
Já imaginou você montar uma equipe de aventureiros, explorar lugares, enfrentar monstros e coletar itens em um jogo de cartas rápido e bem interessante?
Essa é a proposta do Monstros e Tesouros um lançamento independente do Luiz Roberto Kotze onde você tem um jogo de cartas com monstros, heróis e muitas aventuras.
Como se joga Monstros e Tesouros?
Cada jogador monta sua equipe de 3 heróis escolhidos e já de cara percebe-se todo o cuidado com a quantidade de heróis afinal o jogo vem com muitas cartas o que possibilita muita variedade nas escolhas e também nas combinações.
Depois de escolhido os heróis você compra 6 cartas que serão usadas durante o combate com os monstros.

Em seguida o jogador inicial abre uma carta de terreno e decide se vai explora-lo ou não. Explorar um terreno significa enfrentar os monstros que aparecerão ali de acordo com a indicação do terreno.
Uma vez com o terreno escolhido os monstros são dispostos para o combate contra o jogador da vez, mas um detalhe muito bacana é que os monstros são controlados pelo jogador adversário, usando suas cartas.
Cada herói do seu grupo faz uma ação que pode ser comprar ou jogar cartas, além de usar habilidades do personagem.

Os combates são bem simples onde a soma do poder do grupo mais a rolagem de um dado é comparada com o poder dos monstros (com um dado rolado também) vencendo quem tiver o mais valor.
O vencedor fere um membro do grupo oposto (herói ou vilão) e mais uma rodada se inicia. Se não houver mais monstros vivos o grupo de heróis vence e pode usar os pontos de tesouros acumulados para comprar tesouros que são itens e equipamentos.
Além disso os monstros derrotados podem conceder pontos de evolução para algum dos seus heróis, deixando-o mais forte e preparado para os próximos combates.

O jogo vem com diversos modos de jogos, sendo possível jogar pela conquista de um número determinado de terrenos para vencer (5 por exemplo), um contra os demais, modo arena onde os jogadores travam combates e o próprio autor inclusive encoraja a criação de modos diferentes afinal o jogo é bem flexível.
A partida termina quando um jogador atinge o critério estabelecido para aquela partida, sendo ele o vencedor.
Acessibilidade
O jogo não depende da identificação de cores ou manipulação de muitos componentes, sendo portanto um jogo bem acessível.
Uma alternativa para quem tiver dificuldades em segurar cartas é o uso de card holders.
Dá para jogar com crianças?
SIM, porém é necessário organizar tudo e ter paciência pois são alguns detalhes que a criançada não está acostumada a lidar e também eles não estarão habituados com todas as cartas e efeitos, que são muitas.
Então a criançada à partir de 8, 9 anos com um adulto terá uma experiência divertida. Só fique atento às ilustrações do jogo que não são pesadas mas podem deixar os pequenos assustados e como você não precisa usar todas as cartas pode fazer um filtro sem problemas.

O modo ideal na minha opinião é jogar com a molecada em modo campanha e já distribuir um ou dois itens para cada jogador, deixando os times mais fortes.
Esse modo campanha ainda permite a criação de alguma história e até mesmo o trabalho em equipe entre os jogadores o que pode ser uma alternativa bem interessante.
Mas de modo geral dá para jogar com eles, só precisa de paciência e uma boa organização para criar uma experiência legal com o jogo.
O que achei do Monstros e Tesouros?
Monstros e Tesouros é um projeto independente do Luiz Roberto que realizou o financiamento coletivo com sucesso no final de 2021.
O jogo vem (literalmente) com muitas cartas, são 400 cartas entre personagens, monstros, itens, tesouros, terrenos e cartas de ação e tudo isso para criar a experiência de uma partida onde você enfrenta monstros e consegue itens para equipar seus personagens além de melhorar as habilidades deles.
Tudo isso dito eu digo que o jogo é bem interessante por trazer essa proposta em um jogo de cartas relativamente rápido porque é necessário um certo preparo para entender as idéias do jogo que não são complexas mas demandam de certa atenção.

São necessárias algumas partidas para tanto assimilar a iconografia do jogo e o texto das cartas (são muitas cartas) mas nada que 2 ou 3 partidas já criem um entendimento tranquilo do jogo.
O que gostei:
- Muita variedade proporcionada pela grande quantidade de cartas
- Toda a sensação de progresso dos seus personagens em um jogo de cartas
- Coisas legais como itens e melhorias para você equipar seus heróis
- Muitas possibilidades de jogo que são possíveis especialmente com crianças
- Ilustrações muito bacanas
Pontos de atenção:
- São necessárias algumas partidas para assimilar as idéias do jogo
- É aquele jogo que embora mais tranquilo não chega a ser casual, pois você melhora sua experiência com o jogo à medida que conhece mais as cartas
Monstros e Tesouros do Luiz Roberto foi uma grata (e diferente) surpresa de um jogo nacional com uma idéia legal, que cumpre bem sua proposta e que vai agradar demais quem curte essa idéia de evoluir e equipar seus personagens durante a partida.
Aproveite então para montar aquela equipe cascuda de heróis e se preparar para explorar alguns túneis abomináveis, um monastério misterioso ou aquela torre arcana no alto da montanha…
Inscreva-se no meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

