Jogo de tabuleiro Sherlock 13

Sherlock 13, frite seus miolos nessa investigação

Jogo de tabuleiro Sherlock

Seja o primeiro a desmascarar o verdadeiro culpado…

Você já jogou DETETIVE?

Aquele clássico jogo de tabuleiros onde você precisa andar pela mansão buscando pistas para desvendar o assassino? SHERLOCK 13 da Grok Games traz a mesma idéia de jogo (como boa parte dos jogos que envolvem o famoso detetive Sherlock Holmes) em um jogo rápido e muito dinâmico para 2 a 4 detetives.

Como se joga Sherlock 13?

Uma carta de suspeito é colocada no centro da mesa com a face para baixo e as demais cartas são distribuídas entre os jogadores, que recebem também um escudo e uma folha para anotação das pistas.

IMG-20200420-WA0004

Os jogadores então fazem perguntas até um jogador descobrir o culpado (de acordo com a carta no centro da mesa) ou se todos errarem seus palpites restando apenas um jogador, que será considerado o vencedor.

Na sua vez você pode realizar as seguintes ações:

  • INVESTIGAR

Para investigar você escolhe um dos ícones da sua folha de pistas e pergunta quais jogadores possuem esse ícone em suas cartas. Os demais jogadores apenas levantam a mão indicado se possuem esses ícones.

Jogo de tabuleiro Sherlock 13

  • INTERROGAR

Quando você interroga você pergunta especificamente para UM JOGADOR a quantidade de um ícone que ele possui, sendo esse jogador obrigado a revelar essa informação.

  • ACUSAR

Diga em voz alta o nome do personagem que você imagina ser o culpado. Olhe secretamente então a carta no centro da mesa (só você olha). Se estiver correto você revela essa carta e parabéns, você é o vencedor.

Caso seu palpite esteja errado você coloca a carta novamente no centro da mesa e você está fora da partida. Você continua respondendo as perguntas dos demais jogadores mas não pode mais dar palpites sobre o suspeito (pois você já sabe quem é).

Jogo de tabuleiro Sherlock 13

A partida prossegue com os jogadores INVESTIGANDO, INTERROGANDO e ACUSANDO até que um jogador descubra o culpado ou reste apenas um jogador após os demais errarem seus palpites.

Acessibilidade

O jogo não depende da identificação de cores ou manipulação de peças, sendo necessário apenas manter suas cartas em segredo, fazer perguntas e anotações.

Desse modo é um jogo bem acessível para todos os públicos.

Dá para jogar com crianças?

Depende, pois é um jogo que embora simples na sua forma de jogar demanda aquelas habilidades de dedução e juntar as peças que a criançada ainda não tem.

Se for jogar com eles precisa ser com os mais velhos (à partir de 8, 9 anos) e jogando algumas vezes para eles entenderem as idéias envolvidas.

O que achamos do Sherlock 13?

Lembra quando você jogava DETETIVE na sua infância? Aquela parte mais chata de rolar o dados e andar no tabuleiro para chegar até a sala acabou, pois em Sherlock 13 você tem um jogo de dedução rápido, que pode ser jogado em qualquer lugar.

Basta apenas a folha para anotar as pistas, suas cartas e a carta do suspeito em algum lugar e a partida pode começar.

Jogo de tabuleiro Sherlock 13

Como é um jogo relativamente rápido prepare-se para jogar 3 ou 4 partidas na sequência.

Pontos Positivos:

  • Fácil e rápido de explicar e jogar
  • Pode ser jogado em qualquer lugar, basta apenas ter uma folha para cada um e as cartas
  • É um jogo de dedução muito direto, onde saber perguntar, ouvir  e entender as informações é fundamental

Pontos de atenção:

  • Não é um jogo estratégico ou onde você vai planejar jogadas, é perguntar, entender e deduzir,  e talvez isso não seja do seu estilo.
  • Os jogadores precisam no começo de cada partida anotar suas informações corretamente nas suas folhas, se alguém se distrair e anotar errado pode estragar aquela rodada pois vai passar informações incorretas, então não é um jogo que dá para jogar muito distraído, pois pode atrapalhar a partida.

Sherlock 13 é mais um daqueles jogos simples, fácil e muito direto que agrada quem gosta de jogos de dedução com partidas rápidas onde prestar atenção em todos os detalhes é fundamental para se dar bem!

Mas isso tudo é elementar né meu caro Watson…

Não perca nossas resenhas e artigos, siga nosso Instagram  

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s