
Você foi convocado pelo Czar para trabalhar na construção de um ousado projeto, uma nova Catedral, em RED CATHEDRAL da DEVIR você precisa construir a catedral da maneira mais eficiente para receber o favor do Czar em um jogo para 2 a 4 jogadores.
Como se joga RED CATHEDRAL?
Cada jogador recebe seu tabuleiro com os ornamentos e suas bandeiras que são ali posicionadas.

O tabuleiro central é posicionado com os dados e as fichas de recursos por espaço, além das cartas de bônus que mudam à cada partida.

As cartas da catedral são posicionadas de acordo com a quantidade de jogadores e a carta sorteada para aquela partida, sendo que à cada partida a catedral poderá ser diferente de acordo com a carta sorteada.

Seu objetivo é construir a catedral, receber pontos por isso e também ter a maioria na catedral ao final da partida o que rende preciosos pontos extras.
O jogador no seu turno pode realizar UMA de TRÊS ações, que são:
- Reclamar uma área da catedral para construir – Você posiciona uma das suas bandeiras ali indicando que está trabalhando naquela sessão.
Quando faz isso a ficha de bônus que está ali pode ser posicionada no seu tabuleiro mediante o pagamento e sempre que usar o dado daquela cor (do espaço) recebe o bônus da ficha que está ali.

- Enviar recursos para a catedral – Outra ação possível é enviar recursos para quaisquer áreas da catedral que você está construindo.
Você pode enviar até TRÊS recursos por vez, distribuídos como quiser. Se completar uma área você recebe pontos e/ou dinheiro indicados ali e vira aquela área, indicando que ela está completa.
Você pode também enviar recursos para construir ornamentos como portas, janelas e uma cruz, que além de renderem pontos contribuem para a contabilizar maioria em cada área da catedral.

- Coletar recursos – É com essa ação que você recolhe os recursos que precisa. Para isso você escolhe um dado do tabuleiro central o movimenta na quantidade de espaços indicados pelo dado sentido horário.
Onde o dado parar você recolhe os recursos ali na quantidade de recursos vezes a quantidade de dados ali.
No exemplo abaixo o dado branco parou no espaço do recurso OURO e o jogador recebe UM OURO (1 ouro x 1 dado), se houvesse mais dados ele receberia mais ouro.
Todos os dados no espaço são rolados novamente.

Além disso cada grupo de espaços no tabuleiro oferece um bônus que o jogador opcionalmente pode usar, como trocar, comprar, vender recursos entre outros.
O tabuleiro de cada jogador tem uma quantidade limitada de espaços para recursos, e à medida que você reclama áreas para construir mais espaço é liberado chegando ao máximo de 10 espaços.
O jogo prossegue até que um jogador finalize todas as suas construções.
Após o término da última rodada verifica-se quem tem maioria em cada torre da catedral. Cada sessão construida vale 2 pontos e cada ornamento vale 1 ponto.
A pontuação recebida depende da quantidade de jogadores e após cada um receber os pontos pela maioria na catedral quem tiver mais pontos é o vencedor.
Acessibilidade
O jogo não tem dependência direta de cores visto que todas as informações são abertas.
Os recursos possuem formatos diferentes e em caso de alguma dúvida os demais jogadores podem auxiliar.

Não existe muita manipulação de componentes, com exceção dos recursos que são posicionados no tabuleiro individual.
Dá para jogar com crianças?
Somente com os mais velhos, pois o jogo exige um pouco de planejamento.
Com crianças à partir de 10 anos que já estão acostumadas a jogar é excelente justamente por proporcionar uma experiência bacana que envolve planejamento e tomada de decisões.
O que achei do RED CATHEDRAL?
RED CATHEDRAL da DEVIR faz jus a todo o burburinho causado pelo seu lançamento!
O jogo traz muitas opções e decisões interessantes que o jogador precisa tomar, como quais sessões construir, o tempo certo para enviar os recursos e saber movimentar os dados para conseguir recursos de modo mais eficiente.

Tudo isso pode assustar num primeiro momento, mas são apenas 3 ações disponíveis que o jogador tem e escolhe apenas 1, facilitando o planejamento e deixando o jogo bem assimilável.
O que gostei:
- Diversidade na montagem inicial da catedral e bônus no tabuleiro central dão uma variedade legal.
- Os recursos, cada um em uma forma diferente, incluindo as pedras preciosas dão um charme especial
- Um jogo compacto mas extremamente bonito
- Aquela sensação gostosa de progresso ao construir e necessidade de buscar espaços para ter maioria
- O jogo ideal para quem procura uma boa dose de estratégias e possibilidades sem ficar um jogo muito pesado, demorado ou cansativo
- Mais fácil e rápido do que parece, o que é um ponto positivo para quem busca partidas um pouco mais rápidas e com bastante estratégia
Pontos de atenção:
- Como existe a pontuação pela maioria na catedral quanto mais pessoas fica mais interessante, mas de modo algum fica um jogo ruim em duas pessoas, somente mais disputado com mais pessoas.
RED CATHEDRAL merece toda a atenção que anda recebendo, pois em uma pequena caixa você tem muitas decisões para tomar e elementos legais para considerar, vale à pena conhecer!
SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!
[…] a minha indicação é o excelente RED Cathedral (leia minha resenha sobre ele aqui) onde você assume o papel de construtor de um dos pedaços da Catedral do […]
CurtirCurtir