornece UM benefício e te permite colocar no tabuleiro UMA ficha de influência em um dos locais ali presentes.

O espaço que você ocupar indica em quais locais do tabuleiro você pode colocar sua influência sendo ela importante tanto para receber dinheiro com certos personagens (como o banqueiro) quanto para cumprir certos objetivos (como a carta de objetivo “Influência”).

E o grande barato (e desafio) do jogo é justamente essa parte de usar os personagens de acordo com sua necessidade e também para influenciar lugares que você ainda não tinha feito.

No tabuleiro principal você VAI escolher entre 12 personagens que fornecem muitas possibilidades, por exemplo, você pode interagir com o minerador para conseguir OURO e FERRO e depois usar esse ferro para construir ferrovias com o Chefe da Ferrovia e usar o ouro para cumprir algum objetivo onde ele é necessário.

E são realmente muitas possibilidades e caminhos que o jogo oferece, afinal são 16 objetivos (alguns com certos elementos em comum) e 12 personagens que fornecem os recursos que você precisa, mas sempre de olho nos adversários que certamente escolherão os locais mais interessantes, pois a cada rodada surgem imprevistos criados pelas cartas de evento.

Conseguir ouro e ferro, contratar colonos e vaqueiros, comprar fazendas e negócios, construir a estrada de ferro e vender suas produções no mercado e até mesmo hospedar políticos na sua fazenda são alguns dos caminhos que o bacana Chaparral proporciona.

É no mercado que você ganha dinheiro!

O jogo prossegue com os jogadores alocando seus trabalhadores a cada rodada até alguém atingir o número mínimo de objetivos ou acabarem as cartas de diligência vencendo quem tiver mais objetivos.

Acessibilidade

Chaparral depende da identificação das cores das suas peças no tabuleiro para saber em quais áreas você possui influência, porém como essa informação é aberta os demais jogadores podem auxiliar.

É necessário manipular alguns componentes mas eventualmente isso pode ser feito com a ajuda dos demais, dessa maneira Chaparral é acessível mesmo para quem tiver alguma restrição de mobilidade ou algum grau de daltonismo.

Dá para jogar com crianças?

Por conta das inúmeras possibilidades que o jogo oferece ele não é uma opção indicada para a criançada, só para os maiores à partir de 12, 13 anos.

O jogo ele não é complexo em termos de ações que o jogador pode fazer mas a grande variedade de caminhos e objetivos certamente deixarão a molecada perdida.

O que achei do Chaparral?

Jogos com essa idéia de alocar trabalhadores em espaços e receber os benefícios são meus favoritos e o Chaparral da MS Jogos me surpreendeu bastante de modo positivo.

Primeiro porque o tema é super casado com o jogo, então faz todo sentido você interagir com os diversos personagens para conseguir o que precisa.

Se você visitar o “Saloon” vai receber dinheiro (talvez ganho em uma partida de pôquer?) e também um vaqueiro (que estava por lá sem trabalho), ou se procurar o general Custer (lendária figura da guerra civil americana) consegue retirar os apaches das suas fazendas.

Jogo de tabuleiro Chaparral

O grande ponto de atenção com o jogo é a quantidade de objetivos que pode deixar os jogadores um pouco perdido nas primeiras partidas e a única maneira de resolver isso é jogando e se familiarizando com eles.

O que gostei:

  • A proposta do jogo casa super bem com o tema, deixando a partida mais fluida.
  • As ações fazem bastante sentido com o tema e o jogo tem muita variedade de caminhos para o jogador decidir suas estratégias.
  • Em duas pessoas tem uma dinâmica de bloquear espaços deixando a partida bem interessante para quem curte dar aquela cutucada no adversário.

Pontos de atenção:

  • Como o jogo tem muitos objetivos é natural se sentir meio perdido no início, e se você gosta de jogos onde cada um segue o seu caminho pode ser que Chaparral não seja para você, afinal quem fizer o objetivo primeiro leva.

Eu gostei bastante do Chaparral, ainda mais considerando que a expansão “Pelo Oeste” traz mais personagens e recursos sem deixar o jogo complicado, perfeito para dar aquela variada mas lembrando que o jogo base já ótimo na minha opinião.

Chaparral da MS Jogos entra em financiamento coletivo agora em Setembro de 2022 sendo uma excelente oportunidade para você conhecer mais um jogo muito interessante com um tema legal e caminhos diferentes para você tentar vencer…

Então prepare o chapéu e venha para o mundo de….Chaparral!

Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Deixe um comentário